Facebook Linkedin Twitter
#
ÁLVARO LAPA: A LITERATURA
10 FEV 2018

Numa viagem entre Viseu e Lisboa, Jorge Silva Melo reconstitui para o actor Pedro Gil a sua relação com Álvaro Lapa, as entrevistas que realizou com o artista, os anos passados a ver crescer uma das obras mais singulares da arte portuguesa. Uma demorada viagem iniciática em que se revê toda a obra pictórica e literária e que termina com a declaração de Álvaro Lapa: "Disponível, disponível é a juventude. Mesmo que seja incapaz, incompetente, estouvada, destrutiva. Mas é disponível.”

A exibição do filme será seguida de uma conversa com o realizador Jorge Silva Melo e o curador da exposição, Miguel von Hafe Pérez.

Compre o seu bilhete aqui
Mecenas da Exposição
#
  • LocalAuditório de Serralves
  • Horário17h30 - 19h30
  • Dias10 FEV 2018
Os Artistas Unidos existem desde 1995,  quando criaram "António, um Rapaz de Lisboa” de Jorge Silva Melo. Foi com espetáculos de elenco numeroso, peças sobre o aqui e agora ou outras do passado explicitamente políticas, que fizeram os primeiros tempos. O Seminário "Sem Deus nem Chefe”, realizado na Antiga Fábrica Mundet do Seixal, em que foram criadas cinco pequenas produções, cada uma coordenada por um actor que nela participava, serviu de ensaio para os dois anos e meio de trabalho n’A Capital / Teatro Paulo Claro, encerrada pela CML em 29 de Agosto de 2002. A partir desse período intenso, a aposta foi na dramaturgia contemporânea: Sarah Kane, Gregory Motton, Jon Fosse, David Harrower, Mark O’Rowe, Xavier Durringer, Spiro Scimone; Jorge Silva Melo, José Maria Vieira Mendes, Rui Guilherme Lopes e Francisco Luís Parreira entre os portugueses. Escolheram-se clássicos: Melville, Kleist, Kafka, Beckett, Pinter. Foram trinta estreias, vários acolhimentos e co-produções, seminários, leituras. Com o fecho d’A Capital, andaram por várias salas de Lisboa até se sediarem, a partir de 2012, no Teatro da Politécnica.  Realizaram vários filmes sobre artistas nomeadamente António Palolo, Joaquim Bravo, Alvaro Lapa, Angelo de Sousa, Bartolomeu Cid dos Santos, Nikias Skapinakis, António Sena, José de Guimaraes. Organizarm  também  exposições de  artistas como Sofia Areal, Álvaro Lapa, Pedro Proença, Xana, Pedro Chorão, Miguel Ribeiro, Michael Biberstein, Ana Isabel Miranda Rodrigues, Sérgio Pombo, Barbara Lessing, Ana Vieira, Ângelo de Sousa, Manuel San Payo, Ivo, Nikias Skapinakis, Jorge Martins.

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves