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À DESCOBERTA DA QUINTA

A Quinta de Serralves localiza-se na parte sul da propriedade. Além de um conjunto de estruturas agrícolas compostas por um celeiro, um lagar, uma cavalariça, uma casa de habitação, telheiros, uma eira e cortes de animais, a Quinta possui extensos campos agrícolas, onde hoje estão instalados Prados, Horta e um Jardim de Aromáticas.
Este Laboratório explora conceitos como: de onde vem o que comemos? Como é produzido? Quais os alimentos que fazem bem à saúde e porque é que a saúde do meio ambiente determina a saúde humana? De onde vêm as fibras têxteis que servem para nos vestirmos? Quais os animais domésticos autóctones do norte de Portugal e porque são especiais? Como cultivar uma Horta e porque é que existem plantas companheiras e insetos auxiliares? Fechar ciclos de produtividade. Aprender a fazer compostagem.
Descobrir e reatar conexões com os ciclos da Natureza e conhecer as atividades fundamentais da produção de alimentos, é fundamental para a formação integral de crianças e jovens, principalmente aqueles que habitam em contexto urbano.

TEMAS: Alimentação e Saúde; A Horta e os Animais da Quinta; Ciclos da Quinta; A Natureza através dos sentidos

Orientação: Catavento − Projetos Educativos, Dina Marques, Eliana Barbosa, Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: ensinos pré-escolar e básico
Funcionamento: 1h30 duração (pré-escolar), 2h (ensino básico)
Lotação: 15 crianças (mínimo)/30 crianças (máximo)

OS ALIMENTOS ATRAVÉS DA HISTÓRIA 
Qual a diferença entre uma planta espontânea e uma planta cultivada? Conseguiremos distinguir variedades tradicionais de alguns alimentos típicos da nossa dieta? O que comeriam os nossos antepassados? Através de uma viagem no tempo, vamos recuar à Idade da Pedra. Com frutos, cereais, leguminosas e oleaginosas utilizadas na época, convidamos os Chefs arqueobotânicos a elaborar um menu pré-histórico.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 2º ano: A saúde do seu corpo/Os seres vivos do seu ambiente, 3º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A agricultura

OS ALIMENTOS DA HORTA 
Vamos conhecer a diversidade de plantas da Horta e identificar os órgãos que têm função alimentar. Como diferem os seus sabores, cores, aromas e texturas? Vamos experimentar produzir germinados, fermentados e desidratados e provar algas e insetos como novas fontes alimentares.
Orientação: Dina Marques
Articulação curricular: pré-escolar; 2º ano: A saúde do seu corpo - Os seres vivos do seu ambiente

COMER BEM E BEM MEXER DÁ SAÚDE E FAZ CRESCER 
Vamos vestir a bata de nutricionistas e realizar testes simples de identificação de nutrientes em alimentos. Porque comer bem e bem mexer dá saúde e faz crescer, nada como aprender a interpretar a roda dos alimentos e a calcular o nosso Índice de Massa Corporal (IMC). 
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica 
Articulação curricular: 2º ano: A saúde do seu corpo/Os seres vivos do seu ambiente; 3ºano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A agricultura 

GASTRONOMIA DARWINISTA
As especiarias e as ervas aromáticas possuem uma atividade antimicrobiana natural, existindo a teoria de que terão sido utilizadas ao longo da história como conservantes naturais dos alimentos, sobretudo em países de climas mais quentes. 
Vamos identificar os microrganismos que se desenvolvem mais comumente em alimentos do dia-a-dia e realizar antibiogramas, recorrendo a especiarias e a ervas aromáticas do jardim de Serralves.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica 
Articulação curricular: 2º ano: A saúde do seu corpo/Os seres vivos do seu ambiente

COZINHA MOLECULAR
A cozinha pode ser um verdadeiro laboratório científico. Recorrendo a derivados de algas e de bactérias e a leveduras, vamos produzir espumas, esferificações e géis comestíveis, que podem transformar-se em alimentos alternativos e saudáveis como lollipops de maçã, caviar de groselha ou esparguete de pêssego.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 2º ano: A saúde do seu corpo

ESTUFA EM MINIATURA
Que bom poder explorar a Horta e observar os diferentes legumes plantados! E se pudéssemos saborear os legumes que nós próprios plantámos? Fácil! Juntamos terra, sementes e água e criamos uma estufa em miniatura para cuidar e ver crescer as plantas ao longo do tempo.
Orientação: Catavento − Projetos Educativos
Articulação curricular: pré-escolar: formação pessoal e social e área do conhecimento do mundo

ANIMAIS DA QUINTA
Na Quinta de Serralves habitam animais com características diferentes. Vamos conhecê-los, saber os seus nomes, observar os seus comportamentos e aprender sobre os seus hábitos. 
Orientação: Catavento − Projetos Educativos
Articulação curricular: pré-escolar: formação pessoal e social e área do conhecimento do mundo

JARDINS VERTICAIS
Semear e cuidar das ervas aromáticas é a nossa missão. Vamos visitar o jardim onde elas vivem e, aproveitando garrafas de plástico, construiremos uma sementeira vertical para levarmos para casa.
Orientação: Catavento − Projetos Educativos 
Articulação curricular: pré-escolar: formação pessoal e social e área do conhecimento do mundo

ÁRVORES DA QUINTA
A Quinta de Serralves tem muitas árvores que a tornam atrativa e acolhedora. Todos juntos e em passeio, vamos descobrir a diversidade existente, observar os seus troncos e copas e saber que frutos nos poderão dar. 
Orientação: Catavento − Projetos Educativos
Articulação curricular: pré-escolar: formação pessoal e social e área do conhecimento do mundo

TINTAS E PIGMENTOS NATURAIS
Vamos explorar o jardim e a Horta para descobrir legumes, frutos e erva e apurar os sentidos com os cheiros fortes e as texturas variadas. No fim, vamos criar um painel com esta matéria-prima.
Orientação: Catavento − Projetos Educativos
Articulação curricular: pré-escolar: formação pessoal e social e área do conhecimento do mundo

A COMPOSTAGEM NA QUINTA
Vamos visitar o compostor da Horta e aprender os processos de decomposição que ocorrem numa pilha de composto. Oxigénio, temperatura e humidade vão ser fundamenais para que os microrganismos transformem a matéria orgânica em matéria inorgânica. Num vermicompostor as minhocas dão uma ajuda fundamental. Vem descobrir como funciona o ciclo da matéria na Natureza.
Orientação: Dina Marques 
Articulação curricular: 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente; 3º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A agricultura do meio local

UMA HORTA BIOLÓGICA
Numa visita à Horta de Serralves, vamos compreender como interagem os animais para criarem um ecossistema em equilíbrio. Produtores, consumidores, predadores e decompositores, são fundamentais nesta teia ecológica biodiversa. 
Vamos recolher e identificar algumas pragas comuns na Horta e aprender a produzir um biopesticida.
Orientação: Dina Marques
Articulação curricular: 3º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A agricultura 

ABRIGOS E ALIMENTADORES
Onde vive um escaravelho ou um bicho da conta? Onde se escondem as lagartixas? O que comem os piscos e os melros? Partindo da descoberta dos animais que habitam a Horta, vamos construindo pequenos abrigos e alimentadores, como hotéis de insetos, para instalar nos seus habitats. 
Orientação: Dina Marques
Articulação curricular: pré-escolar; 2º ano: À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local; 3º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade – A agricultura do meio local

ANIMAIS DOMÉSTICOS DE RAÇAS AUTÓCTONES DA QUINTA DE SERRALVES
O que é uma raça autóctone? Da biologia à genética, da ecologia à alimentação, vamos descobrir as raças autóctones que habitam a Quinta de Serralves e compreender como, ao longo dos tempos, estes animais foram convivendo com o Homem. Fazer queijo fresco, observar um ovo por dentro, testar as propriedades do leite e da carne, serão algumas das tarefas a desenvolver.
Orientação: Eliana Barbosa
Articulação curricular: 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local 

O CICLO DO MEL
Nas colmeias do Parque as abelhas não param. Vamos observar como se organiza uma colmeia e participar nas tarefas de limpeza e montagem dos quadros onde as abelhas depositam o mel. A sua orientação na Natureza sempre foi um mistério. Que plantas melíferas existem no Parque? Conseguiremos percecioná-las através de uma prova de mel?
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente; 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - Principais atividades produtivas nacionais

O CICLO DA LÃ
As ovelhas são mamíferos e, como tal, possuem uma camada protetora de pelo (lã) a cobrir a pele. As ovelhas de Serralves são da raça Bordaleira de Entre-Douro-e-Minho, uma das várias raças autóctones de ovinos de Portugal. Qual o seu ciclo de vida característico? Que funções desempenha a lã no animal? Vamos responder a estas questões e testar as propriedades desta fibra na absorção de poluentes atmosféricos e da humidade e como isolante térmico. 
Orientação: Eliana Barbosa
Articulação curricular: 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente; 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - Principais atividades produtivas nacionais

O CICLO DO LINHO
O linho é uma planta herbácea cultivada em Portugal desde a pré-história. Vamos explorar o ciclo de vida desta planta e conhecer as aplicações de alguns dos seus órgãos no vestuário, na saúde, na pintura ou na alimentação. Vamos realizar cortes microscópicos para observar a estrutura do caule do linho com as suas fibras e aprender a extrair o óleo das suas sementes, conhecido como linhaça.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente; 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - Principais atividades produtivas nacionais

O CICLO DE VIDA DAS BORBOLETAS
Nesta oficina são todos convidados a explorar a maternidade da Quinta, onde lagartas, crisálidas e ímagos convivem em harmonia num surpreendente ciclo de metamorfose. Vamos percorrer a Horta na procura das borboletas que habitam Serralves. Depois de as identificarmos, realizaremos pequenas sementeiras para criar um jardim para borboletas com as suas plantas hospedeiras preferidas.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente

O CICLO DO AZEITE
A oliveira milenar do Parque de Serralves vai inspirar-nos para uma aventura botânica em torno do azeite. Drupas multicolores, folhas lanceoladas, inflorescências esbranquiçadas… num formato de gincana, iremos desvendar as principais características morfológicas e as preferências ecológicas desta espécie.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente; 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - Principais atividades produtivas nacionais

SEMEAR, GERMINAR, COLECIONAR
Aprender a semear, a cuidar e a colher serão algumas das tarefas que nos permitirão compreender o fascinante mundo das plantas. E porque tão importante como compreender é saber preservar, vamos realizar uma coleção científica com exemplares de sementes, cascas, ou folhas do Parque de Serralves.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente; 2º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente

OVELHINHA…QUERO LÃ!
Todas as crianças conhecem a lã, mas nem todas sabem quem a produz e como se desenrola o processo desde a tosquia até às suas múltiplas aplicações.
Vamos conhecer as ovelhas da Quinta, saber o que é uma raça ovina autóctone e descobrir dos diferentes tipos de lã e as suas características.
Orientação: Eliana Barbosa
Articulação curricular: 3º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A agricultura do meio local

DO CEREAL SE FAZ O PÃO 
Vamos à Horta da Quinta ver o desenvolvimento dos cereais e conhecer os seus ciclos de produção, observar as cores e texturas dos diferentes grãos e descobrir as suas qualidades nutricionais. No final há que moer a farinha e preparar a massa para depois saborear um pão delicioso e supernutritivo.
Orientação: Dina Marques
Articulação curricular: 3º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A agricultura do meio local

LIVRINHOS PARA SEMEAR
Vamos construir livrinhos com histórias botânicas em páginas aromatizadas e polvilhadas de sementes. Depois de leres a história, poderás semear o teu livro-árvore e vê-lo crescer. Quantas mais sementes-história nascerão?
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente

VIAGEM PELOS AROMAS DO PARQUE
Qual o mecanismo das plantas de produção de odor? Qual a sua função na Natureza? Numa visita ao jardim das plantas aromáticas, à Horta e aos jardins, vamos selecionar os aromas a extrair para a produção do perfume a adicionar a sais de banho e a um bálsamo labial. 
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 1ºano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente; 2º ano: À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local

DA PLANTA À COR
As plantas tintureiras são utilizadas desde a antiguidade para o tingimento de tecidos e para a produção artesanal de tintas. Urze, casca de cebola, giesta ou camomila, resultarão em diferentes tonalidades para tingimento de fibras têxteis. Por que não experimentar produzir o nosso próprio papel indicador de pH ou tinta de escrita com bugalhos? 
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente; 


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