Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
MONIKA SOSNOWSKA: ARQUITETONIZAÇÃO
de 20 FEV 2015 a 31 MAI 2015
O Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta uma importante seleção das obras escultóricas de Monika Sosnowska (Ryki, Polónia, 1972). Esta será a primeira exposição em Portugal dedicada à obra da artista e reflete o compromisso do Museu em trabalhar com artistas cuja obra possa responder ao contexto singular de Serralves. 

" Arquitetonização” foi concebida em diálogo com a arquitetura do Museu de Serralves, desenhado por Álvaro Siza. Ocupando mais de sete das suas maiores galerias, o átrio do Museu e o exterior Pátio da Adelina, numa progressão de instalações e objetos criados entre 2003 e a atualidade, a exposição revela, de forma impressionante, o percurso de uma artista que pensa em termos de escultura. Entre as obras incluídas encontram-se antigas estruturas de corredores e pavilhões que criam rotas espaciais alternativas dependentes dos movimentos do observador através delas, intervenções autónomas, que aludem ao colapso e ao fragmento, e grandes peças em ferro forjado constituídas por elementos estruturais usados na construção de edifícios numa escala de um para um, fundidos em formas suspensas, pendentes e móveis no espaço, produzindo um efeito espetacular. Propostas espaciais em menor escala, tanto abstratas como funcionais, mostram a atenção de Sosnowska aos detalhes de materiais e formas, ao mesmo tempo investigativos e profundamente humanos.

"Monika Sosnowska: Arquitetonização” é comissariada por Suzanne Cotter, Diretora do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. 


Imagem: Maquetes, 2007-14. Cortesia da artista. Fotografia: © Marcelina Sosnowska


Actividades Relacionadas
INAUGURAÇÃO

27 FEV, 22h00-24h00, ENTRADA LIVRE
Um breve concerto pelo trio Acre (Filipe Felizardo, Gabriel Ferrandini e Pedro Sousa) terá lugar às 23h00.

ACRE é Gabriel Ferrandini na bateria e percussão, Pedro Sousa no saxofone e Filipe Felizardo na guitarra eléctrica. O trio formou-se em 2011, nunca querendo ser um projecto ad-hoc. Com três percursos singulares na cena musical lisboeta e europeia (Ferrandini nos Motion e RED Trio's, Pedro Sousa em Canzana e EITR, e Filipe Felizardo a solo ), os três músicos comungam da mesma paixão pelo violento inominável da música improvisada e do rock sem entulho. Apesar de raras performances, o manifesto da banda é em prol de uma bruta atitude escultórica, tanto nos timbres unidos como nos discursos atestados na narrativa do concerto.

VISITAS E CONVERSAS

19 FEV (QUI), 19H00, GALERIAS DO MUSEU
Visita à exposição para Amigos de Serralves por Marta Almeida

28 FEV (SÁB), 16H00, GALERIAS DO MUSEU
Conversa entre a artista Monika Sosnowska e Suzanne Cotter, Diretora do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
Lotação: 40 pessoas
Acesso: mediante aquisição de bilhete Museu e Parque (emitido no dia)

22 MAR (DOM), 12H00, GALERIAS DO MUSEU
Visita Guiada à exposição por Rita Faustino, Educadora do Museu de Serralves.
Lotação: 30 pessoas
Acesso: mediante aquisição de bilhete Museu e Parque (emitido no dia)

11 ABR (SÁB), 17H00, GALERIAS DO MUSEU 
Visita Guiada à exposição por Rute Rosas, Escultora, professora de escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Lotação: 40 pessoas
Acesso: mediante aquisição de bilhete Museu e Parque (emitido no dia)

19 ABR (DOM), 11H00-13H00, GALERIAS DO MUSEU 
Visita "A Ponte em Serralves"
O habitual programa de visitas guiadas de domingo contará desta vez com convidados muito especiais, que nos conduzirão através dos espaços do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, em particular pelas galerias da exposição "Monika Sosnowska: Arquitetonização”. São eles os alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos, do Núcleo de Consolidação da Escola da Ponte. 
Acesso: entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete museu + parque.

25 ABR (SÁB), 17H00, GALERIAS DO MUSEU
Visita Guiada à exposição com Luís Silva, Curador e codiretor de Kunsthalle Lissabon.
Lotação: 40 pessoas
Acesso: mediante aquisição de bilhete Museu e Parque (emitido no dia)

03 MAI (DOM), 12H00, GALERIAS DO MUSEU
Visita Guiada à exposição por Rita Faustino, Educadora do Museu de Serralves.
Lotação: 30 pessoas
Acesso: gratuito

09 MAI (SÁB), 17h00, GALERIAS DO MUSEU
Visita Guiada à exposição por Ana Tostões, Arquiteta e Presidente da Docomomo Internacional.
Lotação: 40 pessoas
Acesso: mediante aquisição de bilhete Museu e Parque (emitido no dia)

21 MAI (QUI), 21h00
Leituras no Museu, uma parceria com o ciclo "Leituras no Mosteiro”, Teatro Nacional de São João, Porto. 
Lotação: 60 pessoas
OFICINAS PARA FAMÍLIAS

01 MAR (DOM), 10h00-13h00, SALA SERVIÇO EDUCATIVO
MAQUETE ABSURDA
Oficina por Rita Faustino, Educadora do Museu de Serralves.
Paredes tortas, portas enviesadas, tetos inclinados e corredores infinitos... Através do trabalho escultórico da artista Monika Sosnowska iremos imaginar como seria experimentar a sensação de passar por sítios esquisitos. Vamos construir em família uma maquete absurda?
Acesso: funcionamento contínuo; entrada e participação gratuitas

11 ABR (SÁB), 15H00–17H00, SALA SERVIÇO EDUCATIVO
TORCE, RETORCE E DESTROÇA! 
Oficina por Rita Faustino, Educadora do Museu de Serralves.
Puxa daqui, dobra ali e estica acolá… et voilá: uma escultura já aqui está! Depois só falta encontrar um local inesperado onde ela irá ficar! As escadas torcidas, as fachadas amolgadas e as estruturas encolhidas da artista Monika Sosnowska serão o ponto de partida para esta oficina onde iremos construir coloridas esculturas contorcidas!
Acesso: 5€/ família (máximo de 4 pessoas) ou gratuito mediante apresentação de bilhete Museu e Parque
Lotação: 30 pessoas (crianças+adultos)

03 MAI (DOM), 10h00-13h00, Sala do Serviço Educatico (Museu)
CONSTRUÇÕES BALOIÇANTES 
Oficina por Joana Nascimento, Sofia Santos, Educadoras do Museu de Serralves.
Partindo da ideia de escultura móvel, Construções baloiçantes procura comunicar com as exposições presentes em Serralves. Peça a peça vai-se compondo em família uma estrutura leve e flexível, cuja dimensão pode ampliar ou reduzir. Com recorte e dobragem iremos transformar folhas de papel em construções suspensas fantásticas.
Acesso: funcionamento contínuo; entrada e participação gratuitas

Mecenas Exclusivo do Museu e da Exposição
  • LocalMuseu de Serralves
  • Dias 20 FEV 2015 - 31 MAI 2015

Vistas da exposição

CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO

Monika Sosnowska nasceu na Polónia em 1972. Embora Sosnowska tenha estudado principalmente pintura na Academia de Arte de Poznan, foi-se afastando gradualmente dessa disciplina durante a pós-graduação em Amesterdão entre 1999 e 2000. Foi artista residente na S-AIR, Sapporo, Japão (2002) e no Künstlerhaus Bethanien (2004). Em 2003 Sosnowska foi galardoada com o prestigiado Baloise Art Prize em Basileia, Suíça, e com o prémio Polityka’s Passport atribuído pelo semanário mais influente da Polónia. Sosnowska representou a Polónia na Bienal de Veneza de 2007, comissariada por Sebastian Cichocki, onde apresentou a sua obra 1:1. Esteve também presente na edição de 2011 comissariada por Bice Curiger, com Antechamber. Em 2012 criou a instalação ao ar livre Fir Tree para o Public Art Fund em Nova Iorque. 
Sosnowska realizou exposições individuais na Serpentine Gallery, Londres (2003); no Museu Freud, Viena (2005); no MUSAC, León, Espanha (2006); Museu Rufino Tamayo, México (2011); e, em 2013, no Aspen Art Museum, Colorado e no Australian Center for Contemporary Art. 


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves