Facebook Linkedin Twitter
RIO+20: SERRALVES E A CONFERÊNCIA - ECONOMIA VERDE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
de 10 MAI 2012 a 19 JUL 2012

Há vinte anos a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92) teve subjacente a necessidade crucial de conciliar o desenvolvimento socioeconómico com a conservação e protecção dos ecossistemas da Terra. Além de importantes documentos e contributos para o edifício institucional multilateral, esta Cimeira consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável, que se viria a tornar parte do discurso político nas décadas seguintes. Contudo, nem a implementação das políticas públicas nem a acção privada foram conducentes a um caminho tendente à sustentabilidade, entendida nas suas múltiplas vertentes: ambiental, económica e social.

Em Junho de 2012 decorrerá a Conferência Rio+20, que se centrará em dois tópicos: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. 

É para este grande debate contemporâneo que a Fundação de Serralves, no exercício da sua missão, pretende contribuir com este Ciclo de Conferências, adoptando os 7 domínios em que se centra a Conferência Rio+20 como mote para os 7 eventos deste Ciclo.

Comissariado: Ana Teresa Lehmann


Oradores
José Manuel Lima Santos,  
Arlindo Cunha,
Isabel Braga da Cruz

Faça download das
apresentações em pdf aqui.


VIDEO YOUTUBE
Reveja esta sessão 
online: aqui.


Oradores
Jorge Moreira da Silva,
Jorge Vasconcelos,
Carlos Pimenta

Mais informação aqui.


VIDEO YOUTUBE
Reveja esta sessão 
online: aqui.


Oradores
Graça Carvalho,
Elisa Ferreira,
António Cunha

Mais informação aqui.


VIDEO YOUTUBE
Reveja esta sessão 
online: aqui.


Oradores
Luís Veiga da Cunha,
Nunes Correia,
Joaquim Poças Martins

Mais informação aqui.


VIDEO YOUTUBE
Reveja esta sessão 
online: aqui.


Oradores
Viriato Soromenho Marques,
Carlos Borrego, Tânia Barbosa

Mais informação aqui.


VIDEO YOUTUBE
Reveja esta sessão 
online: aqui.


Oradores
Luís Valente de Oliveira, Rui
Azevedo, António Sarmento

Mais informação aqui.


VIDEO YOUTUBE
Reveja esta sessão 
online: aqui.


Oradores
Joan Trullén, Carlos Brazão,
José Mendes, Rui Moreira

Mais informação aqui.
Compre o seu bilhete aqui.

TRANSMISSÃO ONLINE
Veja esta sessão em directo
via online: aqui


Actividades Relacionadas
TARIFÁRIO

Bilhete conjunto: 20 euros - garanta o seu acesso a todas as sessões deste Ciclo e poupe 15 euros.
Bilhete por sessão: 5 euros
Bilhete estudante e maiores de 65: 2,50 euros
Amigos de Serralves em todas as categorias: Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete na recepção do Museu.

Para mais informações contacte: a.oliveira@serralves.pt

SAIBA MAIS SOBRE A CONFERÊNCIA RIO+20

Duas décadas volvidas sobre a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92), são alvo de preocupação crescente:
• os desafios colocados pelo impacto das alterações climáticas, da dissipação da biodiversidade e dos recursos naturais, da escassez alimentar e energética, da persistência das assimetrias sociais intra- e inter-países e do flagelo da pobreza, entre outros;
• as dificuldades e incertezas geradas pela recente crise económica e financeira, com o agudizar dos problemas económicos e sociais, incluindo o desemprego e os efeitos associados; que tendem a relegar para segundo plano as questões do ambiente, da sustentabilidade e da equidade; sendo também conducentes a uma forte desilusão e questionamento do paradigma económico dominante, e a um sentimento de fadiga da sociedade civil face às sucessivas falhas de mercado e de governo;

Neste contexto, a comunidade internacional, através das Nações Unidas, entendeu ser imperativa uma nova e reforçada abordagem (incluindo a geração de um compromisso político renovado) à temática do desenvolvimento sustentável, numa perspectiva holística, multi-temática, multi-nível e centrada no longo prazo, razão pela qual decorrerá em Junho de 2012 a Conferência Rio+20. Esta Conferência centrar-se-á em dois tópicos: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

A transição para uma economia verde é, cada vez mais, perspectivada como um eixo fundamental na compatibilização entre prosperidade económica e sustentabilidade ambiental, dois aspectos sobre os quais não deve impender uma inevitável contradição.
Esta transição, materializada em estratégias, práticas e tecnologias de produção e consumo de “baixo carbono”, eficientes na utilização de recursos, e imbuídas de preocupações mais abrangentes de equidade social e de melhoria do bem-estar humano, não é fácil, nem evidente. Exige uma consideração equilibrada de múltiplos objectivos, nada simples de conciliar, e que obrigam a escolhas complexas. Impõe a convergência de visões e acções e o envolvimento de uma multiplicidade de actores da sociedade civil, da economia, da esfera governamental – em múltiplas escalas territoriais e de governação. Convoca respostas sistémicas, e uma maior coordenação entre os diversos domínios de política pública (económica, social, ambiental), através de uma mais eficaz governação multi-nível (global, (macro)regional, nacional e local). Implica um repensar de mecanismos de incentivo, novas ideias e soluções – e, acima de tudo, melhor capacidade de implementação e de obtenção de resultados tangíveis.

  • LocalAuditório de Serralves
  • Publico AlvoGeral
  • Horário21h30 - 23h00
  • Dias 10 MAI 2012 - 19 JUL 2012

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves