Facebook Linkedin Twitter
#
"AUTOINTITULADO" JOÃO DOS SANTOS MARTINS & CYRIAQUE VILLEMAUX - FESTIVAL DIAS DA DANÇA
11 MAI 2017
Festival DDD — Dias da Dança parte da ideia da ligação que se pode construir entre as cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, propondo uma programação que promove a deambulação entre diferentes espaços de apresentação, num percurso sem interrupções e nem sobreposições. Uma das particularidades do Festival DDD prende-se com a multiplicidade geracional e a conjugação da mais recente criação com nomes consagrados da dança contemporânea.
Neste intento, o Auditório de Serralves programou a peça "Auto intitulado” dos jovens e promissores coreógrafos e bailarinos João dos Santos Martins e Cyriaque Villemaux.

"Autointitulado" foi feito para esquecer uma série de improvisações dançadas num estúdio previsto para esse efeito. As danças então filmadas, e depois apagadas, comportavam resíduos daquilo que identificámos como influências e imagens marcantes. Cada modelo, conhecido ou anónimo, cujo peso nos ancilosa os membros, levou-nos a uma composição de danças feita a partir da nossa memória. O intervalo de tempo que separa os modelos que reproduzimos supõe uma forma de narrativa cujos efeitos procurámos não exagerar. Não se trata pois de uma enésima história da dança posta em cena mas de uma prática de estúdio trazida para fora do aquário para ser asfixiada de uma vez por todas. No mínimo.
João dos Santos Martins e Cyriaque Villemaux


Imagem: © José Carlos Duarte
Actividades Relacionadas
WORKSHOP "PRÁTICAS DE IMITAÇÃO E RECONHECIMENTO": 12 MAI (SEX), 17H-20H

Partindo de uma série de "exercícios" onde se materializa uma ideia de cópia por aproximação, procuraremos analisar semelhanças e diferenças entre ações e, por sua vez, traduzi-las noutros suportes de performance.

Destinatários: todos os públicos
Inscrições: através do email dddextra@festivalddd.com

Local: Galeria Contemporânea do Museu
Acesso: gratuito, mediante apresentação de bilhete para o espetáculo "Autointitulado"
  • LocalAuditório de Serralves
  • Horário21h30 - 23h00
  • Dias11 MAI 2017
  • Preço€ 7,50
João dos Santos Martins nasceu em Santarém em 1989. É licenciado em Dança pela ESD - Lisboa (2010) e mestre em Estudos Coreográficos pela Paul Valèry III/ex.e.r.ce - programa dirigido por Mathilde Monnier em Montpellier (2013). Frequentou igualmente a Codarts, a P.A.R.T.S. e o MA-CuP em Giessen, dirigido por Bojana Kunst.
Colabora como intérprete com Eszter Salamon e Xavier Le Roy e trabalhou anteriormente com Cão Solteiro, Ana Borralho & João Galante e Rui Horta, entre outros. Do seu trabalho contam a adaptação do solo Conquest (2010) de Deborah Hay, a reconstrução de Continuous Project Altered Daily (1970 - 2011) de Yvonne Rainer, em colaboração com os alunos ex.e.r.ce, Xavier le Roy e Christophe Wavelet, e a produção coreográfica de Tropa Fandanga (2014) do Teatro Praga. Criou Le Sacre du Printemps (2013), co-dirigido com Min Kyoung Lee, Masterpiece (2013), Projecto Continuado (2015) - Prémio Autores SPA 2016 - e Autointitulado (2015) com Cyriaque Villemaux. A convite de Susana Pomba para o programa Oldschool criou "Oldschool#40 ou Talvez ele pudesse pensar primeiro e dançar depois, ou Como fazer coisas sem dança ou Dança da Crise, 2015" Mais recentemente, foi convidado a dirigir Vera Mantero, João Fiadeiro, Clara Andermatt e Paulo Ribeiro no evento Reencontro (2016) onde, juntamente com Ana Bigotte Vieira, elaborou o projecto de historização colectiva da dança em Portugal "Para uma timeline a haver”. A convite do Walk&Talk Azores criou #dancewithsombody (2016) para e com o Núcleo de Artes Performativas 37,25. 
João dos Santos Martins recebeu a bolsa de mérito da ESD-IPL 2008/09, foi bolseiro do programa danceWeb 2010, do Centro Nacional de Cultura (2010), do programa ENPARTS (2010/11) e da Fundação Calouste Gulbenkian (2011-13). É atualmente "artista residente” da Circular Associação Cultural e prepara um novo projeto com Rita Natálio, Antropocenas, que terá a sua estreia em 2017. O seu trabalho foi apresentado em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Áustria, Roménia, República da Coreia e Nova Zelândia.
Cyriaque Villemaux (1988, Offenburg) estudou dança contemporânea no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris. Em 2012, graduou-se na P.A.R.T.S em Bruxelas.
As suas colaborações FR/PT e G#$*&!/Disagreement/How to dance things with doing integraram eventos como o Festival d'Automne de Paris (2012) e Tanz im August (2012). Cyriaque Villemaux trabalhou com Noé Soulier (Little perceptions), Xavier Le Roy (Rétrospective) no Centre Pompidou e com Pierre Leguillon (La grande évasion, 2015) no Centre Nacional de la Danse. Em 2013, colaborou com Julie Kowalczyk no projeto Carte, a children´s book no Musée de la Danse, CCN de Rennes. 
Uma versão mais antiga desta biografia mencionava o seu interesse em tradução. Esse mesmo interesse encontrou uma forma de se materializar por ocasião do lançamento do livro Rétrospective par Xavier Le Roy, no qual traduziu para francês as entrevistas entre Xavier Le Roy e Bojana Cvejic (2013). Cyriaque Villemaux foi artista residente do Akademie Schloss Solitude entre 2014 e 2015, onde produziu The Stuttgart Pieces e Covers em colaboração com Néstor Garcia Díaz e Boglarka Borcsok. Estreou em 2016 a peça "Châteauroux and other crime scenes”.
Um projeto de e por: Cyriaque Villemaux e João dos Santos Martins
Desenho de luz: Rui Monteiro 
Operação de luz: Pedro Correia
Co-produção: Circular Festival de Artes Performativas, Alkantara Festival
Produção executiva e difusão: Circular Associação Cultural
Residências artísticas: Alkantara, O Espaço do Tempo, danceWeb no contexto do projecto Life Long Burning subsidiado pelo programa Cultural da União Europeia, A22, Graner, Circular Festival de Artes Performativas
Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Sá da Bandeira – Santarém
Agradecimentos: Fórum Dança, O Rumo do Fumo, Nome Próprio, O Espaço do Tempo, Aristide Bianchi, André e. Teodósio, Diana dos Santos Martins, Manuel João Martins, Polina Akhmetzyanova

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves