Facebook Linkedin Twitter

VISITAS

As visitas orientadas desenvolvidas pela equipa do Serviço Educativo são baseadas no princípio da mediação e estruturadas pelo diálogo estabelecido entre o educador e o grupo. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o património artístico, arquitetónico e ambiental da Fundação de Serralves, por intermédio do estímulo ao diálogo e da partilha de perceções.

Funcionamento: as visitas são adaptadas a cada nível de ensino, do pré-escolar ao superior, mediante marcação prévia.
Lotação: 10 alunos (mín.)/20 alunos (máx.)


O Museu de Serralves apresenta um programa diversificado de exposições de arte contemporânea. A visita acompanhada procura contextualizar as obras expostas, motivar o observador a fazer associações e identificações na perspetiva de acolher diferentes modos de ver. É estimulado o diálogo entre obras, educador e visitante, tendo em vista o desenvolvimento da autonomia de quem nos visita na relação com a obra de arte contemporânea.
Museu de Serralves, desenhado por Álvaro Siza, um arquiteto nacional e internacionalmente reconhecido, é o ponto de partida para uma experiência que relaciona a arquitetura do Museu com a arquitetura da Casa de Serralves, exemplar único da arquitetura art déco, e com o Parque de Serralves, desvendando a história deste lugar que, no seu conjunto paisagístico e arquitetónico, foi classificado como Monumento Nacional em 2012.

Parque de Serralves, quer pelo seu desenho, quer pelo momento da sua construção, é hoje uma referência não só nacional como internacional da arte paisagista da primeira metade do século XX. É um espaço de grande valor ecológico onde, por exemplo, as espécies arbóreas adquirem portes verdadeiramente excecionais, sendo de destacar notáveis exemplares de faias, liquidâmbares, eucaliptos, pinheiros, sobreiros e castanheiros. A visita oferece um ponto de partida para a sua descoberta.
Orientação: Educadores da equipa do Servoço Educativo do Parque de Serralves. A equipa é composta por biólogos, arquitetos paisagistas e investigadores, que propõem diferentes olhares sobre a paisagem e a biodiversidade em percursos adaptados aos diferentes níveis de ensino.
A Coleção do Museu de Arte Contemporânea de Serralves conta com um importante conjunto de obras que propõem diálogos entre a arte e a natureza e os conceitos relacionados entre arte e a paisagem. 
Neste contexto, a visita orientada às esculturas desenvolvida pela equipe da educadores do Museu propõe a descoberta do acervo de escultura contemporânea no formato de um percurso em conversação que busca estimular o olhar atento, e a reflexão crítica – conjunta – sobre as diversas linguagens da arte.

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves