Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
AS CAIXAS MÖNCHENGLADBACH - LIVROS E EDIÇÕES DE ARTISTA DA COLEÇÃO DE SERRALVES
de 08 DEZ 2017 a 10 FEV 2018
Consequência de conceções renovadas da arte, as décadas de 1960 e 1970 assistiram a uma radical transformação do papel do museu, nomeadamente através de formas inéditas de conceber e apresentar exposições e de pensar as publicações que as acompanhavam: o catálogo de exposição transformou-se frequentemente num veículo para a produção de múltiplos artísticos originais — obras de arte por direito próprio —, deixando de cumprir o papel de mera documentação para passar a ser uma extensão das exposições, ou um seu suplemento (quando a publicação não é sobre o trabalho, é o trabalho). A edição de múltiplos e de livros de artista revelou-se por isso uma ferramenta fundamental para a então muito desejada democratização da obra de arte, permitindo a qualquer pessoa ter acesso a uma obra sem ter de investir quantias significativas. Esta exposição apresenta um precursor, ambicioso e bem-sucedido exemplo deste fenómeno: as Caixas Mönchengladbach. 

Mönchengladbach é uma pequena cidade alemã localizada junto à fronteira com os Países Baixos. Tornou-se muito conhecida no contexto da arte contemporânea a partir do momento em que o diretor de um dos seus museus, o Städtisches Museum Mönchengladbach, aí desenvolveu um influente programa de exposições determinantes para a compreensão da arte das décadas de 1960 e 1970, acompanhadas dos "catálogos” que talvez melhor simbolizem a forma como os artistas revolucionaram naqueles anos o formato, o papel e o alcance daquelas publicações.

Entre 1967 e 1978, foram produzidas trinta e três "catálogos”. Atualmente, as caixas ocupam um lugar de destaque nas coleções de obras de arte de diversos museus internacionais, entre as quais a Coleção de Livros e Edições de Artista da Fundação de Serralves.

Produção: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto

Foto Filipe Braga, © Fundação de Serralves, Porto.

Actividades Relacionadas
  • LocalBiblioteca Municipal Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis
  • Dias 08 DEZ 2017 - 10 FEV 2018

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves