Facebook Linkedin Twitter
#

Serralves em Festa 2016: Juntar Mundos

CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
SERRALVES EM FESTA 2016
de 04 JUN 2016 a 05 JUN 2016
2-3 jun (qui-sex), Baixa do Porto | 4-5 jun (sáb-dom), Serralves 
40 HORAS NON-STOP, ENTRADA GRATUITA! 

A 13ª edição do Serralves em Festa realiza-se a 4 e 5 de junho de 2016, durante 40 horas consecutivas, das 8 da manhã de sábado à meia-noite de domingo. É o maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa, com centenas de atividades a decorrer nos vários espaços da Fundação de Serralves e também em alguns locais da baixa do Porto. Ao longo dos anos tornou-se ponto de passagem obrigatório para milhares de visitantes portugueses e estrangeiros.
A edição de 2016 do Serralves em Festa contará com a presença do Senhor Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que visita a Festa no dia 5 de junho, domingo, às 11h00.
A programação do Serralves em Festa integra propostas que ilustram a interação das artes visuais com as artes performativas, apresentadas numa relação estreita e integrada com as atividades regularmente desenvolvidas no Museu e no Parque de Serralves. Estão representadas as áreas disciplinares da Música, Dança, Performance, Circo Contemporâneo, Teatro e Cinema, Fotografia e ainda um extenso programa de oficinas e visitas orientadas.

JUNTAR MUNDOS
O tema da edição de 2016 do Serralves em Festa 2016, "Juntar Mundos”, reflete exemplarmente o espírito desta celebração anual das artes e da cultura: ao apresentar o trabalho de artistas oriundos de várias partes do mundo, que nestas 40 horas se reúnem numa autêntica lição de convivência intercultural, o Serralves em Festa mostra-nos como podemos viver em conjunto.

FORA DE SERRALVES TAMBÉM HÁ FESTA!
À imagem de anos anteriores, o Serralves em Festa acolhe a participação da comunidade local e nacional, mas também de artistas vindos de todo o mundo, e estabelece parcerias com outras entidades culturais, sociais, educativas e artísticas da cidade do Porto e do país. A Festa sai, por isso, mais uma vez, dos muros de Serralves e apresenta projetos na Baixa do Porto, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer.

Em 2015 a 12ª edição do "Serralves em Festa” teve mais de 140 000 visitantes, mais de 300 voluntários, e contou com mais de 200 eventos reforçando durante dois dias uma verdadeira existência coletiva, na qual públicos e artistas partilham lugares e experiências marcantes.
Este momento único de atração e diversificação de visitantes, promovendo de modo ímpar Serralves, a cidade do Porto e o próprio País, tem sido possível com o contributo de todos os voluntários nas mais diversas áreas.

Junte-se a nós e participe como voluntário!
Qualquer dúvida ou pedido de informação envie correio eletrónico para voluntariadosef@serralves.pt, a que responderemos com a maior brevidade possível.

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 25 MAIO
Para se inscrever, preencha este formulário online, anexando a Declaração de Imagem e Depoimentos devidamente assinada. 
Não existe idade mínima para participar neste programa, mas os candidatos menores de 18 anos terão de submeter esta declaração de autorização do encarregado de educação, devidamente assinada no formulário online.
Na programação de Música destaca-se o concerto dos Natural Information Society & Guests, que acontece às 18h de sábado, no Prado. A banda fundada pelo músico americano Joshua Abrams apresenta no Serralves em Festa um concerto com músicos portugueses convidados e com ambientes psicadélicos que aliam um vasto leque de sonoridades e metodologias contemporâneas, incluindo o jazz e o minimalismo. Ainda em destaque está 
Interactive Ball, do australiano Jon Rose, apresentado no domingo às 19h30 na Clareira das Bétulas. Neste projeto uma bola gigante irá gerar sons com a ajuda do público.

Ainda na Música, o Serralves em Festa apresenta este ano os Calibro 35, uma banda funk de Milão que nos seus concertos revisita bandas sonoras de filmes a que se juntam elementos de vários estilos musicais, do rock ao jazz e à música improvisada. Os Calibro 35 atuam no Prado às 20h15 de domingo. Durante as 40 horas do Serralves em Festa será apresentado em contínuo na Casa de Serralves o projeto Oxidation Machine. Do encontro inédito entre o portuense Jonathan Saldanha e vários músicos e produtores convidados nasce um fluxo constante de som e luz com base em arquivos sonoros e sons captados no Parque de Serralves. O público é convidado a passar a noite na Casa de Serralves, numa experiência imersiva.

Festa no Prado, no sábado de madrugada, é um dos pontos altos de todas as edições do Serralves em Festa. Em 2016 destaca-se, às 03h00, o projeto 
Powerplant de um dos nomes mais importantes da música eletrónica britânica dos últimos anos: Shackleton, que aqui se rodeia de um grupo de bateristas e percussionistas. Antes, à 01h30, chega diretamente de Chicago RP Boo, um dos criadores do movimento footwork, nascido naquela cidade norte-americana.
Circo Contemporâneo desperta todos os anos a curiosidade de milhares de visitantes do Serralves em Festa e acontece no sábado e no domingo, às 22h, na Clareira das Azinheiras. Nesta 13ª edição, a Festa recebe o projeto Plan B, de Aurélien Bory e Phil Soltanoff, da Compagnie 111, de França. É um espetáculo pleno de movimento e acrobacia num diálogo desafiante com a gravidade, imposto pela geometria vertical da cenografia.

Na Dança Contemporânea destaca-se o projeto da italiana Maria Donata D’Urso, Strata.2, com três apresentações durante a Festa. Esta proposta performativa resulta da vontade da coreógrafa em experimentar, através do movimento coreográfico, superfícies ambíguas dando especial atenção à exploração do corpo e da pele para construir composições espaciais onde são experimentados estados de presença e ausência, interior e exterior. No sábado e no domingo às 19h30 o brasileiro Volmir Cordeiro traz a Serralves a sua peça Ciel, onde dança uma multitude de corpos ausentes de uma identidade e nome individual para problematizar a invisibilidade dos povos minoritários ou mais marginalizados.

Ainda na Dança, Pedro Prazeres apresenta em estreia absoluta a peça Eu – Globulus, sábado e domingo às 17h30 no Passeio da Levada. Esta é uma instalação de dança construída especificamente para o Parque de Serralves onde o público é convidado a encontrar diferentes proximidades, imaginários e relações através de uma coreografia-instrumento de perceção da paisagem.
No Teatro destaca-se o projeto E se tudo fosse amarelo?, de Sílvia Real, a acontecer no sábado às 12h no Auditório. Esta é uma peça de teatro/dança em que as crianças têm espaço de experimentação, de invenção, de pensamento e de diálogo assente em várias linguagens como a dança, o teatro, a música e a filosofia. A infância é aqui valorizada pois acolhe o que há nela de imprevisto, de inesperado e de novo.

Também em destaque no Teatro estará Sem remetente, de Quique Mendez, com várias apresentações ao longo dos dois dias de Festa, sempre na Clareira das Bétulas. Usando técnicas de circo e escadas acrobáticas, Mendez manipula objetos e encontra soluções hilariantes para as dificuldades que vai criando.

No dia 3 de junho às 22h é apresentado no Centro do Porto o projeto musical Wreck, de Jon Rose (que também apresenta em Serralves o seu Interactive Ball). Neste projeto, Rose transforma um automóvel duma sucata (ou o que dele resta) num instrumento musical. Com a participação dum grupo de músicos do Porto, irá trabalhar ritmos metálicos, zumbidos e outros sons arrancados dos destroços. Uma instalação/performance de vibrações sonoras com uma imensa intensidade musical e de vídeo.

No Terreiro da Sé do Porto, nos dias 2 e 3 de junho às 19h30, a italiana Maria Donata D’Urso apresenta a performance Strata.2, uma proposta performativa para o espaço exterior assente numa escultura elástica e alterável, instalada no espaço urbano. Definida por este volume escultórico Strata.2 permite à performer jogar sem limites com o seu peso gerando contínuas linhas de movimento e novos desequilíbrios. O espectador poderá observá-la de vários pontos de vista movimentando-se à sua volta. As diferentes perspetivas propõem um novo olhar sobre o corpo performativo: uma organização imprevisível de eixos e de apoios mas sem qualquer hierarquização.

Numa loja da Avenida dos Aliados, o espanhol Alex Mendizabal apresenta uma instalação sonora performativa a partir de várias dezenas de balões.

Diretora Geral: Odete Patrício
Diretora do Museu: Suzanne Cotter
Diretora de Recursos e Projetos Especiais: Rui Costa
Diretor Comercial de Desenvolvimento e Comunicação: Miguel Rangel
Diretora Administrativo-Financeira: Sofia Castro

Música, Dança, Performance, Teatro e Circo Contemporâneo 
Programação: Serviço de Artes Performativas (Cristina Grande e Pedro Rocha)
Produção Executiva: Ana Conde

Visitas, Oficinas e Teatro para a Infância e Juventude
Programação: Serviço Educativo (Elisabete Alves e Denise Pollini)
Produção Executiva: Diana Cruz

Circo Contemporâneo,  Teatro de Rua e Teatro para a Infância e Juventude
Consultor: Giacomo Scalisi

Produção Executiva: Lovers & Lollypops
O BPI e a UNICER são, desde 2005, os mecenas exclusivos do Serralves em Festa. 

O BPI, fundador de Serralves, mecenas do Museu, mecenas da grande exposição anual e mecenas da newsletter, acompanha e apoia as atividades da Fundação de Serralves desde a abertura do Museu e é uma das instituições portuguesas com maior tradição no apoio às artes. 

UNICER, dona da Super Bock, é Fundadora de Serralves desde  1989, ano de constituição desta instituição. Ao longo dos anos a colaboração tem vindo a crescer, sempre tendo em vista a criação, a dinamização e a divulgação da cultura e da criatividade, nas suas várias expressões. É neste âmbito que a Super Bock – a marca de cerveja preferida dos portugueses – se associa ao Serralves em Festa como Patrocinador em 2005, um apoio que se estende a outras iniciativas promovidas pela Fundação, anualmente. Através deste evento, a Super Bock enquanto marca festiva e enérgica, promove os valores que lhe são característicos como o convívio, a diversão e a autenticidade, ao mesmo tempo que reforça a sua ligação às Indústrias Criativas, já que cria um conjunto de ativações específicas para o público que participa nas 40 horas non-stop do Serralves em Festa. 

#
  • LocalMuseu e Parque
  • Horário08h00 - 00h00
  • Dias 04 JUN 2016 - 05 JUN 2016

PROGRAMA COMPLETO


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves