#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
Apresentação do livro “O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal”
17 OUT 2014
Apresentação do livro coordenado por José Neves a partir do ciclo de cinema homónimo.
Pedro Costa (a confirmar), André Tavares e José Neves (coordenador do Núcleo) apresentam o livro.
Informação: Por motivos profissionais o Cineasta Pedro Costa não irá estar presente.

Sinopse
Qual tem sido, em Portugal, o lugar dos ricos e dos pobres no Cinema? Qual vai sendo o lugar dos ricos e dos pobres na Arquitetura? Como é que o Cinema pensa e olha essa Arquitetura? Pode a Arquitetura pensar e construir-se também a partir desse Cinema? Foram estas questões que levaram à realização de um ciclo de doze filmes na Cinemateca Portuguesa, organizado pelo Núcleo de Cinema da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, entre outubro de 2007 e março de 2008. À projeção dos filmes seguiu-se uma conversa, na maior parte dos casos entre o respetivo realizador e um arquiteto convidado. Este livro transcreve essas conversas. 


Imagem: Fotograma do filme Agosto, de Jorge Silva Melo

Título: O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal
Coordenação: José Neves
Autores: Paulo Rocha; Eduardo Souto de Moura; Manuela de Freitas; José Neves; Pedro Costa; Manuel Graça Dias; João Bénard da Costa; Fernando Lopes; Alexandre Alves Costa; Seixas Santos; Nuno Teotónio Pereira; João Mário Grilo; Nuno Portas; Luis Miguel Cintra; Beatriz Batarda; Ricardo Aibéo; João Luís Carrilho da Graça; Vítor Gonçalves; António Belém Lima; Duarte Cabral de Mello; João Botelho; Raul Hestnes Ferreira; Jorge Silva Melo; Pedro Maurício Borges; Margarida Gil; João Pedro Bénard da Costa; Joaquim Pinto; Manoel de Oliveira.
Coleção: Fora de Série, n.º 03
Dimensões: 15,0 x 22,5 cm, 408 páginas
Data edição: Outubro 2014
ISBN: 978-989-8217-28-8

José Neves (Lisboa, 1963), arquitecto, iniciou a actividade profissional como colaborador dos arquitectos Duarte Cabral de Mello e Maria Manuel Godinho de Almeida e participou em diversos trabalhos com o arquitecto Vítor Figueiredo. Abriu atelier próprio em 1991 e recebeu, entre outros, o Prémio Secil de Arquitectura em 2012. É professor de arquitectura em várias universidades de Lisboa desde 1988.

André Tavares (Porto, 1976), arquitecto, é coordenador editorial da Dafne Editora. Autor dos livros Arquitectura Antituberculose (Faup-publicações, 2005), Os fantasmas de Serralves (Dafne, 2007), Novela Bufa do Ufanismo em Concreto (Dafne, 2009), e Duas obras de Januário Godinho (Dafne, 2012). Actualmente é director do Jornal Arquitectos e, com Diogo Seixas Lopes, comissário da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016.

Pedro Costa (Lisboa, 1959), abandonou os estudos de História para frequentar as aulas do poeta e cineasta António Reis na Escola Superior de Cinema. A sua primeira longa-metragem O Sangue estreou no Festival de Veneza em 1990. O seu filme mais recente, Cavalo Dinheiro recebeu o Leopardo para a Melhor Realização no Festival de Locarno de 2014. Leccionou nas Universidades de Bloomington e Berkeley, e na Cal Arts Los Angeles, nos Estados Unidos. É professor convidado da Film Factory de Sarajevo e da Universidade de Zokei, em Toquio.

Dafne é uma editora de vão de escada, como alguém disse dos arquitectos do Porto. Tem ensaiado a publicação de livros de arquitectura sob a forma de escrita reflexiva, em objectos de produção cuidada onde a imagem e o texto se entrelaçam de modo a explorar outros limites e espaços do conhecimento disciplinar. 

  • LocalLivraria de Serralves
  • Horário22h00 - 23h00
  • Dias17 OUT 2014

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “O LUGAR DOS RICOS E DOS POBRES NO CINEMA E NA ARQUITECTURA EM PORTUGAL”


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves