Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
“Sem título” (1994-95) de Helena Almeida no TNSJ
de 17 OUT 2015 a 13 DEZ 2015
Com esta obra da artista Helena Almeida (Lisboa, 1934), damos continuidade à colaboração da Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea com o Teatro Nacional São João (TNSJ), que envolve a apresentação regular de peças da sua coleção nos espaços do Teatro. 

Nesta sequência fotográfica composta por vinte elementos de grande formato, Helena Almeida (Lisboa, 1934) faz-se fotografar a distâncias várias. Nas imagens centrais da série ganha destaque a sua mão, exibindo uma mancha de tinta vermelha. A escala e o número de elementos que a constituem, associados à dimensão espacial que sobressai do percurso/performance da artista pelo espaço fotografado, revelam uma abordagem inovadora da artista à relação do corpo com o espaço – o chão, a parede.

O método de trabalho de Helena Almeida mantém-se inalterado desde que, em 1969, começou a trabalhar com fotografia. Aos desenhos preparatórios, concisos e de contornos definidos, seguem-se fotografias preliminares e, a partir dos anos 1980, registos em vídeo, usados para ensaiar gestos e enquadramentos. Quando a imagem fotográfica é captada, tudo se conjuga para corresponder à intenção de, como a artista afirma, "pôr as coisas de forma a que as pessoas as vejam”. As fotografias são, desde sempre, feitas por alguém que a conhece bem: o seu marido, o arquiteto Artur Rosa; o corpo que nelas surge é sempre o seu porque a artista o reconhece como o seu melhor modelo; e o espaço onde tudo acontece é o mesmo ateliê, agora seu, onde em criança posava para o pai, o escultor Leopoldo de Almeida (Lisboa, 1898–1975).

Para Helena Almeida, o importante é o processo e foi através desta aparente prática tradicional de ateliê que a artista, que se define como pintora, desenvolveu a sua visão, tão pessoal quanto radical, da desconstrução conceptual da linguagem da pintura ocorrida no contexto internacional de finais dos anos 1960. A sua obra tem abordado o espaço pictórico a partir de uma crescente consciência da expressividade do seu próprio corpo e testado os limites de diferentes códigos artísticos, da fotografia à performance e da pintura ao cinema, passando, em décadas mais recentes, pela escultura e a arquitetura.

A apresentação desta obra "Sem Título” de Helena Almeida decorre em simultâneo com a exposição "Helena Almeida: A minha obra é o meu corpo, o meu corpo é a minha obra” patente no Museu de Serralves entre 17 de outubro de 2015 e 10 de janeiro de 2016. A mostra salienta a importância do corpo – que regista, ocupa e define o espaço – e o seu encontro performativo com o mundo nas obras realizadas pela artista de meados dos anos 1960 até à atualidade.

Coprodução: Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, TNSJ


Imagem: Helena Almeida, Sem título, 1994-1995. Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 1995. Foto Filipe Braga, © Fundação de Serralves, Porto.

Actividades Relacionadas
Parceria
#
  • LocalTeatro Nacional São João, Salão Nobre
  • Dias 17 OUT 2015 - 13 DEZ 2015

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves