#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
JAZZ NO PARQUE 2019
de 06 JUL 2019 a 20 JUL 2019
Jazz no Parque 2019, sábados, às 18h00
Programa Rui Eduardo Paes

Na sua 28ª edição, o Jazz no Parque aposta na colaboração de grupos e músicos individuais portugueses com outros do mapa internacional, procurando contribuir para maiores relacionamentos da realidade musical do nosso país com as de terceiros. Assim, o compositor e baterista Pedro Melo Alves convida o norte-americano Mark Dresser e a francesa Eve Risser para um novo projeto, os Fail Better! surgem com Théo Ceccaldi (França) como convidado especial e o duo Ácidos emparelha com um outro da Alemanha, About Angels and Animals, na prossecução do ideal universalista do jazz neste início de um novo milénio. Sempre inaugurando novos caminhos para os envolvidos, com propostas em estreia absoluta.

Pedro Melo Alves’ in igma
(Portugal / Estados Unidos / França)
Estreia absoluta
Pedro Melo Alves: bateria, electrónica; Mark Dresser: contrabaixo; Eve Risser: piano, piano preparado; Abdul Moimême: guitarra eléctrica preparada; Aubrey Johnson: voz; Mariana Nunes: voz; Beatriz Nunes: voz
Prémio de Composição Bernardo Sassetti em 2017 e uma das mais aclamadas figuras da nova geração do jazz nacional, Pedro Melo Alves tem vindo a desenvolver um trabalho de pesquisa na combinação de elementos do jazz e da música erudita contemporânea que, para além das suas contribuições para o grupo The Rite of Trio e do seu Omniae Ensemble, já teve expressão com os projectos Symph e O. in igma é uma nova incursão do músico portuense, nela associando personalidades de primeiro plano na cena internacional como Mark Dresser e Eve Risser, ele um dos nomes de topo na arte do contrabaixo vai quase para quatro décadas e ela uma surpreendente reformuladora das capacidades do piano. Nesta formação em estreia absoluta estão ainda Abdul Moimême, nome de referência da improvisação electroacústica do nosso país, e três cantoras com trajectos em plena ascensão, Aubrey Johnson, Mariana Nunes e Beatriz Nunes, assim ficando um septeto de instrumentação assaz invulgar.


Fail Better! & Théo Ceccaldi
(Portugal / Espanha / França)
Estreia absoluta
Marcelo dos Reis: guitarra eléctrica; Albert Cirera: saxofones tenor e soprano; Luís Vicente: trompete; José Miguel Pereira: contrabaixo; Marco Franco: bateria + Théo Ceccaldi (violino)
Agora com uma nova formação, estando Albert Cirera e Marco Franco nos lugares que eram antes ocupados por João Guimarães e João Pais Filipe, os Fail Better! convidam para este concerto um músico com quem o seu mentor, Marcelo dos Reis, tem estado associado em vários contextos e muito especialmente com os Chamber 4 (no qual, de resto, também encontramos Luís Vicente): Théo Ceccaldi, jovem violinista que se tornou já numa das personalidades de maior relevo na cena francesa. A música proposta pelo quinteto combina habitualmente aspectos do free jazz, do pós-bop, do rock e até da folk e do country, num entendimento trans-idiomático da improvisação (não há partituras nem estruturas combinadas) que o distingue e personaliza, mas é de prever que com Ceccaldi – o maior expoente actual da linhagem do violino que começou com Stéphane Grapelli e passou por Jean-Luc Ponty – ganhe ainda maiores, e imprevisíveis, dimensões.  


Ácidos & About Angels and Animals
(Portugal / Alemanha)
Estreia absoluta
Ácidos – André Calvário: baixo eléctrico, João Sousa: bateria; 
About Angels and Animals – Julius Gabriel: saxofones tenor e barítono; Jan Klare: saxofones alto e baixo
Membros do colectivo A Besta, no qual ambos incluem o grupo Cardíaco, André Calvário e João Sousa especificaram as cumplicidades nascidas nesse e em outros projectos num duo recentemente formado, Ácidos, definindo-o com um núcleo de improvisação experimental com matriz no rock, indo as referências das suas construções por meio de riffs do prog (por exemplo, King Crimson e Magma) ao stoner de uns Kyuss, com recursos ocasionais provenientes de toda a história das associações desse género musical com o jazz, da Mahavishnu Orchestra aos Fire! de Mats Gustafsson. Para esta ocasião convidam um outro duo, este de saxofones nas tradições cruzadas do free jazz e da música improvisada, os About Angels and Animals de Julius Gabriel e Jan Klare, músicos conhecidos pela forma como conciliam abstracção com energia, em busca de uma expressão que tem tanto de primária quanto de sofisticada nos seus aspectos formais. 

  • LocalParque de Serralves
  • Dias 06 JUL 2019 - 20 JUL 2019

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves