#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
Encontro na exposição com Joaquim Moreno, Arquiteto
26 MAR 2015
Encontro na exposição "Oskar Hansen: Forma Aberta" com Joaquim Moreno, Arquiteto, docente na Graduate School of Architecture, Planning and Preservation da Columbia University, no Departamento de Arquitetura da Universidade do Minho e no Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma.

A forma em aberto em arquitetura -  a arte do maior número, foi a contribuição de Oskar e Zofia Hansen para a continuidade transformada da arquitetura moderna, no último Congresso Internacional da Arquitetura Moderna, que aconteceu em 1959 no Museo Kröller Müller, em Otterlo. A forma aberta criticava a súbita rigidez de um moderno que era novo sem mudança, que nascia novo mas já obsoleto. A indeterminação, a abertura da forma, a disponibilidade para mudar de formas particulares e individualizadas, eram as bases da qualidade; não a qualidade dos objetos tipo da modernidade heroica, mas a qualidade dos objetos e das formas em aberto que permitiam que o maior número fosse feito de singularidades. 
Este outro projeto moderno entendia a sua vida como uma transformação planeada: com diferentes ciclos metabólicos, com formas de conjunto que resistiam à substituição dos elementos individuais, com agrupamentos capazes de levar a seiva da vida a todas as extremidades sem nunca repetirem as formas e as configurações; este outro moderno tinha projeto e tinha plano. Mas a distância histórica permite-nos agora pensar que esta abertura da forma deslocou a rigidez do seu momento inicial para a rigidez das imagens de futuro e das narrativas de transformação. O futuro muda demasiado depressa, os planos atualizam-se, mas a arquitetura tornada plano cristaliza os futuros passados. Esta exposição é uma excelente oportunidade para uma conversa em aberto sobre esta transformação da modernidade, a transformação da relação do novo com o seu presente e com o seu devir.

Lotação: 30 pessoas
Acesso: mediante aquisição de bilhete Museu e Parque (emitido no dia)

Mecenas Exclusivo do Museu
  • LocalGALERIAS DO MUSEU
  • Horário18h30 - 20h00
  • Dias26 MAR 2015

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves