Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
NOVO BANCO REVELAÇÃO 2016: ANDREIA SANTANA
de 24 NOV 2016 a 12 FEV 2017
O Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO é uma iniciativa do NOVO BANCO em parceria com a Fundação de Serralves, que já distinguiu 39 artistas e tem como objetivo incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os artistas que recorram ao meio da fotografia.

O formato renovado do NOVO BANCO Revelação conta com um júri internacional, responsável por selecionar, numa primeira fase, quatro projetos de entre todas as candidaturas recebidas. Numa segunda fase, o júri elege como grande vencedor do concurso, um dos quatro projetos inicialmente selecionados.

A vencedora da edição de 2016 é Andreia Santana (Lisboa, 1991), que apresenta o seu trabalho "História da Falta" numa exposição individual no Museu de Serralves, a partir do dia 24 de novembro. O júri, este ano presidiado por João Ribas (Diretor Adjunto e Curador Sénior do Museu de Serralves) e constituído por Alice Motard (Curadora Chefe do CAPC – Museu de Arte Contemporânea de Bordéus); Émilie Villez (Diretora da Fundação Kadist, Paris); Luca Lo Pinto (curador da Kunsthalle Wien, Viena); Ricardo Nicolau (adjunto da direção do Museu de Serralves) e Filipa Loureiro (curadora do Museu de Serralves) destacou o importante papel que a organização de uma exposição no Museu de Serralves pode desempenhar no percurso artístico de Andreia Santana. O diálogo com os curadores do Museu e o acesso a condições profissionais de produção e de comunicação deverão trazer à sua prática novas preocupações e posições estéticas.

O projeto que Andreia Santana apresentou ao júri testemunha o atual interesse dos artistas por técnicas e meios em vias de extinção. A partir de imagens recolhidas em fábricas portuguesas que se dedicam ao fabrico de instrumentos empregues pela arqueologia, Andreia Santana estabelece uma relação entre modos de produção considerados anacrónicos e uma ciência social (a arqueologia) que irá inevitavelmente dedicar-se à análise desses modos de produção num futuro próximo.

A acompanhar o Prémio foi recentemente publicado um catálogo que apresenta o trabalho dos quatro finalistas e que, para além de imagens que documentam os projetos, inclui entrevistas aos artistas conduzidas por Ricardo Nicolau, adjunto da direção do Museu de Serralves e membro do júri do Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO 2016.

Actividades Relacionadas
VISITA-ORIENTADA


15 JAN (DOM), 12H00
Visita-orientada pelo Serviço Educativo do Museu
Mais info aqui

Mecenas do Prémio NOVO BANCO Revelação
#
  • LocalGALERIA CONTEMPORÂNEA
  • Dias 24 NOV 2016 - 12 FEV 2017

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves