Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
NOVO BANCO REVELAÇÃO 2015: BRUNO ZHU
de 20 NOV 2015 a 31 JAN 2016
O NOVO BANCO Revelação é uma iniciativa do Novo Banco em parceria com a Fundação de Serralves que visa incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os que recorram ao meio da fotografia. Premiando anualmente um grande vencedor, o NOVO BANCO Revelação atribui uma bolsa de produção no valor de 15.000 euros. 

O formato renovado do NOVO BANCO Revelação conta com um júri internacional, responsável por selecionar, numa primeira fase, quatro projetos de entre todas as candidaturas recebidas. Numa segunda fase, o júri elege como grande vencedor do concurso, um dos quatro projetos inicialmente selecionados.

O vencedor da edição de 2015 é Bruno Zhu, que apresenta o seu trabalho numa exposição individual no Museu de Serralves. O júri, este ano composto por Pierre Bal-Blanc, membro da equipa curatorial da próxima Documenta de Kassel (Alemanha), Michelle Cotton, Diretora do Bonner Kunstverein (Alemanha), Filipa Loureiro e Ricardo Nicolau, curadores do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, destaca as qualidades intrínsecas do trabalho de Bruno Zhu, que dá usos à fotografia que aproximam a experiência do espectador da manipulação quotidiana a que as imagens estão sujeitas na atualidade, nomeadamente na internet. Misturando de forma descomplexada referências eruditas e populares e tentando, nas suas palavras,
"misturar o brilho com a vulgaridade”, o artista relaciona a criatividade contemporânea com a fluidez dos media.

Bruno Zhu, nascido no Porto em 1991, é licenciado em Design de Moda pela Central Saint Martins de Londres e frequenta atualmente o mestrado em Artes Plásticas no Sandberg Institute em Amesterdão, cidade onde vive. O seu trabalho foi objeto de exposições individuais na galeria Jeanine Hofland Contemporary Art de Amesterdão, na galeria Temple de Paris e na galeria Carlos/Ishikawa em Londres. 

Este projeto é coordenado por Filipa Loureiro e Ricardo Nicolau, curadores do Museu de Serralves.

Mecenas do Prémio NOVO BANCO Revelação
#
  • LocalGaleria contemporânea do Museu de Serralves
  • Dias 20 NOV 2015 - 31 JAN 2016

PUBLICAÇÃO

Novo Banco Revelação 2015

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves