Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
"Pintura Habitada" de Joana Ascensão
14 NOV 2015
Filme sobre o trabalho de Helena Almeida, artista plástica que, desde o final dos anos 60, tem desenvolvido uma obra na qual explora os limites da auto-representação e as fronteiras dos diferentes meios que utiliza, sejam eles a pintura, o desenho, a fotografia ou o vídeo. Pintura Habitada centra-se nas várias fases e elementos envolvidos no elaborado processo criativo através do qual Helena Almeida constrói os seus trabalhos, desde os primeiros estudos à exposição das obras acabadas.
É um filme sobre a artista plástica Helena Almeida. Mas dizer isto, que é "sobre Helena Almeida”, talvez seja abusivo, visto que a "biografia” está longe de ser o centro do filme – e o facto de raramente vermos o rosto da artista (nalguns planos, ostensivamente cortado pelo enquadramento) só amplia essa dimensão: não se quer retratar uma "figura”, quer-se expor o relacionamento entre a artista, o trabalho e a obra, ver de que maneira o corpo (as mãos, exemplo prioritário) "habita” a sua pintura, a sua fotografia, o seu vídeo. (Luís Miguel Oliveira)

A sessão de cinema será apresentada pela realizadora, Joana Ascensão.

Bilhete: 3€ (na compra do bilhete para as exposições, o bilhete da sessão de cinema tem um desconto de 50%.)
Amigos de Serralves: entrada gratuita
 

  • LocalAuditório de Serralves
  • Horário18h00 - 19h00
  • Dias14 NOV 2015
  • Preço€ 3,00
Joana Ascensão é realizadora e programadora de cinema. Realizou Pintura Habitada (Grande Prémio para o Melhor Documentário Português de Longa-Metragem do Festival DocLisboa 2006), filme sobre o trabalho da artista Helena Almeida, exibido em diversos festivais internacionais, mostras de cinema, museus e galerias, em Portugal e no estrangeiro. Desde 2009, como programadora da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, tem sido responsável pela concepção e organização de ciclos temáticos e retrospectivas de autor, como Visões do Deserto; Marguerite Duras: A Cor da Palavra; Filmes das Cooperativas; 25 de Abril, Sempre – O Movimento das Coisas; ou, mais recentemente, Filmes de Fotógrafos-Artistas.


realização e imagem Joana Ascensão
som João Matos, Nuno Morão, Mathilde Neves
montagem Joana Ascensão, João Nisa
produção Joana Ascensão, João Matos, Susana Nobre
montagem de som João Matos, Emídio Buchinho
misturas Emídio Buchinho
produção Joana Ascensão, João Matos, Susana Nobre
apoio financeiro Instituto das Artes / Ministério da Cultura, Fundação Luso- Americana para o Desenvolvimento, Fundação Calouste Gulbenkian
PORTUGAL - 2006 - 50´- cor 

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves