Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
PERCURSOS DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS
18 MAI 2014
INSETOS E ARANHAS, 11h00
Os Artrópodes constituem, sem paralelo, o grupo mais diverso de seres vivos no planeta Terra. Podem ser encontrados virtualmente em todos os ecossistemas e habitats do planeta e a sua importância ecológica, muitas vezes esquecida, é vital para o funcionamento da Biosfera Terrestre. Neste percurso partir-se-á à descoberta da fauna de Artrópodes que habita o Parque, onde se observarão as espécies mais abundantes e se descobrirão outras menos comuns.
Conceção: José Manuel Grosso-Silva, Pedro Sousa (Investigadores do CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto)
Acesso: gratuito mediante levantamento de senha a partir das 10h00, na receção do Museu
Lotação: 25 pessoas
Ponto de encontro: receção do Museu

EM TORNO DO MUSEU, 15h00
Num percurso em torno do edifício do Museu de Serralves, vamos olhar para dentro a partir do lado de fora. Vamos entender o edifício como um corpo em descanso no Parque de Serralves - tem janelas-olhos, portas-boca, espreguiça-se um pouco e vemos obras de arte no seu interior!
Cada família poderá desenhar o seu próprio mapa deste percurso, pontuado por imagens, palavras e sensações.
Conceção: Joana Nascimento, Sofia Santos
Acesso: gratuito, mediante levantamento de senha a partir das 10h00, na receção do Museu
Lotação: 25 pessoas
Ponto de encontro: receção do Museu

A ESCRITA DO CORPO NO ESPAÇO, 16h30
Em A Escrita do Corpo no Espaço vamos vivenciar o interior da Casa de Serralves em diferentes percursos e atitudes corporais. Vamos fazer jogos onde escrevemos o nosso corpo no espaço e ler o desenho do seu movimento.
Conceção: Ana Vieira, Andreia Coutinho
Acesso: gratuito, mediante levantamento de senha a partir das 10h00, na receção do Museu
Lotação: 25 pessoas
Ponto de encontro: receção do Museu


Percursos integrados no programa para o Dia Internacional dos Museus 2014
"Museus: as coleções criam conexões" é o tema proposto pelo ICOM para as comemorações do Dia Internacional dos Museus em 2014. Recorda-nos que estes espaços são instituições vivas que ajudam a criar laços entre visitantes, gerações e culturas em todo o mundo.
O Museu é uma instituição que preserva e comunica o passado, mas que se enraíza no presente, adaptando as suas formas de comunicação e mediação com os públicos para responder às necessidades do mundo contemporâneo. Cria uma ponte entre gerações porque possibilita que as comunidades do presente e as do futuro compreendam melhor as suas origens e a sua história.


Imagem: Exit II (Rotterdam Lounge) with Parede Niemeyer [Saída II (Sala Roterdão) com Parede Niemeyer], 2001. Ana Maria Tavares, Col. Fundação de Serralves ? Museu de Arte Contemporânea, Porto. Doação da artista 2012
Mecenas Exclusivo do Museu
  • Horário11h00 - 18h00
  • Dias18 MAI 2014

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves