Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
ENCONTRO NA EXPOSIÇÃO OTOLITH GROUP
21 NOV 2014
Encontro na exposição Otolith Group com o Professor Francisco Nunes Correia, Universidade Técnica de Lisboa. 

A exposição "Novaya Zemlya” [Nova Terra], mostra um conjunto de três filmes centrados na estética e na política da água, revelando de um modo poético assuntos relacionados com a hidrolítica e com a gestão - cultural, económica e imaginária - dos recursos naturais. A água surge nestes filmes, de forma transversal, como agente de transformações sociais e suporte de fluxos económicos e culturais. Porque esta questão não importa só ao contexto artístico mas está presente no espaço de discussão pública e nas preocupações que existem ao nível da gestão dos recursos naturais e da geopolítica que lhe está associada, lançámos um desafio a Francisco Nunes Correia, Professor Catedrático da Universidade Técnica de Lisboa, Presidente da Parceria Portuguesa para a Água, para, a partir de uma visita guiada às obras de The Otolith Group, conversar connosco sobre questões do imaginário e da geopolítica da água e da gestão dos recursos hídricos do planeta.

Lotação: 30 pessoas
Acesso: mediante aquisição de bilhete Museu e Parque (emitido no dia). 


  • LocalGalerias do Museu
  • Horário19h30 - 20h30
  • Dias21 NOV 2014
Francisco Nunes Correia obteve o grau de Doutor (Ph.D.) em Engenharia Civil nos Estados Unidos da América, na Colorado State University. Agregado pela Universidade Técnica de Lisboa e Investigador Coordenador do LNEC. Foi-lhe atribuído o Prémio Manuel Rocha pelo LNEC e o Prémio de Investigação pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos.
Entre 1986 e 1989 desempenhou as funções de Director-Geral dos Recursos Naturais do Ministério do Planeamento e Administração do Território. Foi designado Coordenador da elaboração do primeiro Plano Nacional da Politica de Ambiente, entre 1993 e 1995, e Coordenador Nacional do Programa Polis, entre 1999 e 2003. Em 2004 e 2005 exerceu o cargo de Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Coordenador europeu de vários projectos comunitários de investigação nomeadamente o Eurowater e o Water 21. Consultor do Banco Mundial em projectos na área dos recursos hídricos (PROSAN e Proágua Semi-árido) e consultor do Governo de Macau na área do planeamento e gestão ambiental.
Exerceu o cargo de Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional entre Março de 2005 e Outubro de 2009. Em Junho de 2010 foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelo desempenho dessas funções. Em Outubro de 2009 reassumiu as funções, que exerce desde 1998, de Professor Catedrático na Área Científica de Ambiente e Recursos Hídricos do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, sendo Presidente deste Departamento e do Centro de Investigação "Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability” (CEris). Fundador da Parceria Portuguesa para a Água (PPA) e Presidente desta organização desde Junho de 2011. Nomeado pelo Comissário Europeu para o Ambiente membro do "High Level Steering Group” da Parceria Europeia para a Inovação no Domínio da Água.
Entre 2011 e 2013 colaborou no projecto de cooperação "Diálogos Sectoriais União Europeia – Brasil” financiado pela Comissão Europeia, destacando-se os contributos para o Programa "Água para Todos” do Ministério da Integração Nacional do Brasil. Desde 2012 tem vindo a colaborar com a OCDE na "Water Governance Initiative” e nos "OECD Policy Dialogues on Water Governance”, primeiro como "reviewer” na avaliação das políticas da água na Holanda (2013) e depois como "expert” no Brasil (2014).
Ao longo da vida académica e profissional acumulou vasta experiência como investigador, professor e consultor nas áreas do ambiente, dos recursos hídricos e do desenvolvimento regional. Autor ou co-autor de 10 livros e mais de 130 artigos, capítulos de livros e relatórios técnicos nessas áreas.


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves