Facebook Linkedin Twitter
#
COLEÇÕES E COLECIONISMO: DOMÍNIOS DA LUZ - DUAS COLEÇÕES VISIONÁRIAS
10 MAR 2016
A norte-americana Peggy Guggenheim, herdeira de uma conhecida família de magnatas, e os aristocratas franceses John e Dominique de Menil foram figuras fundamentais na história do colecionismo do século XX. Movidos pelas suas respetivas paixões, reuniram coleções de arte de renome mundial que são hoje instituições públicas em Veneza e Houston, respetivamente. A arte surrealista constitui a pedra angular de ambas as coleções. Contudo, apesar das semelhanças que as unem, as duas coleções são em última análise radicalmente diferentes. Nesta conferência analisar-se-á o modo como cada uma delas foi concebida e como a intuição de cada colecionador lhe permitiu adquirir algumas das obras mais significativas da história da arte.

Com: Susan Davidson, Curadora Sénior, Solomon R. Guggenheim Museum
Lotação: 250 pessoas
Acesso: 3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto) 
Nota: A conferência será falada em inglês, com tradução simultânea.

Este evento está inserido na programação do ciclo Novas Perspetivas.


Imagem: Rene Magritte, Empire of Light (O Império das Luzes), 1953-54. Fundação The Solomon R. Guggenheim, Coleção Peggy Guggenheim, Veneza 1976. 76.2553.102
  • LocalAuditório de Serralves
  • Horário18h30 - 19h30
  • Dias10 MAR 2016
  • Preço€ 3,00
Curadora Sénior de Coleções e Exposições, Susan Davidson faz parte da equipa curatorial sénior do Guggenheim Museum em Nova Iorque desde 2002. Antes de entrar para o Guggenheim, foi curadora de coleções da Menil Collection, em Houston, durante 18 anos. As áreas de investigação de Susan Davidson, especialista na arte de Robert Rauschenberg, incluem o surrealismo, o expressionismo abstrato e a arte pop. Além de preparar exposições para a rede de museus Guggenheim Davidson é responsável pela supervisão dos empréstimos ao exterior e pelas políticas de gestão da coleção. As suas exposições e os seus catálogos mais recentes incluem: "Robert Motherwell: Early Collages” [Robert Motherwell: Primeiras colagens]; "John Chamberlain: Choices” [John Chamberlain: Escolhas]; "Robert Rauschenberg: Gluts” [Robert Rauschenberg: Excessos]; "Art in America: 300 Years of Innovation” [Arte na América: 300 anos de inovação]; "No Limits, Just Edges: Jackson Pollock Paintings on Paper” [Sem limites, apenas margens: Pinturas sobre papel de Jackson Pollock]; "Peggy and Kiesler: The Collector and the Visionary (The Story of Art of This Century)” [Peggy e Kiesler: A colecionadora e o visionário (A história da arte deste século); e "American Pop Icons” [Ícones pop americanos]. Fez estudos pós-graduados em história de arte no Courtauld Institute of Art, Londres, e na George Washington University, Washington, D.C.

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves