Facebook Linkedin Twitter

BioBlitz Serralves Escolas

16-20 ABR: ESCOLAS

O BioBlitz Serralves 2018 é um evento que tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies (fauna e flora), presentes no Parque de Serralves, num curto período de tempo, funcionando como uma "inventariação biológica relâmpago”.
Um Bioblitz difere de outros inventários científicos pelo intenso esforço de concentrar muitas pessoas – especialistas de várias áreas, voluntários, famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade – com a determinação comum em descobrir a Biodiversidade de um determinado local.

Acesso: participação gratuita mediante inscrição prévia (sujeita a lotação) - as inscrições serão aceites por ordem de chegada.
Inscrições: preencha o formulário de inscrição e a ficha de pré-marcação (que deve ser enviada por email ao Serviço Educativo da Fundação de Serralves a/c Anabela Silva - a.silva@serralves.pt).

Temáticas: Árvores e arbustos; Anfíbios; Morcegos; Micromamíferos; Líquenes; Briófitas; Aves; Répteis; Insetos; Cogumelos. 
Horários: 9h30-12h30 e 14h30-16h30
Duração: 1h 

A semana é reservada à participação das Escolas convidando alunos e professores a conhecer a biodiversidade do Parque de Serralves, participando nas seguintes atividades:
- Oficinas Científicas e Pedagógicas, orientadas pela equipa de Educadores do Serviço Educativo Ambiente e Artes, que enquadram e exploram as 10 temáticas de forma científica e pedagógica.
- Saídas de Campo, conduzidas e orientadas por investigadores do CIBIO-InBIO – uma oportunidade única para experienciar em primeira mão o trabalho realizado por especialistas no âmbito da inventariação de Biodiversidade.
- Jogos (Bioquiz e Biodiversidade "Cada macaco no seu galho”)
- Jogos Pedagógicos Lipor ("Descobre a Biodiversidade” e "Ambiente e Sustentabilidade”)

Consulte a informação sobre os diferentes grupos biológicos que vamos abordar, horários e tipologias de atividade, preencha a Ficha de pré-marcação e submeta o pedido por e-mail para: a.silva@serralves.pt
Posteriormente receberá confirmação enviada pelo Serviço Educativo.

COMO REGISTAR DADOS RECOLHIDOS NAS ATIVIDADES
Os Professores/Educadores e os alunos podem registar os dados recolhidos nas atividades sobre a Fauna, Briófitas (musgos), Líquenes e Árvores e Arbustos nestes suportes:
A Plataforma "Biodiversidade e Ambiente” é um centro de recursos sobre biodiversidade em contexto urbano que pretende difundir conhecimento científico nesta área junto de públicos diversificados. 
O Parque de Serralves é dado a conhecer nas vertentes flora, fauna e qualidade do ambiente, estando disponíveis online brochuras informativas e sugestões de atividades. O público é ainda convidado a monitorizar ocorrências no Parque através de fichas de campo e protocolos de observação disponibilizados, contribuindo para a produção de dados científicos sobre biodiversidade urbana. Esta plataforma acolhe o projeto de Citizen Science de Serralves, disponibilizando vários recursos educativos online de forma gratuita, como protocolos de amostragem, guias de campo, folhetos informativos, cadernos de atividades para famílias e para escolas, assim como documentários audiovisuais para cada grupo biológico e ambiental em estudo.
Uma semana dedicada às Escolas e à partilha do conhecimento e de experiências sobre Biodiversidade! Participem!
O que significa BioBlitz?
"Bio” significa vida e "Blitz” fazer algo rápido e intensivamente.
A iniciativa tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies, numa área específica, ao longo de um curto período de tempo, funcionando como uma inventariação biológica relâmpago.

Como funciona?
As espécies são classificadas em diferentes grupos biológicos, de que são exemplo: as plantas, líquenes, cogumelos, répteis, anfíbios, invertebrados, aves, micromamíferos. O resultado final de um BioBlitz é a contagem das espécies encontradas em cada um destes grupos.
Em que difere de outro inventário científico?
Um inventário científico é normalmente limitado a biólogos e outros investigadores. No BioBlitz participam, além de cientistas voluntários, famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade.

Porquê um BioBlitz em Serralves?
O Parque de Serralves constitui-se como parte fundamental da estrutura ecológica do Porto, contribuindo para a diversidade potencial de habitats que ocorrem no espaço urbano. O BioBlitz contribui para aumentar o conhecimento existente e para o partilhar com o público.

Já encontraram espécies novas em Serralves?
Sim. Em 2016, na 3ª edição do BioBlitz Serralves, das 684 observações de 125 espécies, 20 foram espécies novas.

Quais as espécies mais observadas nos últimos Bioblitz?
As mais observadas foram o sapo-parteiro-comum, a rã-verde, a salamandra-de-pintas-amarelas, o tritão-de-ventre-laranja, o melro, o musaranho-de-dentes-brancos e o escaravelho-do-alecrim.

BIOBLITZ 2018 escolas


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves