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ENERGIA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

As questões da energia e das alterações climáticas trazem consigo grandes impactos para a vida das gerações atuais e futuras, e para os ecossistemas, dos quais a humanidade depende.
Por estas razões têm sido e continuam a ser objeto de pesquisa científica intensa e debate público. Existem fortes evidências que apontam para o facto do aquecimento da Terra nos últimos 50 anos ser provocado grandemente pela atividade humana, salientando-se a queima de combustíveis sólidos e as mudanças na utilização dos solos, desde logo a ocorrência de desflorestações em grande escala. Sendo a Energia e as Alterações Climáticas dois dos grandes desafios ambientais do séc. XXI, é importante incluir os mais novos no conjunto de conceitos científicos fundamentais à sua compreensão e discussão, de modo a possibilitar a adoção de posições informadas face a estas temáticas.

TEMAS: Clima e Alterações Climáticas; Ciclos Biogeoquímicos; Princípios da eletricidade; Da energia ao movimento; Poluição atmosférica

Orientação: Mundo Científico – Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: ensino pré-escolar e básico
Funcionamento: 1h30 duração (pré-escolar), 2h (ensino básico)
Lotação: 15 crianças (mínimo)/30 crianças (máximo)

O CLIMA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Para compreender as alterações climáticas, há que compreender, em primeira instância, o que é o clima. Nesta oficina vamos analisar os diferentes regimes climáticos do nosso planeta e como têm variado ao longo do tempo. 
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 4º ano: À descoberta do ambiente natural - Os astros; 7º ano: O Planeta Terra - Movimentos e Forças

O QUE É O AR
O que é o ar? Mesmo sem o vermos, sentimos a sua presença no dia-a-dia. Sem uma atmosfera terrestre, não seria possível a existência de vida no nosso planeta. Vamos experimentar algumas das suas propriedades e compreender o efeito dos poluentes que libertamos diariamente na sua estrutura. 
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 2º ano: À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local, 4º ano: À descoberta do ambiente natural - Os astros

CICLOS NA NATUREZA
A transformação anual das plantas e dos animais marca as estações do ano no Parque. Borboletas, escaravelhos, sapos e rãs, árvores e pequenas herbáceas contam-nos infindáveis histórias de metamorfoses, folhas caducas, bolbos ou estolhos. Como funcionam estes relógios biológicos que trabalham cada estação do ano? Será o frio? Será o sol? Vem experimentar, observar e desvendar os ritmos biológicos do Parque no outono.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 2º ano: À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local; 3º ano: À descoberta do ambiente natural - Aspetos físicos do meio local

PREVER O TEMPO 
Com o outono chegam as noites frescas e os dias mais pequenos. O vento parece brincar e os tons vermelhos, amarelos e castanhos instalam-se na paisagem. Vamos vestir as batas de meteorologistas e medir o tempo. Termómetros, anemómetros, bússolas e higrómetros acompanhar-nos-ão nas tarefas científicas onde não faltarão brincaventos especiais.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 2º ano: À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local

AS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS DA QUINTA
Como verdadeiros meteorologistas vamos visitar as Estações Meteorológicas do Parque de Serralves e aprender a registar alguns parâmetros meteorológicos atmosféricos, como o ozono troposférico, as partículas atmosféricas, a humidade relativa e a temperatura. 
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 2º ano: À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local, 8º ano: Sustentabilidade na Terra: - Mudança Global
QUANTO CHOVE?
Quanto chove no meu jardim? Analisar o regime hídrico de uma região é importantíssimo para entender as alterações climáticas. Vamos aprender a construir um pluviómetro para registar a pluviosidade ao longo do tempo.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 5º ano: compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida

COMPREENDER AS ESTAÇÕES DO ANO
Num clima temperado crescemos com a variação sazonal ao longo do ano, marcada pelas quatro estacões, outono, inverno, primavera e verão. Mas nem todos os locais do planeta apesentam esta sazonalidade. Consegues imaginar um local onde o sol não se põe durante vários meses? Vamos compreender como a inclinação do globo terrestre cria tão grande diversidade no planeta Terra.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 3º ano: À descoberta do ambiente natural - Aspetos físicos do meio local

OBSERVAR O SOL
O Sol, a estrela central do sistema planetário que habitamos, tem um papel fundamental nas dinâmicas cíclicas do nosso planeta. Vamos aprender algumas características deste astro e observar manchas solares recorrendo a um modelo didático.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 4º ano: À descoberta do ambiente natural - Os astros

A TERRA MAGNÉTICA
A capacidade de orientação geográfica foi, desde sempre, a chave fundamental para a descoberta de novos territórios no nosso planeta. Nesta oficina, vamos compreender como funcionam as bússolas, testando protótipos simples construídos durante a sessão para exercícios simples de orientação no Parque.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 3º ano: À descoberta do ambiente natural - Aspetos físicos do meio local, 7º ano: O Planeta Terra - Movimentos e Forças

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, COMO FUNCIONA?
O sistema de posicionamento global permite uma localização exata de um objeto, recorrendo a satélites que orbitam o nosso planeta. Vamos compreender como funciona este sistema de localização através da manipulação de recetores GPS. Adicionalmente, vamos construir um quadrante para o cálculo de distâncias angulares.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 7º ano: O Planeta Terra - Movimentos e Forças

QUANTO CO2 GUARDAM AS ÁRVORES DO MEU JARDIM?
Cada árvore de um Jardim, de um Parque, ou de um pátio de uma Escola, é um guardador de dióxido de carbono (CO2), impedindo-o de se libertar para a atmosfera. São, por isso, consideradas as guardiãs do Clima no nosso planeta. Sabes calcular quanto CO2 guardam as árvores do teu jardim? Vem aprender!
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica 
Articulação curricular: 3º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade – Floresta; 8ª ano: Terra - Sustentabilidade na terra - Gestão sustentável dos recursos
A FORMAÇÃO DO SOLO 
O solo é o suporte de vida terrestre. Vamos analisar um perfil de solo no Parque de Serralves e aprender a caracterizar os vários horizontes através de testes simples de permeabilidade, temperatura, acidez e humidade. Adicionalmente, e utilizando uma chave dicotómica, vamos identificar as rochas presentes e terminar com a construção de uma coleção de rochas.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 3º ano: À descoberta do ambiente natural - Aspetos físicos do meio local; 5º ano: A água, o ar, as rochas e o solo - A importância da água para os seres vivos

O CICLO DOS NUTRIENTES NO SOLO (AZOTO, POTÁSSIO E FÓSFORO)
A fertilidade do solo depende dos nutrientes eu que este contém. O azoto, o fósforo e o potássio são nutrientes fundamentais para um normal crescimento das plantas. Vamos explorar diferentes tipos de solo no Parque de Serralves e registar os seus níveis de nutrientes para compreender o seu estado de saúde edáfico. 
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 3º ano: À descoberta do ambiente natural - Aspetos físicos do meio local; 5º ano: A água, o ar, as rochas e o solo - A importância da água para os seres vivos; 6º ano: Processos vitais dos seres vivos - Trocas nutricionais entre o organismo e o meio; 7º ano: Terra em transformação - Dinâmica externa da Terra; 8ª ano: Terra - Sustentabilidade na terra - Gestão sustentável dos recursos

CICLO URBANO DA ÁGUA
O ciclo da água na natureza incorpora, como não podia deixar de ser, as atividades humanas que advêm de um modo de vida urbano. O tratamento de água, através das ETAs e das ETARs, permitem que as suas propriedades se mantenham dentro de parâmetros de qualidade que não comprometam o equilíbrio ecológico e a saúde humana. Vamos visitar a mina de água do Parque, construir um miniciclo da água e realizar testes simples que reproduzem o processo de tratamento numa Estação de Tratamento de Águas.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 1ºano: À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local; 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A qualidade do ambiente; 5º ano: A água, o ar, as rochas e o solo - A importância da água para os seres vivos; 8ª ano: Terra - Sustentabilidade na terra - Gestão sustentável dos recursos

EXPERIMENTAR COM A ÁGUA
A qualidade da água não é apenas mensurável através de parâmetros quantitativos. Nesta oficina vamos utilizar os sentidos para fazer uma caracterização organolética dos pontos de água do Parque de Serralves. Tato, visão, odor serão fundamentais para um registo qualitativo. Preparados?
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 1º ano: À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local; 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A qualidade do ambiente

VIDA NA ÁGUA
Os seres vivos aquáticos microscópicos (macroinvertebrados) são importantes indicadores biológicos da qualidade da água na Natureza. Recorrendo a frascos de recolha, guias de identificação, pipetas e lupas, vamos analisar a qualidade biológica dos lagos do Parque através do estudo da sua comunidade biótica.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 1ºano: À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local; 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A qualidade do ambiente; 5º ano: A água, o ar, as rochas e o solo - A importância da água para os seres vivos; 8º ano: Terra - Sustentabilidade na Terra - Gestão sustentável dos recursos

MONITORIZAR A QUALIDADE DA ÁGUA
Numa verdadeira aula de campo vamos percorrer pontos de água no Parque de Serralves e aprender a recolher, registar e analisar parâmetros físico-químicos, como o pH, a turbidez, a temperatura ou o oxigénio dissolvido. Os dados recolhidos serão inseridos na plataforma de "Biodiversidade e Ambiente”, da Fundação de Serralves, para que, com os registos acumulados, se possa monitorizar variações ao longo do tempo.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A qualidade do ambiente; 5º ano: A água, o ar, as rochas e o solo - A importância da água para os seres vivos

O QUE É A ELETRICIDADE 
Fios, crocodilos, casquilhos e luz! Vamos explorar as propriedades da corrente elétrica, construir circuitos e aprender como funciona uma pilha, construindo uma pilha de Volta.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 4º ano: À descoberta dos materiais e objetos; 7º ano: Terra em transformação – Energia; 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos

VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ELETRICIDADE
Numa viagem pela história vamos manipular máquinas que marcaram os primórdios da descoberta dos princípios da eletricidade como a máquina de Wimshurst ou o gerador de Van de Graaff? Por que não, construir um eletroíman depois de compreendermos o funcionamento de motores e geradores?
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 7º ano: Terra em transformação - Energia; 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos

AVENTURAS ELETRIZANTES
Explorando os efeitos da eletricidade estática, vamos construir palhinhas que se movem sem tocar, objetos que se agarram sem colar, cabelos que, magicamente, ficam no ar ou robots que pinta sem parar. Por que não terminar com uma pesca magnética ou com concertos musicais originais onde as teclas são fruta?
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 4º ano: À descoberta dos materiais e objetos; 7º ano: Terra em transformação – Energia; 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos

OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Numa oficina dedicada aos combustíveis fósseis, nada como começar pelos princípios da combustão e pelas propriedades físico-químicas dos diferentes combustíveis resultantes da refinação do petróleo. Vamos finalizar com a aplicação de alguns subprodutos da refinação para produção de polímeros (poliuretano e bioplástico). 
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 5º ano: compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida, 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos

O INVENTOR DAS ENERGIAS LIMPAS
Nesta oficina de invenções, o desafio de produzir energias com recursos alternativos transforma-se numa verdadeira aventura: coletores-garrafa, frigoríficos-argila, células solares que emitam células vegetais, pilhas-limão, relógios de água ou lâmpada a vento, bancada pronta para vires experimentar!
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 4º ano: À descoberta dos materiais e objetos; 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos

ENERGIA SOLAR 
Nesta oficina dedicada à Energia Solar, vamos testar a condutividade térmica de diversos materiais, para aplicarmos na construção de um coletor e de um forno solar. Porque não finalizar com um petisco quente cozinhado com o sol?
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 4º ano: À descoberta dos materiais e objetos; 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos; 7º ano: Energia

IMITANDO A FOTOSSÍNTESE
A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas produzem compostos orgânicos a partir da luz solar, graças à existência de um pigmento fotossensível, a clorofila. Compreendendo o espectro de absorção destes pigmentos, conseguiremos imitar a fotossíntese e produzir compostos que possam ser utilizados como fonte de energia? Vamos produzir uma célula fotovoltaica de Grätzel com materiais comuns, como a grafite, a pasta de dentes e o chá.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos

CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL 
Uma célula de combustível produz energia a partir passagem seletiva de compostos moleculares através de uma membrana. Vamos desmontar, montar e testar células de combustível para produção de hidrogénio, utilizando a eletrólise da água como reação base fundamental.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos

BIODIESEL
A utilização de fontes de energia alternativas e de materiais ecológicos são medidas importantes para um dia-a-dia sustentável. Nesta oficina, demonstram-se práticas de produção de energia alternativas, como a produção de biodiesel a partir de óleos usados.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos

CORRIDA FOTOVOLTAICA
Nesta oficina vamos construir e testar o funcionamento de carrinhos fotovoltaicos por forma a realizar uma competição solar entre equipas da turma. Motores, painéis, parafusos e rolamentos estarão a postos na rampa de lançamento instalada no Parque.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A qualidade do ambiente; 9º ano: Viver melhor na Terra - Sistemas elétricos e eletrónicos

AVENTURA AEROESPACIAL
Vamos dar asas à imaginação e mãos à Ciência para construirmos objetos voadores tão curiosos quanto surpreendentes: aviões pipeta e super-foguetões. Entre pressões do ar e leis do movimento, só falta mesmo convidar o Sr. Newton para este festival aéreo especial: um, dois, três, e lá vai a voar!
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 2º ano: À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local, 4º ano: À descoberta dos materiais e objetos

O EFEITO DE ESTUFA E AS CHUVAS ÁCIDAS
O Efeito de Estufa e as Chuvas Ácidas são dois efeitos poluentes que advêm do nosso estilo de vida atual. Nesta oficina vamos compreender as suas causas e os seus efeitos através da simulação experimental de um problema de poluição ambiental no Parque de Serralves.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A qualidade do ambiente

OS FOGOS FLORESTAIS 
Para ocorrer um fogo florestal tem que existir a combinação de três ingredientes - um comburente, um combustível e uma fonte de ignição – no que designamos como triângulo do fogo. Nesta oficina dedicada aos fogos florestais vamos identificar espécies vegetais com diferentes riscos de combustibilidade através de um percurso pelo Parque de Serralves.
Orientação: Mundo Científico - Educação e Divulgação Científica
Articulação curricular: pré-escolar; 3º ano: À descoberta do ambiente natural - Aspetos físicos do meio local; 4º ano: À descoberta das inter-relações Natureza/Sociedade - A qualidade do ambiente; 8º ano: Terra - Sustentabilidade na Terra - Gestão sustentável dos recursos


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