#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
A CASA DE SERRALVES VISTA POR… ANA VIEIRA
22 FEV 2014
Iniciado em maio de 2013, este programa regular de visitas guiadas à Casa de Serralves, orientadas por arquitetos, artistas e pensadores promove diferentes perspetivas sobre a história e a arquitetura de um dos exemplos mais paradigmáticos e melhor preservados do estilo art déco em Portugal, recentemente classificado como Monumento Nacional.

Acesso: mediante aquisição de bilhete Museu e Parque
Lotação: 25 pessoas
Ponto de encontro: Casa de Serralves
Ana Vieira nasceu em Coimbra, em 1940. Passou a sua infância e adolescência nos Açores, na ilha de S. Miguel. Terminou o Curso de Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1964. Desde o início do seu percurso artístico que Ana Vieira investirá na superação da tela pintada, construindo objetos que estão na fronteira entre a pintura e a escultura.  São traços distintivos da sua obra, a fuga à manualidade, à marca pessoal, o interesse pela domesticidade e pela sua aparente banalidade, a obsessão pelo ato de ver e pelas relações (e confusões) entre interior e exterior. Esta dialética entre espaços interno e externo – que se traduz frequentemente na utilização de biombos, cortinas, portas semicerradas, tramas e tecidos translúcidos – ligar-se-á na obra de Ana Vieira à coincidência entre presença e ausência: são vários os exemplos de obras em que espelhos nos dão a ver perspetivas de objetos de outra forma inacessíveis ou em que portas trancadas ou semicerradas, associadas mais uma vez a superfícies espelhadas ou a material sonoro, nos levam a imaginar o que exatamente se passará do outro lado.
Em 1999 a Casa de Serralves recebeu uma retrospetiva da sua obra. Ana Vieira concebeu então, em diálogo com a experiência da Casa de Serralves, uma obra que na altura não foi possível de concretizar. Essa obra configurou a exposição Casa Desabitada, instalação apresentada em 2004, num apartamento desabitado da Rua Ivens, em Lisboa e, posteriormente, numa antiga moradia portuense. Esta visita irá reviver estas memórias. Abordaremos também o modo como a Casa de Serralves tem constituído fonte de inspiração para a criação artística contemporânea.
A obra de Ana Vieira está representada na coleção do Museu de Serralves.


  • LocalCASA DE SERRALVES
  • Horário16h00 - 18h00
  • Dias22 FEV 2014

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves