Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
MAKE IT HAPPEN: Creating Businesses
05 JUN 2015
Hoje, mais do que nunca, Serralves assume-se como uma plataforma colaborativa, aberta, multidisciplinar e de experimentação de ideias e projetos. 
Esta conferência tem como objetivo primeiro mostrar como se empreende com base na criatividade, apresentando diferentes perspetivas e experiências e explorando novas abordagens e soluções de futuro, num mercado que hoje é global. 

Estarão em palco oradores globais, altos representantes institucionais, contadores de histórias, empresários arrojados, percorrendo áreas muito diversas e evidenciando trajetos improváveis. 
Do confronto de ideias e experiências tão divergentes, esperamos poder concluir esta iniciativa com um conjunto de boas ideias para fazer acontecer!

A conferência é gratuita, mas o registo é obrigatório. 
Participe! Make it happen!


Acesso: participação gratuita mediante inscrição prévia.

Inscrições Esgotadas


Patrocinador Exclusivo das Indústrias Criativas
Projeto "Serralves Ecossistema Criativo" co-financiado por:
#
Parceiro
#
  • LocalAuditório de Serralves
  • Publico AlvoGeral
  • Horário09h00 - 18h30
  • Dias05 JUN 2015
09:00 - 09:30 Acreditação

ABERTURA
09:30 - 09:40 Luís Braga da Cruz, Presidente da Fundação de Serralves
09:40 - 10:00 Emídio Gomes, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
10:00 - 10:20 António Pires de Lima, Ministro da Economia

INTRODUÇÃO
10:20 - 10:35 Mary McCarthy, Diretora do National Sculpture Factory – Comentadora e Moderadora (Irlanda)

10:35 - 11:30 
I - Keynote Speaker
- Clever – leading your smartest most creative people - Rob Goffee, Professor de Comportamento Organizacional na London Business School (Reino Unido)
11:30 - 11:50 Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação

11:50 - 12:10 Networking Coffee

12:10 - 13:15 
II - Começar a empreender - Visão de vencedores do Creative Business Cup e do Prémio Nacional das Indústrias Criativas (PNIC)
- Introdução: Rui Lopes Ferreira, Vice-Presidente da Comissão Executiva da Unicer 
- Debate moderado por Rasmus Wiinstedt Tscherning, CEO do "Center for Cultural and Experience Economy" e Fundador do Creative Business Cup, Dinamarca
- Jelmer Boomsma, We Want Cinema, Países Baixos, Vencedor do Creative Business Cup 2012
- João Afonso, Musikki, Portugal, Vencedor Prémio Nacional das Indústrias Criativas 2012
- André Miranda, West European Symphony Orchestra, Portugal, Vencedor Prémio Nacional das Indústrias Criativas 2013

13:15 – 14:15 Networking Lunch

14:15 - 15:15 
III - Empreender nos 5 continentes - Perspetivas e abordagens de diferentes mercados e culturas
- Arriscar na Ásia - Criar, Desenhar, Vender - Manuel Correia da Silva, Co-Fundador, City Furniture Designers Ltd, - LINES LAB, China
- África - Passo a Passo para o futuro - Feraw Kebede, Director-Geral da Oliberte Footwear, Etiópia
- Pensar global, conectar global, viajar global - Alexandre Pinto, Co-Fundador e CEO da iClio, Portugal 
- A brincar também se Empreende - Miguel Pina Martins, CEO da Science4you, Portugal

15:15 - 16:00 
IV - Empreender a partir do topo
- Como se fala numa torre de Babel? - Pedro Pina, Global Client Partner na Google, Reino Unido

16:00 - 16:15 Networking Coffee

16:15 - 17:45 
V - Alguma vez se pára de Empreender? Desafios da próxima década
- Vender luxo à escala global - Luís Teixeira – Diretor Geral da Farfetch
- Como se faz diferente nos novos media? - Nuno Bernardo, CEO da BeActive, Portugal
- Do estúdio para o mundo - Pedro Abrunhosa, Músico e Empreendedor, Portugal
- O pitch certeiro para os investidores - António Murta, Co-Fundador e Managing Partner da Pathena, Portugal

ENCERRAMENTO
17:45 - 18:00 Resumo e Conclusões da Conferência - Mary McCarthy
18.00 - 18:15 Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo
18:15 - 18:30 Luís Braga da Cruz, Presidente da Fundação de Serralves


Alexandre Pinto
CEO e Cofundador da iClio, uma empresa dedicada à criação e publicação de conteúdos para os meios digitais, nas áreas da história, património e cultura. É também Expert Reviewer na Portugal Ventures, Mentor na Beta-i e cofundador e business developer na CoolFarm. Foi também investigador para a Comissão Europeia e para a Universidade de Coimbra.

André Miranda
CEO na The West European Symphony Orchestra e, neste âmbito, representante português na Creative Business Cup. Foi também bolseiro pela Fundação Calouste Gulbenkian na New York University.

António Murta
Managing Partner e Cofundador da Pathena, uma empresa de investimentos na área das Tecnologias de Informação. É também membro não executivo da direção de duas empresas que pertencem ao portefólio da Pathena. Foi CEO e fundador da Enabler e fundador de várias empresas do setor das TIC, incluindo a Mobicom. 

António Pires de Lima
Ministro da Economia. Foi presidente da Comissão Executiva da Unicer, Bebidas de Portugal, desde julho de 2006, e presidente da Comissão Executiva da Compal (desde 1993), vice-presidente executivo da Nutrinveste (desde 2000) e presidente da Comissão Executiva da Nutricafés (desde 2002), todas do Grupo Nutrinveste/Compal, onde se manteve até final de 2005.

Carlos Moedas
Comissário Europeu para a Ciência, Inovação e Investigação. Foi Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro no XIX Governo Constitucional. Colaborou também com a Goldman Sachs e com a Eurohypo Investment Bank.

Emídio Gomes
Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Foi Diretor da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Presidente da Portus Park – Rede de Parques de Ciência e Tecnologia & Incubadoras, Membro do Conselho Nacional para o Empreendedorismo e Inovação, entre outros.

Feraw Kebede
Diretor-Geral da Oliberté Footwear, na Etiópia. Esta organização é a primeira entidade mundial fabricante de calçado certificada como Fair Trade, oferecendo produtos premium.

Jelmer Boomsma
Responsável pela estratégia e direção da Grrr, agência de design, interação e comunicação, na Holanda. Corresponsável pelo projeto We Want Cinema, vencedor da Creative Business Cup. Tem também uma larga experiência na área das TIC.

João Afonso
Cofundador e CEO do Musikki, plataforma agregadora de informação musical e, neste âmbito, representante português na Creative Business Cup. É também mentor na aceleradora Building Global Innovators. Foi investigador nas áreas da telecomunicações e novos media.

Luís Braga da Cruz
Presidente da Fundação de Serralves. Foi Ministro da Economia do XIV Governo Constitucional e Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. 

Manuel Correia da Silva
Cofundador da City Furniture Designs, em Macau e presidente da Associação Cultural +853. Foi Professor Assistente na University of Saint Joseph, em Macau e previamente designer.

Mary McCarthy
Diretora da National Sculpture Factory, Irlanda. Foi Diretora Executiva para as Artes e Cultura da Autoridade para o Desenvolvimento de Dublin Docklands, Diretora de Programas em Cork, Presidente da Culture Ireland e Membro da Direção do Irish Museum of Modern Art.

Miguel Pina Martins
CEO da Science4you. É também membro da direção da Conselho Nacional para o Empreendedorismo e Inovação. Foi ainda analista na área da banca. 

Nuno Bernardo
CEO da beActive Entertainment, uma empresa especializada em cinema, TV e digital, detentora de vários prémios e com uma nomeação para os EMMY.

Pedro Abrunhosa
Cantor, compositor e empreendedor. Ensinou contrabaixo na escola do Hot Club de Lisboa, realizou e produziu o programa "Até Jazz”, na Rádio Clube do Porto. Fundou a Escola de Jazz do Porto e a "Cool Jazz Orchestra”, que viria a transformar-se em "Pedro Abrunhosa e a Máquina do Som”.

Pedro Pina
Global Client Partner na Google. Foi também Vice-Presidente da Europe for Global Brands, Diretor Geral da Clix, Brand Manager da Procter & Gamble (Portugal e depois Europa) e professor convidado na Universidade Católica Portuguesa.
 
Rasmus Tscherning
CEO do Center for Cultural and Experience Economy (Copenhaga, Dinamarca) e fundador do Creative Business Cup, uma competição mundial de empreendedorismo criativo. É também Chairmain da Policy Learning Platform da European Creative Industries Alliance.

Rob Goffee
Professor na London Business School, no Programa Executivo Sénior. Foi também Dean da London Business School e diretor para a Inovação na mesma instituição. É também consultor para grandes multinacionais, tendo ainda desenvolvido investigação nas áreas de empreendedorismo e gestão.

Rui Lopes Ferreira
Administrador financeiro da Unicer desde 2006 e vice-presidente da Comissão Executiva desde 2013. Anteriormente desempenhou funções no BPI, desde 1986 até 2006, em diferentes áreas como Corporate Finance, Corporate Banking e Private Equity.


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves