Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
DOCUMENTÁRIO “TERRA CRUA, ARQUITETURA DE NATUREZA“ & CONVERSA "CONSTRUÇÃO COM TERRA”
15 ABR 2016
Nos últimos 70 anos, as casas, as igrejas, os castelos deixaram de ser erguidos em terra e o saber ancestral dos velhos mestres deixou de ser necessário. O trabalho artesanal em taipa e em adobe, tão comum, por exemplo, no Alentejo, foi substituído pela grande indústria da construção civil e por materiais menos nobres e mais baratos. O cimento e o betão invadiram as pequenas vilas, os arredores das aldeias, as casas dos montes. 
Agora, neste início do século XXI, tenta-se inverter esta situação dramática. Vários arquitetos, mestres, autarquias e empresas juntam-se para salvar este tipo de construção, para recuperarem as práticas ancestrais e para dignificarem, de novo, os materiais que a Terra nos dá. 
No momento em que o conceito de Sustentabilidade é rótulo para qualificar uma série de novas formas de intervenção e produtos, a construção em terra apresenta-se como uma solução coerente e inequívoca para a aplicação consciente e holística da Sustentabilidade.
O Documentário "Terra Crua” será o ponto de partida para uma Conversa em volta da importância e do renascer da arquitetura de terra, uma realidade a que nenhum atelier de arquitetura fica indiferente e que permite realizar projetos com assinatura de prestígio. 

Com: Ana Antunes (Associação Centro da Terra)

Acesso: 1€ (sujeito à lotação do espaço)
#
Fornecedor Oficial
Parceiro
#
  • LocalBiblioteca (Museu)
  • Horário21h30 - 23h30
  • Dias15 ABR 2016
  • Preço€ 1,00
Em pleno século XXI, há quem volte a erguer edifícios feitos de terra crua, como em tempos imemoriais já os nossos antepassados faziam para se abrigarem dos elementos e das feras.
Terra pura, sem fogo, sem artifícios para lá do engenho dos seus mestres.
Este renascimento de uma das mais antigas tecnologias de construção oferece-nos, hoje, estruturas de grande resistência sísmica, confortável isolamento térmico e pegada ecológica mínima – a terra é abundante, grátis, dispensa fábricas e evita a poluição.
"Terra Crua” é um documentário que nos leva a visitar um fascinante mundo que, por pouco, não se perdeu. Narrando a história de bairros e monumentos edificados com este material; recuperando tradições milenares, dando-nos imagens deslumbrante de técnicas, soluções arquitetónicas, vestígios de um passado mais próximo da Natureza.
Descubra os protagonistas desta revolução pela via da tradição: arqueólogos, engenheiros, arquitetos, artesãos…Todos são aqui convocados para explicar, ilustrar, contar uma outra forma de construir e habitar.
Um documentário produzido em 2011 pela Até ao Fim do Mundo para a Associação de Defesa do Património de Mértola. Com autoria e realização de Paulo Caetano.

Licenciada em Arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto, frequenta o doutoramento em Arquitetura na Universidade de Coimbra. É Assessora Sistema de Certificação Ambiental LiderA. Atual Presidente da Associação Centro da Terra.
Fundadora do gabinete, A³ - Ateliê Academia de Arquitetura, onde concilia as vertentes da formação, arquitetura e maquetismo. Desenvolve projetos no âmbito da Eco-Arquitectura e Sustentabilidade, incorporando a construção em Terra (BTC, Taipa, Adobe), o aproveitamento e reaproveitamento das águas, etc. - com a implementação de estratégias Solar Passivas e Bioclimáticas. Desempenha as competências de arquiteta como autora e coordenadora de projeto, acompanhamento e direção de obra e ainda consultoria e formação para a construção em terra e sustentabilidade. Orienta formação de operários para a construção em terra. Com trabalho em Portugal e Índia. 


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves