#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
Visita à exposição para Amigos de Serralves
07 FEV 2015
Visita à exposição para Amigos de Serralves por Ricardo Nicolau.
Lotação: 30 pessoas
Acesso: gratuito 

Dedicada à prática do arquiteto, urbanista, teórico e pedagogo polaco Oskar Hansen (1922-2005), esta exposição traça a evolução da sua teoria da Forma Aberta desde a origem, nos projetos arquitetónicos do próprio, até à sua aplicação no cinema, em jogos visuais e em práticas performativas, suas e de outros artistas.
Hansen integrou o grupo de arquitetos Team 10, cuja moldura teórica, divulgada principalmente através do ensino e de publicações, teve uma influência profunda no desenvolvimento do pensamento arquitetónico na segunda metade do século XX, em especial na Europa. Para Hansen o papel do arquiteto na modelação do espaço limitava-se à criação de um "contexto criativo”, cabendo à arquitetura expor a diversidade de atividades e indivíduos que partilham um espaço. Centrado no processo, na subjetividade e na criação de um enquadramento para a expressão individual, Hansen converte a arquitetura num instrumento a ser transformado pelos seus utilizadores e facilmente adaptado às necessidades dinâmicas destes.
Quando foi professor na Academia de Belas Artes de Varsóvia, Hansen incutiu a sua teoria da Forma Aberta em inúmeras gerações de estudantes, encorajando-os a prosseguir práticas artísticas para lá dos limites das disciplinas tradicionais.
A exposição desenvolve a ideia da Forma Aberta nas principais áreas em que o arquiteto a aplicou. Os seus três segmentos – Pedagogia da Forma Aberta, Arquitetura de Atividades e Política de Escala – são seguidos de Tradição da Forma Aberta, que se localiza no mezanino da biblioteca de Serralves e examina a apropriação do conceito de Forma Aberta nas obras de outros artistas. A arquitetura dos trabalhos e objetos expostos faz referência aos projetos para exposições do próprio Hansen e torna-se parte integrante da mostra. 

"Oskar Hansen: Forma Aberta” é comissariada por Aleksandra Kedziorek e Lukasz Ronduda e organizada pelo Museu de Arte Moderna de Varsóvia e pelo Museu de Arte contemporânea de Barcelona (MACBA), em associação com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto.

Comissariado: Aleksandra Kedziorek e Lukasz Ronduda


Design de exposição por CENTRALA


Imagem: Oskar Hansen no congresso da AICA em Wroclaw, 1975. Fotografia: S. Stepniewski, impressão digital. Créditos: Oskar Hansen Archive, cortesia Museu da Academia de Belas-Artes de Varsóvia.

Mecenas da Exposição
  • LocalMuseu de Serralves
  • Horário15h30 - 16h30
  • Dias07 FEV 2015

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves