Facebook Linkedin Twitter
#

HA expresso

Crítica de Celso Martins
"A exposição mostra os momentos mais representativos deste programa ao mesmo tempo que oferece alguns conteúdos inesperados (...)"

Exposição Helena Almeida - spot promocional

CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
HELENA ALMEIDA: A MINHA OBRA É O MEU CORPO, O MEU CORPO É A MINHA OBRA
de 17 OUT 2015 a 10 JAN 2016
Esta exposição dedicada à obra da conceituada artista portuguesa Helena Almeida (Lisboa, 1934), examina o seu trabalho de pintura, fotografia, vídeo e desenho ao longo de quase cinco décadas. A exposição salientará a importância do corpo – que regista, ocupa e define o espaço – e o seu encontro performativo com o mundo nas obras realizadas pela artista de meados dos anos 1960 até à atualidade. Além das pinturas "habitadas” e das series fotográficas pelas quais é mais conhecida, serão mostradas na exposição obras raramente exibidas ao longo da sua carreira artística. Por meio da sua pintura abstrata inicial, Helena Almeida introduz as preocupações centrais que definem a sua prática artística numa diversidade de disciplinas, nomeadamente o interesse em ultrapassar os limites do espaço pictórico e narrativo que sempre desempenhou um papel fundamental na obra da artista. Como Helena Almeida afirma: "A minha pintura é o meu corpo, a minha obra é o meu corpo”. 

Por ocasião da exposição será publicado um catálogo (com edições em português, inglês e francês. O processo de trabalho da artista e o lugar da sua obra no contexto da arte portuguesa e das práticas artísticas feministas e performativas dos anos 1970 e das décadas subsequentes serão explorados nos ensaios inéditos de Peggy Phelan (Professora de Teatro e Performance e Inglês da Universidade Stanford), Connie Buttler (Curadora Chefe do Hammer Museum da Universidade de Los Angeles) e de Bernardo Pinto de Almeida (historiador e crítico de arte, Professor Catedrático na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) e numa entrevista com a artista conduzida pelos curadores da exposição, João Ribas e Marta Moreira de Almeida.

"Helena Almeida” é comissariada por João Ribas, Diretor Adjunto e Curador Sénior, e Marta Moreira de Almeida, curadora do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. 

A exposição viajará até ao Jeu de Paume em Paris (primavera de 2016) e o Wiels, Centre d’art contemporain, em Bruxelas (outono de 2016). 


Imagem: Helena Almeida, Saída negra [Black Exit], 1995 (pormenor). 5 Fotografias p/b. 71 x 48 cm (cada). Col. Norlinda e José Lima, em depósito no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory. Fotografia: Aníbal Lemos, cortesia Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory.


Actividades Relacionadas
VISITAS E OFICINAS

25 OUT (DOM), 10h00-13h00 
Oficina de famílias AQUI O MEU CORPO É PINTURA E DESENHO
Por Cristina Camargo, educadora do Serviço Educativo

25 OUT (DOM), 12h00 
Visita guiada à exposição 
Por Sónia Borges, educadora do Serviço Educativo

01 NOV (DOM), 10h00-13h00 
Oficina de famílias "Pintura imaginária"
Por Rita Faustino, educadora do Serviço Educativo

05 NOV 2015, 19h30-20h30
Visita Guiada exclusiva para Amigos de Serralves
Por João Ribas e Marta Moreira de Almeida, curadores da exposição

15 NOV (DOM), 10h00-13h00 
Oficina de famílias "Desenhos por um fio"
Por Raquel Correia e Sónia Borges, educadoras do Serviço Educativo

21 NOV (SÁB), 10h30 
Visita-oficina à exposição em Língua Gestual Portuguesa
Por LAREDO ASSOCIAÇÃO CULTURAL 

21 NOV (SÁB), 16h3
Visita orientada à exposição em Língua Gestual Portuguesa
Por LAREDO ASSOCIAÇÃO CULTURAL 

24 NOV (TER), 18h30
Conversas entre curadores: Marta Moreira de Almeida, João Ribas e Connie Butler
Lotação: 40 pessoas
Acesso: mediante aquisição de bilhete Museu e Parque (emitido no dia)
Nota: a conversa será falada em inglês, sem tradução simultânea

05 DEZ (SÁB), 17h00 
Visita guiada à exposição 
Por João Pedro Vale, artista
Aviso: por motivos imprevistos e pessoais, João Pedro Vale não estará presente. Sofia Santos, monitora do Serviço Educativo, fará a visita.

06 e 19 (DOM), 10h00-17h00, Sala do Serviço Educativo (Museu) 
Oficina Natal em Serralves: "Pintura Imaginária"
Por Rita Faustino, educadora do Serviço Educativo

13 DEZ (DOM), 12h00 
Visita guiada à exposição 
Por Raquel Correia, educadora do Serviço Educativo

10 JAN 2016, 12h00
Visita guiada à exposição 
Por João Ribas e Marta Moreira de Almeida, curadores da exposição


CINEMA E PERFORMANCE

14 NOV 2015 (SÁB), 18H00
"PINTURA HABITADA" DE JOANA ASCENSÃO
Filme sobre o trabalho de Helena Almeida, artista plástica que, desde o final dos anos 60, tem desenvolvido uma obra na qual explora os limites da auto-representação e as fronteiras dos diferentes meios que utiliza, sejam eles a pintura, o desenho, a fotografia ou o vídeo. Pintura Habitada centra-se nas várias fases e elementos envolvidos no elaborado processo criativo através do qual Helena Almeida constrói os seus trabalhos, desde os primeiros estudos à exposição das obras acabadas.
A sessão de cinema será apresentada pela realizadora, Joana Ascensão.

28 NOV 2015 (SÁB), 18H00-19H00
CONFERÊNCIA-DEMONSTRAÇÃO "I WAS HERE" DE JOÃO FIADEIRO
João Fiadeiro apresenta a conferência-performance  "I was here" que revisita a peça "I am here" criada em 2003 e que, por sua vez, visita o universo da artista plástica Helena Almeida.  
No concreto, "I was here" expõe – através da apresentação de filmes, fotos, textos, maquetes, pequenas demonstrações, etc. – o modo como se deu o encontro com o trabalho da Helena Almeida; o encontro com a própria Helena Almeida; a forma como se desenrolou, nas diferentes escalas, o deslocamento entre o afeto original, a formulação do enunciado e a manifestação da obra; e a forma como se processou a relação com os diversos colaboradores, sobretudo com o artista visual e arquiteto Walter Lauterer, autor da cenografia-escultura que recebe o corpo de João Fiadeiro em "I am here".

Mecenas Exclusivo da Exposição
#
  • LocalMuseu de Serralves
  • Dias 17 OUT 2015 - 10 JAN 2016

PUBLICAÇÃO

Helena Almeida: A Minha Obra é o Meu Corpo, O Meu Corpo é a Minha Obra

Vistas da exposição

Helena Almeida nasceu em Lisboa no ano de 1934. Estudou pintura na escola de Belas Artes de Lisboa e tem mostrado regularmente a sua obra a partir de finais dos anos 1960. Desde o início da sua carreira, explora e questiona disciplinas tradicionais, em especial pintura, procurando constantemente romper com o plano pictórico. As obras que integravam a sua primeira exposição individual (Galeria Buchholz, Lisboa, 1967) já revelavam um exercício critico sobre a pintura: ao mesmo tempo que mostra o que, numa pintura, deve ficar escondido, a artista investiga o corpóreo e a materialidade do suporte tradicional da pintura, a tela. 
Exposições internacionais recentes em Kettle’s Yard, Cambridge (2009) Fundación Telefónica, Madrid (2009), The Drawing Centre, Nova Iorque, Bienal de Sydney (2004) e Centro Galego de Arte Contemporânea, Santiago de Compostela (2000), aumentaram o reconhecimento da importância desta artista, quer em relação à arte portuguesa, quer num contexto internacional mais vasto. Helena Almeida representou Portugal duas vezes na Bienal de Veneza, em 1982 e 2005. A sua obra está presente em grande número de coleções públicas e privadas tanto em Portugal como no estrangeiro.


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves