Do (pro)fundo do nosso mar: gestão e conservação da biodiversidade na fronteira do planeta

CONVERSAS COM CIÊNCIA

Conversas Com Ciência

Parque
16 MAI 2021

Horário: 11:00 - 12:30

Lotação: 20

Inscrições obrigatórias e limitadas à lotação existente para Marta Tavares m.tavares@serralves.pt

2105 Do (pro)fundo do nosso mar: gestão e conservação da biodiversidade na fronteira do planeta 16 Mai

Imagem: NOAA



O mar profundo (>200 m) constitui o mais vasto e mais inexplorado bioma do nosso planeta. Nele encontramos uma biodiversidade ímpar com organismos que evoluíram ao longo de milhões de anos e se adaptaram a condições ambientais extremas. Nesta conversa viajaremos ao (pro)fundo do nosso mar para conhecer alguns dos seus habitantes e ecossistemas. Descobriremos os muitos bens e serviços que nos proporciona, como exemplo, provimento de alimento, compostos de interesse farmacêutico, e regulação climática. Será abordada a vulnerabilidade das suas espécies e habitats face a pressões humanas crescentes, bem como dar a conhecer o projeto DEEPbaseline como um exemplo de co-criação de conhecimento sobre o mar profundo português, um projeto que envolve cientistas, comunidades piscatórias locais, associações e decisores políticos com o objetivo de assegurar a gestão sustentável e conservação de alguns destes ecossistemas marinhos vulneráveis.”


Investigadora: Joana Xavier


2105 Do (pro)fundo do nosso mar: gestão e conservação da biodiversidade na fronteira do planeta 16 Mai

Parceiro Científico

Relacionado

Joana Xavier
Joana Xavier
Joana Xavier
Joana Xavier

Investigadora Assistente e líder da Equipa de Biodiversidade e Conservação do Mar Profundo do CIIMAR, Universidade do Porto (Portugal), e Professora Associada convidada em Biologia do Mar Profundo no Departamento de Ciências Biológicas e Centro de KG Jebsen para Deep-Sea Research da Universidade de Bergen (Noruega). A sua investigação concentra-se na compreensão da diversidade à escala global, biogeografia e padrões de conectividade de esponjas do fundo do mar e os habitats que elas formam usando uma combinação de disciplinas (taxonomia, sistemática, ecologia e genómica). Outras áreas de interesse incluem a aplicabilidade biotecnológica e biomédica de esponjas (por exemplo, metabolitos celulares e biomateriais extracelulares) e as comunidades microbianas associadas a estas. Colabora com uma vasta rede de cientistas europeus e norte-americanos, e treinou e orientou mais de 15 alunos (desde a licenciatura ao doutorado) nas áreas de taxonomia de esponjas, sistemática, filogenética e genómica populacional. Coordena o projeto DEEPbaseline, premiado com o Ocean Conservation Fund e é a destora científica e co-líder do WP3 do projeto H2020 SponGES, financiado pela Comissão Europeia.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile