Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
CASUAL CONFERENCES - 1º CICLO DE CONFERÊNCIAS
19 MAR 2011

19 MAR, 04 JUN e 09 JUL 2011

Tendo-se assumido, até ao presente, como um espaço para a promoção da arte dos jardins e da educação ambiental, o Parque de Serralves encara agora a sua Missão numa nova vertente, como um espaço de encontro entre a comunidade e os investigadores, tanto das áreas da arte de jardins como das ciências físicas e da vida.

Neste sentido foi recentemente assinado um Protocolo entre a Fundação de Serralves e o CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genético - Unidade de I&D em Ciências Biológicas, acolhida pela Universidade do Porto, estreitando relações de colaboração na área da Biodiversidade, nomeadamente em Genética, Ecologia e Arquitectura Paisagista.

A disseminação e difusão do conhecimento são atingidas através da dinamização de um conjunto de vários momentos de estudo e reflexão, dos quais deriva uma programação de actividades: conferências, palestras, oficinas e cursos.

As Casual Conferences marcam o início deste programa de actividades, promovendo a divulgação do conhecimento científico sobre Biodiversidade através do contacto informal entre investigadores de renome internacional, quer de nacionalidade portuguesa quer estrangeira, e o público.

Comissariado: CIBIO


1ª CONFERÊNCIA
19 MAR 2011 (Sáb), 15h30
A PALANCA NEGRA GIGANTE: A LUTA CONTRA A EXTINÇÃO
Oradores: Pedro Vaz Pinto e Kalunga Lima

O biólogo Pedro Vaz Pinto apresenta uma perspectiva histórica e início das acções de conservação da Palanca Negra Gigante, raríssimo antílope, símbolo nacional angolano, enquadrando a exibição, em estreia europeia, da longa-metragem "O Resgate da Palanca Negra Gigante”.

Realizada por Kalunga Lima, também presente nesta sessão, esta longa-metragem retrata os esforços do Projecto de Conservação da Palanca Negra Gigante para salvar esta espécie. Endémica a dois parques nacionais no centro de Angola, a Palanca Negra Gigante era tida como extinta após 27 anos de guerra civil. O filme culmina numa arriscada operação para capturar as restantes fêmeas de raça pura e encontrar um macho no imenso e inacessível Parque Integral do Luando, num último esforço para salvar esta magnífica espécie.

Actividades Relacionadas
PEDRO VAZ PINTO
Pedro Vaz Pinto (Angola e Portugal) - Investigador da Universidade Católica de Angola. Coordenador do projecto de conservação da Palanca Negra desde 2003. Em 2005, e com a instalação de câmaras ocultas, proporcionou as primeiras fotografias de palanca negra, que se pensava extinta há mais de 20 anos. Este projecto foi galardoado em 2006 com o Withley Award atribuído pelo Withley Fund for Nature (WFN), tendo sido amplamente divulgado na comun
KALUNGA LIMA
Kalunga Lima (Angola) - Coordenador da LS FILMES, é um cineasta Angolano que cresceu no Canada, e que produz filmes em Angola há mais de 10 anos. É o realizador do documentário sobre a Palanca Negra.
PREÇÁRIO E INFORMAÇÕES

Bilhete normal: 5 euros
Bilhete estudante e maiores de 65: 2,50 euros
Amigos de Serralves em todas as categorias: entrada gratuita

Bilhetes disponíveis no Balcão de Informações do Museu de Serralves e em Compra Online.

Para mais informações contacte: j.almeida@serralves.pt

LONGA METRAGEM "O RESGATE DA PALANCA NEGRA GIGANTE"

Ficha Técnica

Género: Documentário - Longa metragem

Formato: Alta Definição (1080/25p)

Duração: 70´

Sinopse: O Resgate da Palanca Negra Gigante retrata os esforços do Projecto de Conservação da Palanca Negra Gigante para salvar o raríssimo antílope, símbolo nacional angolano. Espécie endémica a dois parques nacionais no centro de Angola, a Palanca Negra Gigante era tida como extinta após 27 anos de guerra civil. Com a ajuda de câmaras ocultas, o biólogo Pedro Vaz Pinto localiza uma manada de Palancas sobreviventes no Parque de Cangandala, no entanto não há machos, a extinção é iminente. O filme culmina numa arriscada operação para capturar as restantes fêmeas de raça pura e encontrar um macho no imenso e inacessível Parque Integral do Luando, num último esforço para salvar esta magnífica espécie.

Produtor/Realizador: Kalunga Lima
Produtora: LS Filmes
Patrocinadores: Banco Espírito Santo Angola & UNITEL
Director de Fotografia: Fanie van der Merwe
Montadores: Helena Alves & Laura van der Merwe
Guionistas: Kalunga Lima & Pierre van Heerden
Música: Stephan van der Merwe
MontagemSonora: Tiago Matos
Efeitos 3D: Henk van der Merwe
Designer Gráfico: Rogério Taveira

COMPRA ONLINE
Clique aqui para adquirir o seu bilhete para a 1ª sessão das Casual Conferences.
  • LocalAUDITÓRIO
  • Publico AlvoAdultos
  • Horário15h30 - 00h00
  • Dias19 MAR 2011

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves