#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
COLOR SOUND FRAMES: Paul Sharits + Guillaume Cailleau & Werner Dafeldecker + Billy Roisz [AT]
22 NOV 2015
16h00: "Color Sound Frames" (1974) de Paul Sharits (Auditório)
17h00: Guillaume Cailleau & Werner Dafeldecker "Resonator II" (Auditório)
18h30: Billy Roiz (Auditório)

No terceiro e último dia a programação terá início com "Color Sound Frames” (1974), o filme de Paul Sharits que, precisamente, empresta o seu título a este programa de Serralves. Sharits foi um dos artistas pioneiros do cinema experimental e, influenciado pela teoria estruturalista, um dos primeiros artistas a explorar de forma radical o cruzamento entre as técnicas de pintura e as do cinema. "Color Sound Frames” é um filme sobre o dispositivo do cinema e resulta de experiencias com sobreposições de sentidos, direções e velocidades da película e da projeção. Daí resultam a criação de sobreposições, fusões, criação de padrões visuais e sonoros. É também, e fundamentalmente, um filme sobre as sensações e efeitos de ilusão que estas operações metódicas provocam no espectador. 

"Resonator II”, o segundo trabalho da dupla Cailleau/Dafeldecker a ser apresentado, baseia-se na transferência ou tradução de intervenções materiais e espaciais tais como padrões acústicos e a manipulação de restos de película e vestígios químicos para suportes digitais num processo de virtualização do que antes era tangível. Quando apresentadas ao vivo, as composições visuais e sonoras surgem em ressonância enquanto entidades eletrónicas, com reminiscências das suas genealogias analógicas.

O programa encerra com chave de ouro: a estreia em Portugal de Billy Roisz em performance a solo, ela que é uma das mais conceituadas figuras da cena artística experimental europeia. Desde finais dos anos 1990, Roisz tem desenvolvido um trabalho notável na tradução da música experimental em imagens, recorrendo a táticas inspiradas pela arte minimalista e concetual. Roisz questiona a interação entre som e imagem, entre as perceções visual e auditiva, recorrendo ao intercâmbio ou unidade do sinal eletromagnético gerado pelas máquinas que criam a imagem ou o som.
Roisz apresenta as seu trabalho quer em performances ao vivo quer em projeções ou instalações multimédia. Já colaborou com vários artistas, entre os quais músicos como Martin Brandlmayr, eRikm ou Ilpo Väisänen (dos Pansonic) e apresentou o seu trabalho em alguns dos centros de arte, museus e festivais mais importantes a nível mundial.

  • LocalAuditório de Serralves
  • Horário16h00 - 19h30
  • Dias22 NOV 2015
  • Preço€ 5,00

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves