Facebook Linkedin Twitter
#
Exposição "Porto Urban Lab"
de 06 NOV 2014 a 18 NOV 2014
Esta exposição pública apresenta os protótipos desenvolvidos, testados e validados dos projetos criativos do Porto Urban Lab, projeto promovido pela Fundação de Serralves em parceria com a Porto Lazer e com a ADDICT.
O Porto Urban Lab é um projeto piloto de inovação urbana, que visa capacitar pessoas criativas para gerarem soluções, projetos e negócios criativos e inovadores, que contribuam para transformar e potenciar a cidade do Porto e os seus ativos (pessoas, comunidades, espaços, equipamentos, ...), gerando vitalidade económica e dinâmica cultural. 

Local: Edifício AXA, Av. Aliados

Horário da exposição:
2ªs das 11h às 16h
3ªs, 4ªs e 5ªas  das 11h às 20h
6ªas e sábados das 11h à 23h
domingos  das 11h às 19h

Projeto "Serralves Ecossistema Criativo" co-financiado por:
#
  • LocalEdifício AXA, Av. Aliados
  • Dias 06 NOV 2014 - 18 NOV 2014
PROBLEMA(S) A RESOLVER
Conseguir promover e realizar atividades culturais e criativas, ao nível da comunidade local (Bairro, Freguesia, Organização, ...), com base no financiamento direto por parte dos cidadãos.

DESCRIÇÃO DO PROJETO
Reinventado um sistema de "mealheiros públicos”, localizado num café da zona histórica do Porto (Sé), criou-se o Mealheiro Criativo.
Pretende-se envolver as comunidades locais portuenses, em benefício de causas culturais, dando oportunidade à apresentação e discussão de propostas, bem como ao seu respectivo financiamento.
Utilizando uma vending machine, com o propósito de estar ao alcance de todos, apresentam-se na mesma projectos de carácter cultural e criativo propostos por pessoas e posteriormente selecionados pela comunidade local, tornando possível que qualquer indivíduo contribua, seja de forma pecuniária, ou através de bens e serviços, para a concretização dos mesmos. 
O Mealheiro Criativo ficará localizado em espaços da cidade relacionadas com os projectos apresentados, e tem como objetivos principais promover a cidadania participativa, assim como a solidariedade cultural, tendo na sua base a autossustentabilidade.

PROBLEMA(S) A RESOLVER
Assumir a Cidade assente numa identidade fortemente criativa, promovendo:
- A Reabilitação urbana;
- O Incentivo ao empreendedorismo;
- A Criação de postos de trabalho, co-working e workshops;
- A Integração da população no reforço da identidade do Porto;
- A Acessibilidade à cultura;

DESCRIÇÃO DO PROJETO
O conceito começa por usar a reabilitação de edifícios devolutos para partilha de cultura, arte, gastronomia, experiências e tradições, por parte da população da cidade, de forma a integrá-la no reforço da identidade da marca Porto. 
Dar voz aos portuenses através da expressão pessoal é intrínseco num projeto como o Porto Sentido. Explorar a liberdade através da arte. A cidade terá um estilo distinto, com tours alternativos ilustrados.
Assim reabilitam-se edifícios, onde cada espaço, estará associado a um sentido (visão, audição, olfato, tato e paladar), com base na integração da população e sua na partilha de experiências. O conceito de comunidade aplicado no verdadeiro Sentido da palavra, a sensação de pertença.

PROBLEMA(S) A RESOLVER
Arranjar uma opção fora dos canais "on-line”, para divulgar de forma simples e apelativa os eventos culturais da cidade do Porto, tendo em vista todos aqueles que não têm possibilidade de consultar essa informação nas formas mais habituais.

DESCRIÇÃO DO PROJETO
BAMOS! é um projeto que nasce da vontade de espalhar a informação cultural pela cidade!
Propõe uma nova solução para este desafio: envolver a população nessa partilha através de uma nova utilização de equipamentos obsoletos, tais como quiosques, cabines telefónicas e um autocarro.
Repintados e com uma nova roupagem com a nova cor da estação, "a ardósia”, voltamos assim à nostalgia do quadro preto em que todos podemos interagir, escrevendo e acrescentando novidades e dessa forma, partilhar todos os eventos culturais existentes e a decorrer na cidade, até mesmo aqueles de natureza mais espontânea!
Por fim pretendemos ainda partilhar este serviço com um parceiro digital e, dessa forma, converter o virtual e imaterial em verdadeira matéria viral e aí sim, estaremos a contaminar culturalmente todos.
PROBLEMA(S) A RESOLVER
Ausência de produção doméstica de plantas para uso culinário em ambiente urbano.

DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projecto SemeArt consiste no convite aos moradores de um bairro ou quem demonstrar esse interesse, que resida no Porto, a plantarem uma semente que recebem pelo correio. Após o crescimento da planta o participante é convidado a apresentá-la num evento público (em local a definir) onde esta integrará uma instalação artística. O Projecto será monitorizado através das redes sociais. 

PROBLEMA(S) A RESOLVER
O projeto centra-se na amplificação de uma festa e tradição da cidade do Porto, propondo inovar e melhorar a identidade da cidade. Mais do que resolver um problema, trata-se de concretizar uma renovação na comemoração do S. João.

DESCRIÇÃO DO PROJETO
O ponto de partida para este projecto foi tornar possível voar num autentico balão de S.João, tomando uma nova abordagem a esta tradição. Assim, depois de vermos o céu cheio de balões, podemos ver o Porto da perspetiva dos mesmos, proporcionando um ponto de vista único e dando uma nova dimensão à identidade e tradição histórica da cidade.
Iremos proporcionar uma viagem de balão de ar quente com degustação de vinho do porto, para um desfecho inesquecível desta grande festa da cidade. Uma nova perspectiva do Porto, a bordo de um balão de S. João gigante e na companhia do historiador Celso Cleto.

PROBLEMA(S) A RESOLVER
Contribuir para a renovação da zona da Boavista, enquanto espaço para dinâmicas sociais, culturais e turísticas, promovendo-a, com o apoio dos potenciais parceiros, como um outro centro da cidade do Porto

DESCRIÇÃO DO PROJETO
Criação de uma associação em rede de parceiros multidisciplinar, individuais ou coletivos, de âmbito cultural, social, comercial e turístico com vista à promoção e divulgação desta zona da cidade, através do estabelecimento de protocolos com benefícios para residentes (promoção da vivência do quarteirão no seu dia-a-dia) e turistas (promovendo a procura e vivência da sua estadia no Porto também nesta área), materializado num cartão de residente; num passaporte turístico.

PROBLEMA(S) A RESOLVER
- Perda da memória identitária da cidade
- Segregação e isolamento das comunidades locais
- Escassez de conteúdos genuínos da cidade 

DESCRIÇÃO DO PROJETO
Banco de Histórias resulta da vontade de dar vida aos bancos da cidade e voz à comunidade local. Pretende-se realizar um levantamento das histórias, tradições, lendas e outros elementos junto da população da cidade. A esta memória acresce a orientação e contributo de entidades e consultores de áreas diversas.
Banco de Histórias disponibiliza estes conteúdos a locais, visitantes e utentes dos espaços envolventes através de:
- App com vídeos das histórias contadas pelos locais
- Sinalética específica colocadajunto dos bancos
- Calendário de eventos com temáticas variadas

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves