Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
ALBERTO CARNEIRO: ARTE VIDA / VIDA ARTE - REVELAÇÕES DE ENERGIAS E MOVIMENTOS DA MATÉRIA
de 19 ABR 2013 a 24 JUN 2013

"Eu e a arte não sabemos ao certo quem somos
 mas temos a certeza de sermos um do outro 
e isto é tudo de que precisamos para a vida."
Alberto Carneiro
______________________________________________________________

17 abril 2017
Até sempre, Alberto Carneiro!

Alberto Carneiro (1937-2017)
Este nome maior da arte portuguesa foi um dos artistas que, nas décadas de 1960–70, abriram novos caminhos para a prática artística em Portugal. Pioneiro da arte conceptual no nosso país, desenvolveu uma obra singular em que arte e natureza se entrelaçam, toda a sua produção artística se confundindo com a sua própria vida, as suas reminiscências do meio em que nasceu e cresceu e onde se descobriu artista e criador.
Alberto Carneiro estará para sempre em Serralves. 

Relembre aqui a entrevista do jornal Pùblico que Anabela Mota Ribeiro fez a Alberto Carneiro em 2013, quando decorreu esta grande exposição do artista em Serralves.

______________________________________________________________

Alberto Carneiro (São Mamede do Coronado, 1937) é um dos artistas que, nas décadas de 1960–70, abriram novos caminhos para a prática artística em Portugal. Tem vindo a desenvolver uma singular relação entre a arte e a natureza. Toda a produção artística de Alberto Carneiro se confunde com a sua própria vida e com as reminiscências do meio onde nasceu e cresceu e se descobriu como artista e criador. 

Para Alberto Carneiro, a presente exposição é um manifesto, cuja ideia central é a demonstração de que a arte é o artista e também o espectador. Concebida como uma unidade especificamente criada para os espaços de Serralves, a mostra é composta, na sua maioria, por obras inéditas criadas a partir de raízes e troncos de laranjeiras, oliveiras, bambus e vides, sempre acompanhadas de vidros ou espelhos com textos que, para além de realçarem a importância da palavra na obra de Alberto Carneiro, envolvem o espectador através do seu reflexo: o "teu ser imaginante”. As obras são assumidas como "momentos”, reiterando o facto do percurso do espectador ocorrer não só no espaço como também no tempo.

Produção: Fundação de Serralves

Mecenas Exclusivo do Museu
Mecenas Exclusivo de uma Grande Exposição
  • LocalMuseu
  • Publico AlvoGeral
  • Dias 19 ABR 2013 - 24 JUN 2013

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves