Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
CONFERÊNCIA-DEMONSTRAÇÃO "I was here" de João Fiadeiro
28 NOV 2015
João Fiadeiro apresenta a conferência-performance  I was here que revisita a peça I am here criada em 2003 e que, por sua vez, visita o universo da artista plástica Helena Almeida.  Este "hábito” de re-visitar, re-habitar, viver a mesma coisa, mas de um outro prisma, de uma outra perspectiva, acompanha desde sempre o modus operandi de João Fiadeiro. O dispositivo da "conferencia-demonstração”, lugar híbrido entre a apresentação e a representação, entre a performance e o documento, amplifica ainda mais esse modo de operar, possibilitando a experiência simultânea do estar "presente-ausente” tão caro ao pensamento de Fiadeiro.
No concreto, I was here expõe – através da apresentação de filmes, fotos, textos, maquetes, pequenas demonstrações, etc. – o modo como se deu o encontro com o trabalho da Helena Almeida; o encontro com a própria Helena Almeida; a forma como se desenrolou, nas diferentes escalas, o deslocamento entre o afeto original, a formulação do enunciado e a manifestação da obra; e a forma como se processou a relação com os diversos colaboradores, sobretudo com o artista visual e arquiteto Walter Lauterer, autor da cenografia-escultura que recebe o corpo de João Fiadeiro em I am here.

João Fiadeiro (1965) é coreógrafo, performer, professor e  investigador.
Pertence à geração de coreógrafos que emergiu no final da década de oitenta em Portugal e que deu origem à Nova Dança Portuguesa. Foi bailarino na Companhia de Dança de Lisboa (86-88) e no Ballet Gulbenkian (89-90). É director artístico do ATELIER | RE.AL (fundado em 1990) que, para além da criação e difusão dos seus próprios espetáculos – apresentados regularmente por toda Europa, América do Norte e do Sul – desenvolve uma programação de residências artísticas e apresentações de projectos transdisciplinares. Toda a sua actividade gravita em torno da prática, da investigação e da aplicação do método de Composição em Tempo Real (CTR), um sistema composição e improvisação desenvolvido e sistematizado por João Fiadeiro desde 1995, sendo actualmente estudado, desenvolvido e utilizado por diversos artistas e investigadores.




  • LocalAuditório de Serralves
  • Horário18h00 - 19h00
  • Dias28 NOV 2015
  • Preço€ 5,00

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves