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À DESCOBERTA DA QUINTA

A Quinta de Serralves localiza-se na parte sul da propriedade. Para além de um conjunto de estruturas agrícolas compostas por um celeiro, um lagar, uma cavalariça, uma casa de habitação, telheiros, uma eira e cortes de animais, a Quinta possui extensos campos agrícolas, onde hoje estão instalados Prados, Horta e um Jardim de Aromáticas.
Este Laboratório explora conceitos tais como: de onde vem o que comemos? Como é produzido? Quais os alimentos que fazem bem à saúde e porque é que a saúde do meio ambiente determina a saúde humana? De onde vêm as fibras têxteis que servem para nos vestirmos? Quais os animais domésticos autóctones do norte de Portugal e porque são especiais? Como cultivar uma Horta e porque é que existem plantas companheiras e insetos auxiliares? Fechar ciclos de produtividade; aprender a fazer compostagem.
Descobrir e reatar conexões com os ciclos da Natureza e, conhecer as atividades fundamentais da produção de alimentos, é fundamental para a formação integral de crianças e jovens, principalmente aqueles que habitam em contexto urbano.

Articulação curricular: ensinos pré-escolar e básico
  •  Todas as oficinas propostas são adaptadas e orientadas segundo critérios diferenciadores mediante o nível de ensino a que se dirigem.
Duração das Oficinas: 1h30 (pré-escolar), 2h (ensino básico)
Lotação: 15 crianças (mínimo/30 crianças (máximo)
1.OS ALIMENTOS ATRAVÉS DA HISTÓRIA 
Qual a diferença entre uma planta espontânea e uma planta cultivada? Conseguiremos distinguir variedades tradicionais de alguns alimentos típicos da nossa dieta? O que comeriam os nossos antepassados? Através de uma viagem no tempo, vamos recuar à Idade da Pedra. Com frutos, cereais, leguminosas e oleaginosas utilizadas na época, convidamos os Chefs arqueobotânicos a elaborar um menu pré-histórico.
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar; 2º ano: A saúde do seu corpo/Os seres vivos do seu ambiente, 3º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A agricultura.

2.OS ALIMENTOS DA HORTA 
Vamos conhecer a diversidade de plantas da Horta e identificar os órgãos que têm função alimentar. Como diferem os seus sabores, cores, aromas e texturas? Vamos experimentar produzir germinados, fermentados e desidratados e provar algas como nova fonte alimentar.
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar; 2º ano: A saúde do seu corpo/Os seres vivos do seu ambiente.

3.COMER BEM E BEM MEXER DÁ SAÚDE E FAZ CRESCER 
Vamos vestir a bata de nutricionistas e realizar testes simples de identificação de nutrientes em alimentos. Porque comer bem e bem mexer dá saúde e faz crescer, nada como aprender a interpretar a roda dos alimentos e a calcular o nosso Índice de Massa Corporal (IMC). 
Articulação curricular (preferencialmente): 2º ano: A saúde do seu corpo/Os seres vivos do seu ambiente; 3º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A Agricultura; 9º ano: A importância de uma alimentação saudável. 

4.COZINHA MOLECULAR
A cozinha pode ser um verdadeiro laboratório científico. Recorrendo a derivados de algas e de bactérias e a leveduras, vamos produzir espumas, esferificações e géis comestíveis, que podem transformar-se em alimentos alternativos e saudáveis, como lollipops de maçã, caviar de groselha ou esparguete de pêssego.
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar; 2º ano: A saúde do seu corpo.

5.ESTUFA EM MINIATURA
Que bom poder explorar a Horta e observar os diferentes legumes plantados! E se pudéssemos saborear os legumes que nós próprios plantámos? Fácil! Juntamos terra, sementes e água e criamos uma estufa em miniatura para cuidar e ver crescer as plantas ao longo do tempo.
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar: formação pessoal e social e área do conhecimento do mundo

6.ANIMAIS DA QUINTA
Na Quinta de Serralves habitam animais com características diferentes. Vamos conhecê-los, saber os seus nomes, observar os seus comportamentos e aprender sobre os seus hábitos. 
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar: formação pessoal e social e área do conhecimento do mundo

7.JARDINS VERTICAIS
Semear e cuidar das ervas aromáticas é a nossa proposta. Vamos visitar o jardim onde elas vivem e, aproveitando garrafas de plástico da reciclagem, construiremos uma sementeira vertical para levarmos para casa.
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar: formação pessoal e social e área do conhecimento do mundo

8.ÁRVORES DA QUINTA
A Quinta de Serralves tem muitas árvores que a tornam atrativa e acolhedora. Todos juntos e em passeio, vamos descobrir a diversidade existente, observar os seus troncos e copas e saber que frutos nos poderão dar. 
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar: formação pessoal e social e área do conhecimento do mundo

9.TINTAS E PIGMENTOS NATURAIS
Vamos explorar o jardim e a Horta para descobrir legumes, frutos e outras plantas e apurar os sentidos com os cheiros fortes e as texturas variadas. No fim, vamos criar um painel com esta matéria-prima.
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar: formação pessoal e social e área do conhecimento do mundo

10.A COMPOSTAGEM NA QUINTA
Vamos visitar o compostor da Horta e aprender os processos de decomposição que ocorrem numa pilha de composto. Oxigénio, temperatura e humidade vão ser fundamenais para que os microrganismos transformem a matéria orgânica em matéria inorgânica. Num vermicompostor, as minhocas dão uma ajuda fundamental. Como funciona o ciclo da matéria na Natureza?
Articulação curricular (preferencialmente): 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente; 3º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A agricultura do meio local.

11.UMA HORTA BIOLÓGICA 
Numa visita à Horta de Serralves, vamos compreender como interagem os animais para criarem um ecossistema em equilíbrio. Produtores, consumidores, predadores e decompositores são fundamentais nesta teia ecológica biodiversa. Recolher e identificar algumas pragas comuns na Horta e aprender a produzir um biopesticida são os desafios lançados!
Articulação curricular (preferencialmente): 3º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A agricultura.

12.ANIMAIS DOMÉSTICOS DE RAÇAS AUTÓCTONES DA QUINTA DE SERRALVES
O que é uma raça autóctone? Da biologia à genética, da ecologia à alimentação, vamos descobrir as raças autóctones que habitam a Quinta de Serralves e compreender como, ao longo dos tempos, estes animais foram convivendo com o Homem. Fazer queijo fresco, observar um ovo por dentro, testar as propriedades do leite e da carne, serão algumas das tarefas a desenvolver.
Articulação curricular (preferencialmente): 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local 

13.O CICLO DO MEL
Nas colmeias do Parque as abelhas não param. Vamos observar como se organiza uma colmeia e participar nas tarefas de limpeza e montagem dos quadros onde as abelhas depositam o mel. A sua orientação na Natureza sempre foi um mistério. Que plantas melíferas existem no Parque? Conseguiremos percecioná-las através de uma prova de mel?
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar; 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente; 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - Principais atividades produtivas nacionais.

14.O CICLO DO AZEITE
A oliveira milenar do Parque de Serralves vai inspirar-nos para uma aventura botânica em torno do azeite. Drupas multicolores, folhas lanceoladas, inflorescências esbranquiçadas … num formato de gincana, vamos desvendar as principais características morfológicas e as preferências ecológicas desta espécie.
Articulação curricular (preferencialmente): 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente; 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - Principais atividades produtivas nacionais.

15.O CICLO DA LÃ
As ovelhas são mamíferos e, como tal, possuem uma camada protetora de pelo (lã) a cobrir a pele. As ovelhas de Serralves são da raça Bordaleira de Entre-Douro-e-Minho, uma das várias raças autóctones de ovinos de Portugal. Qual o seu ciclo de vida característico? Que funções desempenha a lã no animal? Vamos responder a estas questões e testar as propriedades desta fibra na absorção de poluentes atmosféricos e da humidade e como isolante térmico. 
Articulação curricular (preferencialmente): 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente; 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - Principais atividades produtivas nacionais

16.OVELHINHA…QUERO LÃ!
Todas as crianças conhecem a lã, mas nem todas sabem quem a produz e como se desenrola o processo desde a tosquia até às suas múltiplas aplicações.
Vamos conhecer as ovelhas da Quinta, saber o que é uma raça ovina autóctone e descobrir dos diferentes tipos de lã e as suas características.
Articulação curricular (preferencialmente): 3º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A agricultura do meio local

17.DO CEREAL SE FAZ O PÃO 
Vamos à Horta da Quinta ver o desenvolvimento dos cereais e conhecer os seus ciclos de produção, observar as cores e texturas dos diferentes grãos e descobrir as suas qualidades nutricionais. No final há que moer a farinha e preparar a massa para depois saborear um pão delicioso e supernutritivo.
Articulação curricular (preferencialmente): 3º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A agricultura do meio local.


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