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ENERGIA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

As Alterações Climáticas (AC) trazem consigo grandes impactes para a vida das gerações atuais e futuras e para os ecossistemas, dos quais a humanidade depende.
Por estas razões as AC têm sido e continuam a ser objeto de pesquisa científica intensa e debate público. Existem fortes evidências que apontam para o facto do aquecimento da Terra nos últimos 50 anos ser provocado grandemente pela atividade humana, salientando-se a queima de combustíveis sólidos e as mudanças na utilização dos solos, desde logo a ocorrência de desflorestações em grande escala. Sendo este um dos grandes desafios ambientais do séc. XXI, é importante incluir os mais novos no conjunto de conceitos científicos fundamentais à sua compreensão e discussão, de modo a possibilitar a adoção de posições informadas face a esta temática.

Articulação curricular: ensinos pré-escolar e básico
  •  Todas as oficinas propostas são adaptadas e orientadas segundo critérios diferenciadores mediante o nível de ensino a que se dirigem.
Duração das Oficinas: 1h30 (pré-escolar), 2h (ensino básico)
Lotação: 15 crianças (mínimo/30 crianças (máximo)

1.COMPREENDER AS ESTAÇÕES DO ANO
Num clima temperado crescemos com a variação sazonal ao longo do ano, marcada pelas quatro estacões: outono, inverno, primavera e verão. Mas nem todos os locais do planeta apesentam esta sazonalidade. Conseguiremos imaginar um local onde o sol não se põe durante vários meses? Vamos aprender algumas características deste astro e observar manchas solares.
Articulação curricular (preferencialmente): 3º ano: À descoberta do ambiente natural - Aspetos físicos do meio local.

2.VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ELETRICIDADE
Numa viagem pela história vamos manipular máquinas que marcaram os primórdios da descoberta dos princípios da eletricidade como a máquina de Wimshurst ou o gerador de Van de Graaff. Fios, crocodilos, casquilhos e luz! Explorando as propriedades da corrente elétrica, experimentaremos construir circuitos elétricos e uma pilha de Volta.
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar; 4º ano: À descoberta dos materiais e objetos; 7º ano: Terra em transformação – Energia; 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos.

3.AVENTURAS ELETRIZANTES
Explorando os efeitos da eletricidade estática, vamos construir palhinhas que se movem sem tocar, objetos que se agarram sem colar, cabelos que, magicamente, ficam no ar ou robots que pintam sem parar. Por que não terminar com um concerto musical onde as teclas são fruta?
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar; 4º ano: À descoberta dos materiais e objetos; 7º ano: Terra em transformação – Energia.

4.CORRIDA FOTOVOLTAICA
Nesta oficina vamos construir e testar o funcionamento de carrinhos fotovoltaicos, de forma a realizar uma competição solar entre equipas da turma. Motores, painéis, parafusos e rolamentos estarão a postos na rampa de lançamento instalada no Parque de Serralves.
Articulação curricular (preferencialmente): 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A qualidade do ambiente; 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos.

5.AVENTURA AEROESPACIAL
Vamos dar asas à imaginação e mãos à Ciência para construirmos objetos voadores tão curiosos quanto surpreendentes: aviões pipeta e super-foguetões. Entre pressões do ar e leis do movimento, só falta mesmo convidar o Sr. Newton para este festival aéreo especial: um dois três e lá vai a voar!
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar; 2º ano: À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local, 4º ano: À descoberta dos materiais e objetos.

6.OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Numa oficina dedicada aos combustíveis fósseis, nada como começar pelos princípios da combustão e pelas propriedades físico-químicas dos diferentes combustíveis resultantes da refinação do petróleo. Vamos finalizar com a aplicação de alguns subprodutos da refinação para produção de polímeros (poliuretano e bioplástico).
Articulação curricular (preferencialmente): 5º ano: compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida, 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos.

7.O INVENTOR DAS ENERGIAS LIMPAS
Nesta oficina de invenções, o desafio de produzir energias com recursos alternativos transforma-se numa verdadeira aventura: coletores-garrafa, frigoríficos-argila, células solares que emitam células vegetais, pilhas-limão, relógios de água ou lâmpada a vento. Bancada pronta para vires experimentar!
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar; 4º ano: À descoberta dos materiais e objetos; 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos.

8.ENERGIA SOLAR
Nesta oficina dedicada à Energia Solar, vamos testar a condutividade térmica de diversos materiais, para a aplicarmos na construção de um coletor e de um forno solar. Porque não finalizar com um petisco quente cozinhado com o sol?
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar; 4º ano: À descoberta dos materiais e objetos; 7º ano: Energia; 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos.

9.IMITANDO A FOTOSSÍNTESE
A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas produzem compostos orgânicos a partir da luz solar, graças à existência de um pigmento fotossensível, a clorofila. Compreendendo o espectro de absorção destes pigmentos, conseguiremos imitar a fotossíntese e produzir compostos que possam ser utilizados como fonte de energia? Vamos produzir uma célula fotovoltaica de Grätzel com materiais comuns, como a grafite, a pasta de dentes e o chá.
Articulação curricular (preferencialmente): 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos.

10.NOVOS COMBUSTÍVEIS
A utilização de fontes de energia alternativas e de materiais ecológicos são medidas importantes para um dia-a-dia sustentável. Vamos desmontar, montar e testar células de combustível e produzir biocombustível a partir de algas.
Articulação curricular (preferencialmente): 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos.

11.O EFEITO DE ESTUFA E AS CHUVAS ÁCIDAS
O Efeito de Estufa e as Chuvas Ácidas são dois efeitos poluentes que advêm do nosso estilo de vida atual. Nesta oficina vamos compreender as suas causas e os seus efeitos através da simulação experimental de um problema de poluição ambiental no Parque de Serralves.
Articulação curricular (preferencialmente): 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A qualidade do ambiente.

12.OS FOGOS FLORESTAIS
Para ocorrer um fogo florestal tem que existir a combinação de três ingredientes - um comburente, um combustível e uma fonte de ignição – no que designamos como triângulo do fogo. Nesta oficina dedicada aos fogos florestais, vamos identificar espécies vegetais com diferentes riscos de combustibilidade através de um percurso pelo Parque de Serralves.
Articulação curricular (preferencialmente): pré-escolar; 3º ano: À descoberta do ambiente natural - Aspetos físicos do meio local; 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A qualidade do ambiente; 8º ano: Terra - Sustentabilidade na Terra - Gestão sustentável dos recursos.
 


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