#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
O DIREITO A UMA CASA E O SORRISO NAS FOTOGRAFIAS
01 FEV 2015
Constata-se que em todas as fotografias, eles sorriam.
Latas na mão, inventavam batuques nas manifestações pelo direito a uma casa e não a uma barraca, pelo direito ao lugar, e empunhavam orgulhosos cartazes que o afirmavam. A Câmara Municipal via-se transformada em espaço de reivindicação, as ruas eram deles, e os bairros camarários já não eram uma opção. Era Portugal, 1974-76, e isto devia ser tão importante, ou tão ameaçador, que um dos coordenadores da Operação SAAL/Norte é alvo de um atentado à bomba. A festa foi bonita mas durou pouco tempo, o tempo de fazer, por exemplo, 40 casas em vez das 400 necessárias. Mas, ainda assim, quando falam nisso, eles sorriem. Como nas fotografias daquela altura. E uma mulher que viveu tudo isto com seis anos, lembra-se ainda hoje de entrar pela primeira vez naquela que iria ser a sua casa e de pensar que aquilo parecia um palácio, de tão grande.
Esta palestra performativa parte de histórias de vida de alguns dos moradores dos bairros SAAL no Porto, bem como das memórias de alguns dos arquitectos e técnicos das brigadas. Com recurso a testemunhos, documentos originais de arquivo, fotografias, este é mais um item do "Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, que tem vindo a ser construído pelo Teatro do Vestido, referente à história recente de Portugal.

Direção, texto e performance: Joana Craveiro

Este evento está inserido no Programa de Artes Performativas - SAAL  

Joana Craveiro é diretora artística do coletivo Teatro do Vestido, que fundou em 2001, e no qual dirigiu 20 projetos até ao momento, tendo escrito a maioria deles e participado igualmente como atriz e co-criadora. Tem o curso de formação de atores da Escola Superior de Teatro e Cinema (1997), é licenciada em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa, FCSH (2003), e tem o Mestrado em Encenação pela Royal Scottish Academy of Music and Drama (2004). Encontra-se de momento a realizar um doutoramento no departamento de Teatro e Estudos da Performance da Roehampton University, em Londres, sobre formas de transmissão da memória do Estado Novo, 25 de Abril e PREC. A relação entre os acontecimentos históricos e as suas representações no presente, bem como a recolha de memórias e histórias de vidas, e as cartografias poéticas e afetivas das cidades são algumas das questões a partir das quais Joana Craveiro tem trabalhado mais recentemente, nomeadamente no seu projeto "Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas.”
http://teatrodovestido.org/blog/

#
  • LocalAuditório de Serralves
  • Horário18h00 - 20h00
  • Dias01 FEV 2015
  • Preço€ 5,00

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves