Facebook Linkedin Twitter
#
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS 2017
18 ABR 2017
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.
Em 2017, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tem como tema "Património Cultural e Turismo Sustentável": numa época de marcada globalização económico-cultural, de profundas transformações sociais e do aumento exponencial do número de turistas, a salvaguarda, estudo, interpretação e apresentação do património e da diversidade cultural dos territórios e dos países, constituem um fator chave para o Turismo, na medida em que valorizam as diferenças culturais e reforçam o conhecimento e o respeito entre os povos.
Acesso: entrada gratuita na Fundação todo o dia, incluindo a exposição de Joan Miró.


18h30 - VISITA ORIENTADA À EXPOSIÇÃO "ÁLVARO SIZA VIEIRA: VISÕES DA ALHAMBRA
Em 2011, o arquiteto Álvaro Siza Vieira venceu um concurso para a criação de um novo acesso e centro de visitantes para o complexo de Alhambra. A visita orientada pela exposição apresentará aos visitantes o conjunto de desenhos e esboços, maquetas e também depoimentos em vídeo. Anteriormente apresentada no Aedes Architecture Forum, Berlin (2014), no Vitra Design Museum, Weil am Rhein, Alemanha (2014), no Patronato de la Alhambra y Generalife, Granada (2015), no Nasjonalmuseet- Arkitektur, (2015) e no Aga Khan Museum, Toronto (2016), a exposição apresenta os desenhos e as maquetas que o arquiteto produziu enquanto concebia aqueles equipamentos, permitindo um acesso privilegiado ao processo criativo do arquiteto.
Orientação: António Choupina, comissário da exposição
Lotação: 30 pessoas
Acesso: gratuito, mediante levantamento de bilhete no dia, a partir das 17h30

19h00 - DEBATE "PATRIMÓNIO ARQUITETÓNICO E INTERVENÇÃO CONTEMPORÂNEA”
Celebrando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em continuidade com os temas abordados pela exposição "Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra”, a Fundação de Serralves apresenta uma conversa sobre património arquitetónico e intervenção contemporânea. Para esse efeito, estarão representadas várias instituições ligadas à promoção e conservação de edifícios e locais protegidos, debatendo os contextos históricos, pedagógicos e sociopolíticos com que lidam na sua atividade: da classificação da obra do arquiteto Álvaro Siza à (re)construção e gentrificação de territórios consolidados. A turistificação dos jardins da Alhambra, dos canais de Veneza ou das ruas do Porto, revela a arquitetura como grande mediadora das dialéticas urbanas e dinâmicas culturais que consideramos como Património da Humanidade.

ORADORES:
- José Aguiar (ICOMOS – PORTUGAL)
- Ana Paula Amendoeira (ICOMOS – PORTUGAL)
- Roberto Cremascoli (CO-COMISSÁRIO DA REPRESENTAÇÃO PORTUGUESA NA BIENAL DE VENEZA 2016)
- Nuno Grande (CO-COMISSÁRIO DA REPRESENTAÇÃO PORTUGUESA NA BIENAL DE VENEZA 2016)
- Ann Pitt  (WENWORTH INSTITUTE OF TECHNOLOGY, BOSTON) 
- Nuno Sampaio (DIRETOR-EXECUTIVO DO CENTRO PORTUGUÊS DE ARQUITECTURA)
- Ana Tostões (DOCOMOMO INTERNATIONAL)

MODERADOR: António Choupina comissário da exposição ÁLVARO SIZA: VISÕES DE ALHAMBRA

Nota: O debate será falado em português e inglês, com tradução simultânea.
Local: Auditório de Serralves
Lotação: 250 pessoas
Acesso: gratuito, mediante levantamento de bilhete no dia, a partir das 17h30

  • Horário18h30 - 20h30
  • Dias18 ABR 2017

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves