Facebook Linkedin Twitter
#
PARQUE DE SERRALVES: PAISAGEM COM VIDA
de 24 MAI 2013 a 03 NOV 2013

Inauguração, dia 24 de maio, às 18h

Curadoria: João Almeida 
Produção: Fundação de Serralves

Serralves, unidade temporal e espacial complexa, cujo caráter, inicialmente de cariz privado, soube alcançar desígnio público, é matéria rica em atributos e significados, sintetizando as transformações da paisagem em que se insere pela sobreposição de valores estéticos, sociais e culturais. 

Serralves experiencia-se! Na inovadora escala territorial, sobrepondo-se ao parcelamento da estrutura fundiária portuense; na associação ao território periurbano e regional, origem e base do seu investimento; nas aspirações sociais e culturais de vanguarda, que aqui constituem um testemunho único da 1ª metade do século XX; na linha de fronteira de um mundo em rápida transformação e das alterações sociais dos tempos que lhe sucedem; na salvaguarda da integridade de um património excecional e do seu modo de habitar exclusivo; na memória do entrosamento de espaços rurais e urbanos, naquela que se poderá designar a última quinta de recreio do Porto; na constituição de um projeto cultural de âmbito europeu, integrando um futuro sempre presente, com a criação do Museu de Arte Contemporânea.

Da visão de um homem, Carlos Alberto Cabral, idealista e seu primeiro proprietário, e através da compra da propriedade pelo Estado Português em 1987, tendo como fim a promoção de atividades culturais no domínio de todas as artes, preserva-se um espaço notável, transmitindo às gerações futuras a memória de uma história comum, dividida por diferentes momentos dos séculos XIX e XX, na promoção da dialética em que se funda: Arte e Natureza.

Esta exposição celebra a extraordinária criação que é o Parque de Serralves, obra maior da arte dos jardins nacional e europeia, apresenta a sua história e evolução ao longo dos tempos, enaltece os seus criadores, proprietários e conservadores, percorre e dá a descobrir a sua multiplicidade e diversidade de espaços, ambientes e usos, revela a fauna e a flora que os habitam. Uma unidade espacial complexa, vibrante e apaixonante que no entanto com facilidade convida e se deixa descobrir. Uma paisagem singular, uma paisagem com vida! 




Apoio
#
Parceiro
#
Projeto "Serralves Ecossistema Criativo" co-financiado por:
#
  • LocalParque de Serralves
  • Publico AlvoGeral
  • Dias 24 MAI 2013 - 03 NOV 2013

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves