Facebook Linkedin Twitter
#
ENCONTRO EXCLUSIVO PARA AMIGOS DE SERRALVES - "JOAN MIRÓ: MATERIALIDADE E METAMORFOSE"
13 DEZ 2016
Encontro exclusivo para Amigos de Serralves na exposição 'Joan Miró: Materialidade e Metamorfose".

As obras de Joan Miró, propriedade do Estado Português, são mostradas ao público pela primeira vez na Casa de Serralves. Esta exposição, designada ‘Joan Miró: Materialidade e Metamorfose’, é comissariada por Robert Lubar Messeri, destacado especialista mundial na obra de Miró, e tem projeto expositivo de Álvaro Siza Vieira. 
A mostra abarca um período de seis décadas da carreira de Joan Miró, de 1924 a 1981. Debruçando-se de forma particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão começou a desenvolver em meados dos anos 1920, aborda as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria.
O pensamento visual de Miró, o modo como trabalha com sensações que variam entre o táctil e o ótico e os processos de elaboração das suas obras são observados em detalhe. 
A exposição incluirá cerca de 80 obras de Joan Miró (do conjunto das 85 obras da Coleção) na sua maioria desconhecidas do público, incluindo seis das suas pinturas sobre masonite de 1936 e também seis sobreteixims de 1973. Por ocasião da exposição, organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, será publicado um catálogo profusamente ilustrado com um ensaio da autoria do comissário.
Suzanne Cotter, Diretora do Museu de Serralves, considera que este é um momento único. "Estamos muito felizes por podermos permitir ao público um maior conhecimento da obra de Joan Miró, através daquela que será uma apresentação cativante e única desta coleção singular”, afirmou.

  • LocalCasa de Serralves
  • Horário19h30 - 20h30
  • Dias13 DEZ 2016
Integra o Serviço Educativo do Museu de Serralves em 2009, com o qual tem colaborado desde então, na conceção e orientação dos Programas para públicos diversificados no âmbito da mediação em arte contemporânea.
Atua na relação com arte e os seus públicos nos mais diversos contextos, tendo colaborado com o Teatro Viriato, Câmara Municipal de Viseu, Companhia Comédias do Minho, Bienal de Cerveira, Bienal da Maia (2015) e Fundação Lapa do Lobo entre outras. 
Docente no ensino Superior, lecionou na licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia no Instituto Politécnico de Viseu entre 2010 e 2015.
Licenciada em artes plásticas pela FBAUP, pós-graduada em Gestão Cultural (ULHT, Lisboa), e em Estudos Curatoriais (FBAUL/Gulbenkian), prepara neste momento a defesa pública da dissertação de doutoramento realizada através do Programa Doutoral em Educação Artística da FBAUP, com o título "The Imaginary Life of a Necessary Museum - Reflections on Art Mediation Practices in Contemporary Art", com orientação de Nora Sternfeld. 
É ainda curadora independente e participa regularmente em conferências nacionais e internacionais com comunicações e é membro do nEA - núcleo de Educação Artística do i2ads - instituto de investigação arte, design e sociedade.

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves