Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
ÁLVARO LAPA: NO TEMPO TODO
de 08 FEV 2018 a 20 MAI 2018
A exposição "Álvaro Lapa: No tempo todo” é a mais abrangente retrospetiva da obra deste artista (Évora, 1939 — Porto, 2006) alguma vez realizada. Artista autodidata e escritor, a sua formação académica concretiza-se por via da filosofia: é na qualidade de professor de Estética na Faculdade de Belas Artes do Porto que a partir de 1976 e durante mais de duas décadas vai deixar uma marca indelével em gerações consecutivas de artistas. 

A exposição em Serralves junta obras de importantes museus e de coleções institucionais e privadas, incluindo coleções pertencentes a artistas, arquitetos e escritores que definiram, também eles, a paisagem artística e intelectual em Portugal na segunda metade do século XX. Pela primeira vez estarão reunidas mais de 290 obras de vários períodos da carreira de Álvaro Lapa, abrangendo pintura, desenho e os raros objetos que criou, numa exposição que evidencia o extraordinário contributo do artista para a arte contemporânea. 

Álvaro Lapa é uma das figuras mais enigmáticas da arte portuguesa do século XX, com um corpo de trabalho tão relevante e visualmente atrativo quanto elusivo. Ao longo de quatro décadas, Lapa desenvolveu uma exploração sustentada do território da pintura enquanto texto e da imagem enquanto pensamento.

A obra do artista estrutura-se em grande medida em torno dos géneros da paisagem e do retrato, e frequentemente nos espaços entre eles. O léxico visual de Lapa consiste em séries narrativas que incluem a palavra escrita, fragmentos de linguagem e trechos de conversas, bem como elementos pictóricos e autorretratos abstratizantes. Os seus "Campésticos” — um neologismo inventado pelo artista que combina as palavras ‘campo’ e ‘doméstico’ — aliam o espaço doméstico à horizontalidade da paisagem. O trabalho de Lapa é também marcado por uma intensa e prolongada relação com a literatura, refletida na sua série de pinturas intitulada "Cadernos”, dedicada a figuras literárias como Homero e Rimbaud. 

A exposição é organizada pela Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea e comissariada pelo curador convidado Miguel von Hafe Pérez.
Mecenas da Exposição
#
Apoio - Inauguração
#
  • LocalMuseu de Serralves
  • Dias 08 FEV 2018 - 20 MAI 2018
Álvaro Lapa: No tempo todo / All of Time
Ensaios de Miguel von Hafe Pérez, Estrella de Diego, Óscar Faria, João Ribas e Sousa Dias.
Testemunhos de artistas, curadores, historiadores da arte, críticos de arte, colecionadores, escritores e outras personalidades de diferentes gerações, convidadas a escrever textos curtos sobre a sua visão do trabalho de Álvaro Lapa e/ou sobre uma das suas obras em particular.

328 pp.
c. 350 ilustrações
ISBN: 978-972-739-358-9
PVP 39€ (POR), 49€ (ENG)



Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves