Facebook Linkedin Twitter
#
CASUAL CONFERENCES - 1º CICLO DE CONFERÊNCIAS
de 19 MAR 2011 a 09 JUL 2011

Tendo-se assumido, até ao presente, como um espaço para a promoção da arte dos jardins e da educação ambiental, o Parque de Serralves encara agora a sua Missão numa nova vertente, como um espaço de encontro entre a comunidade e os investigadores, tanto das áreas da arte de jardins como das ciências físicas e da vida.

Neste sentido foi recentemente assinado um Protocolo entre a Fundação de Serralves e o CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genético - Unidade de I&D em Ciências Biológicas, acolhida pela Universidade do Porto, estreitando relações de colaboração na área da Biodiversidade, nomeadamente em Genética, Ecologia e Arquitectura Paisagista.

A disseminação e difusão do conhecimento são atingidas através da dinamização de um conjunto de vários momentos de estudo e reflexão, dos quais deriva uma programação de actividades: conferências, palestras, oficinas e cursos.

As Casual Conferences marcam o início deste programa de actividades, promovendo a divulgação do conhecimento científico sobre Biodiversidade através do contacto informal entre investigadores de renome internacional, quer de nacionalidade portuguesa quer estrangeira, e o público.

Comissariado: CIBIO


1ª CONFERÊNCIA, 19 MAR 2011 (Sáb), 15h30, "A PALANCA NEGRA GIGANTE: A LUTA CONTRA A EXTINÇÃO". Oradores: Pedro Vaz Pinto e Kalunga Lima.



2ª CONFERÊNCIA
4 JUN 2011 (Sáb), 15H30
A EVOLUÇÃO DOS TENTILHÕES DE DARWIN
Oradores: Peter Raymond Grant e Barbara Rosemary Grant

Peter Raymond Grant e Barbara Rosemary Grant são um casal de biólogos evolutivos britânicos, Professores Eméritos na Universidade de Princeton, que se distinguiram pelo seu trabalho notável sobre o estudo dos tentilhões de Darwin, e pela demonstração da evolução das espécies através do processo de selecção natural, descrito por Charles Darwin.

Na sua Conferência "A evolução dos tentilhões de Darwin”, Peter e Rosemary Grant descrevem-nos alguns dos resultados desta fascinante investigação que tem vindo a ser realizada nos últimos 40 anos nas ilhas Galápagos, nomeadamente sobre como estas espécies podem rapidamente variar através de mecanismos de selecção natural, por exemplo em características como o tamanho do corpo ou do bico, em resposta a alterações do meio ambiente.

O trabalho inovador dos Grant e da(s) sua(s) equipa(s) ao longo dos anos, descrito no livro "O Bico do Tentilhão”, de Jonathan Weiner (Prémio Pulitzer), teve uma influência significativa na área da biologia evolutiva, tendo ambos recebido várias distinções como a Medalha Darwin-Wallace, em 2008, conferida pela Linnean Society em cada 50 anos, o Prémio Balzan para Biologia das Populações, em 2005, ou o Prémio Kyoto em Ciências Básicas, em 2009. Como referido na entrega deste prémio "A investigação empírica dos Grant constitui uma das maiores contribuições, desde Darwin, no sentido de tornar a biologia evolutiva numa ciência em que a demonstração é possível”.

Actividades Relacionadas
COMPRA ONLINE

Adquira já o seu bilhete aqui ou na recepção do Museu de Serralves.

PREÇÁRIO E INFORMAÇÕES

Bilhete normal: 5 euros
Bilhete estudante e maiores de 65: 2,50 euros
Amigos de Serralves em todas as categorias: entrada gratuita

Bilhetes disponíveis no Balcão de Informações do Museu de Serralves e em Compra Online.

Para mais informações contacte: h.couto@serralves.pt

  • LocalAuditório
  • Publico AlvoGeral
  • Horário15h30 - 17h00
  • Dias 19 MAR 2011 - 09 JUL 2011

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves