Facebook Linkedin Twitter
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
CASUAL CONFERENCES - 2º CICLO DE CONFERÊNCIAS
06 OUT 2012

Assumindo-se como um espaço para a promoção da arte dos jardins, educação ambiental e de encontro entre a comunidade e investigadores, o Parque de Serralves, em colaboração com o CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos - Unidade de I&D em Ciências Biológicas, acolhida pela Universidade do Porto, retoma o Ciclo de Conferências "Casual Conferences”, promovendo mais uma vez a divulgação do conhecimento científico sobre Biodiversidade através do contacto informal entre o público e investigadores de renome internacional, quer de nacionalidade portuguesa quer estrangeira.

Comissariado: CIBIO
Acesso: Entrada gratuita, mediante levantamento do bilhete na Receção do Museu:
- para garantir o seu lugar, reserve o seu bilhete com inscrição prévia para Ana Oliveira através do email a.oliveira@serralves.pt - até às 19h de 6ªf, 5 Outubro;
- no próprio dia, pode levantar o seu bilhete mediante a lotação disponível.


06 OUT 2012 (Sáb), 15h30
PORQUE É QUE A EVOLUÇÃO É VERDADE (MAS POUCOS ACREDITAM NELA)?
Orador: Jerry Coyne

Entre as maravilhas que a ciência tem revelado acerca do universo, nenhum assunto desperta maior fascínio e debate do que a evolução. Porém, raramente se menciona aquilo que importa: as provas, os dados empíricos que demonstram o processo de evolução por selecção natural. E essas provas são extensas, variadas e grandiosas, provindo de um espectro alargado de investigação científica, desde a genética, a anatomia e a biologia molecular, até à paleontologia e à geologia.


 
Nesta palestra, Jerry Coyne, um dos mais conceituados biólogos evolucionistas a nível mundial, apresentará um resumo sucinto e acessível dos factos que corroboram o processo evolutivo – incluindo as provas que reuniu no seu já famoso livro A Evidência da Evolução, cujo lançamento em português terá lugar nesta sessão, e provas adicionais que surgiram desde então. Ao demonstrar a existência da «marca indelével» dos processos inicialmente apresentados por Darwin, Jerry Coyne mostrará que a evolução é mais do que uma teoria: é um facto de que ninguém pode duvidar. Apesar disso a ideia de evolução continua a ser rejeitada por muita gente em todo o mundo. Jerry Coyne discutirá as razões desta resistência e sugerirá algumas estratégias que tornarão mais consensual a teoria da evolução.

Clique na imagem para mais informação sobre o livro (download capa e contracapa - pdf)


Actividades Relacionadas
Jerry A. Coyne
Jerry A. Coyne é Professor no Departamento de Ecologia e Evolução da Universidade de Chicago. Completou o seu doutoramento em biologia evolutiva na Universidade de Harvard em 1978, trabalhando no laboratório de Richard Lewontin. Hoje é um dos investigadores mais conceituados nesta área. 

O objectivo da sua investigação é o de compreender a origem das espécies – isto é, o processo evolutivo que produz grupos distintos na natureza. Para isto, utiliza uma grande variedade de análises genéticas para localizar e identificar os genes responsáveis pelas barreiras reprodutoras entre espécies diferentes da mosca da fruta Drosophila. Através da descrição dos padrões na localização e acção destes genes, Coyne espera destrinçar os processos evolutivos que estão na base das mudanças genéticas e determinar se diferentes pares de espécies apresentam padrões semelhantes, o que implicaria terem seguido caminhos semelhantes na formação de espécies. 

Coyne publicou mais de 110 artigos científicos e 80 outros artigos, críticas de livros e comentários, bem como o livro académico mais importante nesta área (Speciation, em co-autoria com H. Allen Orr). Tem um papel muito activo na divulgação da ciência para o público, incluindo o muito aclamado livro sobre evolução (Why Evolution is True) e artigos regulares em títulos da imprensa como o The New Republic e o The Times Literary Supplement.

#
  • LocalAuditório de Serralves
  • Publico AlvoGeral
  • Horário15h30 - 17h30
  • Dias06 OUT 2012

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves