#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
MUSEU SAAL – MEMÓRIAS DOS MORADORES
de 11 JAN 2015 a 25 JAN 2015
Esta visita guiada percorre memórias não só do processo SAAL, como de uma cidade anterior, marcada pela pobreza e pela precariedade da habitação, mas também por uma aura de nostalgia que transparece hoje nos discursos sobre essa época. Memória de um tempo em que andar descalço dava direito a multa, em que se ouviam os carros de bois a passar junto à janela, em que o jornal ‘Avante’ surgia misteriosamente nas caixas de correio de quem se queria incriminar junto da PIDE-DGS, aliados às memórias de espaços que já não existem, mas cujo esqueleto ainda persiste, permitindo a reconstituição de lugares e de afectos, que nos foram sendo contados pelos moradores do Bairro do Leal.
Esta visita guiada parte da ideia de uma cartografia feita de camadas de um lugar onde, sobre as ruínas de uma antiga ilha demolida, se construiu aquilo que se pensava ser a primeira parte de um bairro novo, parte da operação SAAL/Norte. Ditou o tempo e a história que a primeira parte construída se tornasse na única parte e que o Bairro de Leal fosse hoje uma ilha – não no sentido das outras ilhas – mas uma espécie de ilha de resistência, entre ruínas e descampados, onde a comissão de moradores ainda reúne, ainda decide em assembleia, e ainda se orgulha do seu impecável livro de actas, onde se registam actos de verdadeira democracia participativa.

Local: Bairro do Leal - ver indicações GoogleMaps
Acesso: gratuito, com lotação limitada e por ordem de chegada.
Duração da visita: 70 minutos
Nota: É aconselhável a utilização de calçado confortável e agasalhos. 

Sessões: 11, 18 e 25 jan 2015 (dom)   
Direção, texto, espaço cénico: Joana Craveiro 
Interpretação: Vitor Hugo Pontes

Este evento está inserido no Programa de Artes Performativas - SAAL  



Joana Craveiro é diretora artística do coletivo Teatro do Vestido, que fundou em 2001, e no qual dirigiu 20 projetos até ao momento, tendo escrito a maioria deles e participado igualmente como atriz e co-criadora. Tem o curso de formação de atores da Escola Superior de Teatro e Cinema (1997), é licenciada em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa, FCSH (2003), e tem o Mestrado em Encenação pela Royal Scottish Academy of Music and Drama (2004). Encontra-se de momento a realizar um doutoramento no departamento de Teatro e Estudos da Performance da Roehampton University, em Londres, sobre formas de transmissão da memória do Estado Novo, 25 de Abril e PREC. A relação entre os acontecimentos históricos e as suas representações no presente, bem como a recolha de memórias e histórias de vidas, e as cartografias poéticas e afetivas das cidades são algumas das questões a partir das quais Joana Craveiro tem trabalhado mais recentemente, nomeadamente no seu projeto "Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas.”
http://teatrodovestido.org/blog/
Nasceu em Guimarães, em 1978. É licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2001, frequentou a Norwich School of Art & Design, Inglaterra. Concluiu os cursos profissionais de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e do Teatro Universitário do Porto, bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Em 2004, fez o curso de Encenação de Teatro na Fundação Calouste Gulbenkian e em 2006, o curso do Projet Thierry Salmon – La Nouvelle École des Maîtres, dirigido por Pippo Delbono, na Bélgica e em Itália. 
Como criador a sua carreira começa a despontar a partir de 2003 com o trabalho Puzzle, desde então vem consolidando a sua marca coreográfica, tendo apresentado o seu trabalho por todo o país, assim como em Espanha, França, Itália, Alemanha, Rússia, Austria, Brasil, entre outros. Das suas mais recentes criações como encenador/coreógrafo destaca: Fuga Sem Fim (2011) A Ballet Story (2012), ZOO (2013), Ocidente de Rémi de Vos (2013). Como interprete foi dirigido por Joana Craveiro nos espectáculo "Esta é a Minha Cidade e eu Quero Viver Nela" (2012) e "Até comprava o teu amor (mas não sei em que moeda se faz esta transacção" (2014).

#
  • LocalBAIRRO DO LEAL
  • Horário16h00 - 18h00
  • Dias 11 JAN 2015 - 25 JAN 2015

MUSEU SAAL – MEMÓRIAS DOS MORADORES


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves