Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
UM OLHAR PARA A ARTE CONTEMPORÂNEA: "PHILIPPE PARRENO: A TIME COLOURED SPACE"
22 ABR 2017
DA MÃO PARA A APROPRIAÇÃO: COMO É QUE É ARTE CONTEMPORÂNEA? Encontro na exposição PHILIPPE PARRENO: A TIME COLOURED SPACE com Sofia Ponte, investigadora.

Ao longo desta conversa, pretende-se estabelecer um espaço de troca de ideias e de colocação de questões sobre temas relacionados com a natureza conceptual da arte contemporânea. A apropriação, por exemplo, é uma estratégia conceptual em arte que provoca, e que também exige, uma nova organização do olhar. Na perspectiva de contribuir para a desconstrução dos aparelhos da ordem e da autoridade que perpetuam, preservam e legitimam a ocorrência mais frequentemente de certo tipo de representações artísticas, a apropriação é uma das estratégias mais irónicas praticadas pelos artistas contemporâneos na concretização de obras de arte em condições materiais mínimas. Por vezes, a estratégia da apropriação transforma-se no conteúdo integral da obra de arte inspirando no visitante/espetador uma profunda meditação sobre as convenções que enquadram as práticas artísticas e os seus objetos. 

Lotação: 25 pessoas
Acesso: mediante aquisição de bilhete Museu e Parque (emitido no dia)
Mecenas Exclusivo do Museu e da Exposição
  • LocalMuseu de Serralves
  • Horário17h00 - 18h30
  • Dias22 ABR 2017
Sofia Ponte (n. 1978, Lisboa) Doutorada na Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (FBAUP) com a tese Transformar Arte Funcional em Objeto Museal (2016). Leciona teoria de Arte Contemporânea e áreas afins na FBAUP desde 2011. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) entre 2012-2016. Completou o Mestrado em Cultura Visual na Escola de Arquitetura e Planeamento do MIT em 2008, e licenciou-se em Escultura na FBAUP em 2001. Investigadora integrada do 2iADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade.
Este novo programa do Serviço Educativo do Museu de Serralves pretende promover uma aproximação do nosso público ao universo da arte contemporânea. Tomamos como ponto de partida as nossas exposições temporárias para introduzir temas e problemáticas centrais à arte contemporânea.
Sempre aos sábados, este programa possui o carácter de desvelar a arte contemporânea ao público em geral. Cada encontro terá um enfoque específico e as obras presentes nas exposições serão o mote para a conversa nas galerias. 

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves