Facebook Linkedin Twitter

VISITAS-OFICINA

As visitas-oficina associam o diálogo temático e especulativo a momentos de experimentação prática e dinâmica nos espaços da Fundação de Serralves. Com estas atividades propomos reforçar a vivência de conceitos relacionados com as exposições, a arquitetura ou o ambiente, por intermédio da mediação e da ação orientada pelo processo.
Especialmente desenvolvidas para cada exposição, as visitas-oficina partem da investigação sobre a temática curatorial e a trajetória dos artistas apresentados. Em cada exposição, uma ou mais propostas instigam, fomentam e desafiam os grupos, com o objetivo de promover a vivência da obra de arte e explorar o potencial criativo que a arte contemporânea pode despertar.
Conceção: 
Andreia Coutinho, Constança Amador, Cristina Alves, Filipa Godinho, Inês Caetano, Joana Mendonça, Joana Nascimento, João Almeida e Silva, José Costa, José Maia, Magda Silva, Melissa Rodrigues, Patrícia do Vale, Paulo Jesus, Raquel Correia, Raquel Sambade, Rita Faustino, Rita Martins, Sofia Santos, Sónia Borges, Talkie-Walkie.
Público-alvo: ensino pré-escolar, básico, secundário e superior
Funcionamento: 2h duração
Lotação: 10 alunos (mín.)/20 alunos (máx.)
Contacto: para conhecer os artistas em exposição no Museu e as visitas-oficina relacionadas, por favor contactar ser.educativo@serralves.pt ou 226156546.

Exercícios de exploração do espaço revelam o processo de trabalho do arquiteto e refletem, de modo conjunto, sobre formas de experienciar os espaços.
O Museu de Serralves, projetado por Álvaro Siza, é o ponto de partida para diferentes leituras e recriações dos seus espaços expositivos.

Arquitetices
Nesta oficina vamos aprender o código secreto do arquitecto e fazer uma maqueta. Com desenhos na mão e maquetas gigantes no chão vamos percorrer, escorregar, investigar e descobrir os espaços do Museu. Em cada sala esperam-nos surpresas e desafios para superar.
Público-alvo: ensino pré-escolar (4 e 5 anos) e básico (1º ciclo)
Localização: Museu ou Casa

Trinta por uma Linha
Em Serralves vais fazer "trinta por uma linha”! A cada passo, um novo desafio. Brincar dentro do museu, desenhar com linhas mágicas, transformar rampas em escorregas serão algumas das traquines que faremos! Da ginástica do corpo vamos partir à descoberta do espaço, com braços que se convertem em linhas, pernas que imitam rãs para chegar ao teto, pés atrevidos que se aventuram em todas as direções. Nesta maratona serás sempre vencedor!
Público-alvo: ensino pré-escolar e básico (1º ciclo) 
Localização: Museu, Parque ou Casa

Sem Meias Medidas
"Sem meias medidas" é um convite a sentir plenamente o espaço através do corpo. Dimensões que se experimentam em palmos, ângulos que se abraçam, perspetivas que iludem o olhar… O corpo será a tua régua, o teu esquadro, a tua bússola.
Conteúdos de escola que descobrimos, a cada passo, num percurso orientado por esse gigante que é Serralves. Que História conta este lugar? Que coordenadas te tornam navegador em terra firme?
Público-alvo: ensino básico (2º e 3º ciclos)
Localização: Museu, Parque ou Casa

Arquiteturas
Observar, desenhar, fotografar com o olhar e descobrir pormenores do Museu de Serralves são alguns dos desafios propostos por esta atividade. Com a ajuda de desenhos de arquitetura e através de jogos de orientação e memória, vamos elaborar um mapa mental. Para ativar ainda mais o pensamento e a criatividade um novo espaço vamos projetar e em maquete experimentar.
Público-alvo: ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário
Localização: Museu, Parque ou Casa


Conceção: Andreia Coutinho, Bernardo Amaral, Dalila Gomes, Inês Caetano, João Almeida e Silva, Talkie-Walkie
Funcionamento: 2h duração
Lotação: 10 alunos (mín.)/20 alunos (máx.)
Partindo à descoberta da Biodiversidade urbana, estas visitas-oficina ao Parque, realizadas inteiramente ao ar livre, centram-se no mundo natural de Serralves. As árvores e os arbustos, as plantas aromáticas e suas singularidades ou a importância da água na criação dos diferentes habitats, são as propostas que exploram mundos escondidos nos jardins.

Árvores e arbustos do Parque
A partir de um percurso orientado no Parque, propõe-se a descoberta da diversidade de árvores e arbustos de Serralves. Como se identificam, classificam e se distinguem. Como nascem, crescem, se alimentam, quanto tempo vivem, entre outras curiosidades.
Os participantes vão procurar folhas, troncos, ramos, frutos e sementes e perceber porque as árvores e arbustos são elementos vitais para a manutenção da vida no planeta Terra.

Conhecer as plantas aromáticas e medicinais
Esta visita-oficina propõe a descoberta das plantas aromáticas e medicinais de Serralves. Como se identificam e quais são as suas principais propriedades e usos. Com guias de identificação e os sentidos da visão, olfato e tato bem apurados, vamos ficar a conhecer o fascinante mundo destas plantas, presentes no nosso quotidiano.

Água e habitats
Num percurso orientado pelo Parque, a proposta é descobrir, observar e refletir sobre vários fenómenos ambientais relacionados com o ciclo da água. Com recurso a algumas experiências de campo, vamos compreender a água como fator erosivo de dispersão de poluição e como recurso vital a gerir.


Conceção: Anabela Pereira, André Rodrigues, Armando Alves, Dina Marques
Público-alvo: ensino básico
Funcionamento: 2h duração
Lotação: 15 alunos (mínimo)/30 alunos (máximo)


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves