Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
BUSCA-PÓLOS SALÃO OLIMPICO
de 21 OUT 2006 a 07 JAN 2007
A exposição Busca-Pólos é um projecto de Carla Filipe, Eduardo Matos, Isabel Ribeiro, Renato Ferrão e Rui Ribeiro,  co-produzida pelo Centro Cultural Vila flor e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, para o Palácio Vila Flor em Guimarães e o Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra. Pensado para dois espaços distintos, este projecto  pretende dar a conhecer uma parte significativa das  diferentes  abordagens   artísticas  levadas a cabo por esta geração de artistas, das artes plásticas à vídeo arte , à  performance e à banda desenhada, num evento que não se esgota  nas inaugurações (ver programa). Serão apresentados novos  trabalhos destes artistas, que  constroem uma paisagem artística diversa no seu todo, mas bastante representativa  das pesquisas e preocupações artísticas que cada um deles tem vindo a desenvolver nos  últimos  anos.
Para além destas duas exposições, será editado um livro. Este terá um papel documental, constituindo não só um  reflexo deste projecto, mas dando conta de toda a actividade do Salão Olímpico no seu espaço e tempo, com imagens, textos,  documentos e  reflexões sobre a sua actuação.

O Salão Olímpico foi um projecto gerido por  Carla Filipe, Eduardo Matos, Isabel Ribeiro, Renato Ferrão e Rui Ribeiro, entre 2003 e 2005, e que existiu no salão de bilhares do Café Olímpico na cidade do Porto. Durante esse período, tornou-se num lugar de encontro para a discussão e exposição de projectos artísticos nas mais diversas áreas – (instalação, pintura, desenho, performance, vídeo-arte, musica , cinema bem como diversos textos que constituíram a publicação da revista Olímpico nº 0) .

Excerto do texto de apresentação do Salão Olímpico:
“Quando surgiu a viabilidade para realizar exposições de Artes Plásticas num recanto, não tão exíguo quanto isso, de um Salão de bilhares na cave do Café Olímpico, não se afigurava nada de original no que diz respeito a este tipo de acção. Procurar nisso um momento de originalidade seria desinteressante, para além de puro (auto) entretenimento.
O Olímpico define-se como um lugar de confluência de idéias e propostas de soluções, estéticas e plásticas, onde se esperam colaborações.
Propomos uma via paralela para realizar um conjunto de intervenções que não se colocam num plano de afirmação de curadoria nem qualquer outra veículação discursiva exterior à acção dos artistas. Pretende-se contudo reflectir essas intervenções na sua singularidade e pela inscrição da obra num quotidiano que existe em contaminação.”
  • LocalPavilhão Centro de Portugal, Coimbra
  • Publico AlvoGeral
  • Dias 21 OUT 2006 - 07 JAN 2007

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves