Facebook Linkedin Twitter

OUTRAS INICIATIVAS

A Fundação de Serralves aderiu ao Global Compact (Pacto Global) em 12/12/2006, subscrevendo os seus dez princípios.
A Global Compact é uma iniciativa pessoal do ex-Secretário Geral das Nações Unidas, Sr. Kofi Annan, que, no seguimento do Fórum Económico de Davos, em Janeiro de 1999, desafiou a comunidade empresarial mundial a apoiar/subscrever nove princípios nas áreas dos direitos humanos, práticas laborais e ambiente.
Em 2012, contando com mais de 8.700 empresas participantes e partes interessadas — stakeholders — em mais de 140 países, o Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de responsabilidade corporativa voluntária do mundo. O Pacto Global é assim uma estrutura básica para o desenvolvimento, a implementação e a divulgação de políticas e práticas de sustentabilidade.

Os dez princípios do Global Compact

Princípios dos Direitos Humanos
01 Respeitar e proteger os direitos humanos;
02 Impedir violações dos direitos humanos.

Princípios do Direito do Trabalho
03 Apoiar a liberdade de associação no trabalho;
04 Abolir o trabalho forçado;
05 Abolir o trabalho infantil;
06 Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho.

Princípios de Protecção Ambiental
07 Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
08 Promover a responsabilidade ambiental;
09 Encorajar tecnologias que não agridam o meio ambiente.

Princípio contra a corrupção
10 Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive a extorsão e a gratificação.
Hora do Planeta é um movimento anti-aquecimento global organizado pela World Wide Fund for Nature (WWF) que começou em 2007, em Sidney, Austrália. Desde esse ano, a Hora do Planeta tem crescido, sendo hoje reconhecida como a maior campanha ambiental do mundo, mobilizando pessoas em mais de 7000 cidades e vilas em 163 países e territórios.

A Fundação de Serralves aderiu a 23 de março de 2013 à Hora do Planeta, desligando as suas luzes durante 60 minutos, numa tomada de posição contra as alterações climáticas e procurando alertar para um modo de vida sustentável. 

Em 2015, no sábado dia 29 março, Serralves adere de novo à Hora do Planeta, desligando as suas luzes das 20h30 às 21h30. 




21 de março: Dia Mundial da Árvore
Neste dia decorrem várias acções de arborização e reflorestação em diversos locais do Mundo. Esta celebração começou no dia 10 de Abril de 1872 em Nebraska (EUA) com o incentivo da plantação ordenada de árvores e comemorou-se em Portugal, pela primeira vez, em 1972. O objectivo deste dia é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2.

22 de março: Dia Mundial da Água
É comemorado todos os anos como meio para chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. Este dia foi recomendado pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1993.
Cada ano, o Dia Mundial da Água destaca um aspecto específico da água doce com o intuito de focar assuntos relacionados com problemas de abastecimento de água potável, aumentar a consciência pública sobre a importância da conservação, preservação e protecção da água e aumentar a consciência de governos, agências internacionais, organizações não-governamentais e sector privado.
Alguns temas do Dia Mundial da Água de anos anteriores:
- 2013: Cooperação pela água
- 2012: Água e segurança alimentar
- 2011: Água para cidades: respondendo ao desfio urbano
- 2010: Água limpa para um mundo saudável
- 2009: Águas transfronteiriças: a água da partilha, partilha de oportunidades
- 2008: Saneamento

07 de abril: Dia Mundial da Saúde
É celebrado a 7 de Abril e a data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde em 1948. Cada ano, a organização escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde e que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde. É uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas chave na área da saúde que afectam a humanidade e desenvolver actividades com vista à promoção e bem-estar das populações, assim como promover hábitos de vida saudáveis.

22 de abril: Dia da Terra
Foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, activista ambiental, que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, no dia 22 de Abril de 1970. Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra. É uma festa que pertence ao povo, não está regulada por nenhuma entidade ou organização e refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis. Assim, todos os anos, no dia 22 de Abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

17 de maio: Dia Mundial da Reciclagem
Um dia importante para a sensibilização da prática diária da reciclagem relembrando que esta é apenas uma das leis dos três R’s (reduzir, reutilizar e reciclar). Uma pessoa produz 40 mil kg de lixo na sua vida mas uma só pessoa pode reciclar vidro suficiente para fazer 10 mil garrafas de vinho; papel para fazer 85 mil caixas de ovos; plástico para fazer um tubo de rega do comprimento da ponte sobre o Tejo e metal suficiente para 1500 rodas de skate. A reciclagem de embalagens usadas tem inúmeras vantagens ambientais e económicas: economiza energia, poupa matérias-primas e reduz resíduos.

22 de maio: Dia Internacional da Biodiversidade
O dia visa alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica. O Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 de Maio de 1992, dia em que se adoptou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica.

05 de junho: Dia Mundial do Ambiente
O Dia Mundial do Ambiente, celebrado todos os anos no dia 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, para marcar o início da Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente.
É um evento que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente, e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.
O tema deste ano – "eleve a sua voz, não o nível do mar”-, tem como objetivo alertar a população mundial para os desafios enfrentados pelos pequenos Estados insulares em desenvolvimento, em relação às alterações climáticas, e por outro, apelar à participação ativa de todos os cidadãos, face a desafios ambientais globais.

08 de junho: Dia Mundial dos Oceanos
Começou a ser comemorado em 1992 e teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro. Tem a finalidade de, a cada ano, fazer um tributo aos oceanos e aos produtos que eles fornecem.
Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e, por meio da interacção com a atmosfera, litosfera e biosfera têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta (são o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas actividades humanas). A poluição mundial e o consumo excessivo de peixes tem causado drásticas reduções nas populações de muitas espécies. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos, fornecendo ainda um meio de comunicação para o comércio global.

17 de junho: Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação
Desde 1995, ano em que foi proclamado pelas Nações Unidas. Neste dia pretende-se promover a sensibilização pública relativa à cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca. O Dia Mundial de Combate à Desertificação é uma ocasião única para lembrar que a desertificação pode ser eficazmente combatida, que existem soluções e que as principais ferramentas para tal assentam no fortalecimento da participação das comunidades e da cooperação a todos os níveis.

28 de julho:
Dia Nacional da Conservação da Natureza
Por ocasião dos 50 anos da Liga de Protecção para a Natureza, no dia 28 de Julho de 1998, o Estado Português instituiu o Dia Nacional da Conservação da Natureza. Este dia surge com o objectivo de chamar a atenção dos cidadãos para a importância da natureza e para os problemas de conservação existentes.

16 de setembro:
Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono
Em 1994 a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 16 de setembro o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, comemorando a data da assinatura do Protocolo de Montreal sobre substâncias que destroem a camada de ozono.
O tema para a comemoração de 2014 é "Proteção da Camada de Ozono: The Mission Goes On”. O Protocolo de Montreal tem sido bem-sucedido no cumprimento de algumas das suas metas para a eliminação progressiva de substâncias que destroem a camada de ozono.

21 de setembro: Dia Mundial da Árvore
No hemisfério Sul, a Primavera chega a 21 de Setembro. Formalizou-se então que, no Brasil, o dia da árvore seria do dia 21 de Setembro, dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e tempo para se reforçar os apelos para a consciencialização de todos a favor do meio ambiente.

21 de setembro: Dia Internacional da Paz
É uma iniciativa a nível mundial estabelecida pelas Nações Unidas em 1981. A primeira celebração ocorreu em Setembro de 1982. A comemoração tem como objectivo levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem actos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.

22 de setembro: Dia Europeu sem Carros/ Dia Mundial Sem Carros
É uma campanha nascida em França em 1998, sendo que em 2000 a União Europeia adoptou-a a nível europeu. A data visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas.
Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros é celebrado através da promoção de ações de sensibilização.
Nas cidades que aderem à iniciativa do Dia Europeu Sem Carros, algumas ruas são fechadas ao trânsito de forma a incentivar os cidadãos a escolher meios de transporte alternativos e amigos do ambiente.

16 a 22 de setembro: Semana Europeia da Mobilidade sem Carros
É uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio da Direcção Geral do Ambiente e dos Transportes da Comissão Europeia. O objetivo desta campanha, que vai de 16 a 22 de Setembro de cada ano é incentivar as autoridades locais europeias a apresentar e promover medidas de transporte sustentáveis e convidar os cidadãos a experimentar alternativas ao uso do automóvel. Cada edição da Semana Europeia da Mobilidade concentra-se num tema específico relacionado com a mobilidade sustentável. As autoridades locais têm que organizar atividades para os seus cidadãos com base no tema escolhido nesse ano.
A semana culmina com o Dia Europeu Sem Carros, no dia 22 de Setembro, que funciona desde 2000. Desde o seu começo em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade tem crescido, tanto na Europa como no Mundo, alargando-se a países como o Japão, Brasil ou Colômbia.

Primeira segunda feira de outubro: Dia Mundial do Habitat
É celebrado anualmente na primeira segunda-feira de Outubro em todo o mundo. Foi designado oficialmente pela ONU e celebrado pela primeira vez em 1986. O objectivo do dia é permitir a reflexão sobre o estado das cidades e do direito humano à moradia adequada assim como lembrar ao mundo de sua responsabilidade colectiva sobre o habitat das gerações futuras.

Segunda quarta feira de outubro: Dia Internacional para a Redução dos desastres Naturais
Foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e celebra-se anualmente na segunda quarta-feira de Outubro. Pretende-se com este dia o alerta e a reflexão sobre a temática dos desastres naturais, a promoção e sensibilização para a implementação de medidas que previnam, mitiguem e promovam a resiliência das comunidades sujeitas aos efeitos das catástrofes naturais, assim como a criação de uma sociedade mais capacitada de as enfrentar.
As Nações Unidas alertam para a necessidade da adoção de medidas para reduzir os impactos dos sismos, tornados, aluimentos, inundações e erupções vulcânicas, fenómenos que não são previsíveis e que podem provocar milhares de mortes e desalojados.
Segundo a Estratégia Internacional para a Redução dos Desastres das Nações Unidas, durante a última década: 4777 desastres naturais fizeram 880 mil mortes, afectaram a vida a 1880 milhões de pessoas e provocaram prejuízos na ordem dos 708 mil milhões de euros.

16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação
Esta comemoração, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre questões da nutrição e alimentação. Esta data assinala ainda a fundação da FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

08 de novembro: Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis
Celebra-se anualmente nos estados membros da União Europeia. A data foi lançada pela Comissão Europeia e pretende encorajar uma alimentação saudável nas crianças, a fim de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa.
O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis insere-se no âmbito de uma campanha mais vasta da Comissão para combater a obesidade, incentivando os cidadãos da UE a optarem por um regime alimentar equilibrado e a fazerem mais exercício físico. É na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida.
Na União Europeia, metade da população adulta e um quarto das crianças em idade escolar têm excesso de peso. Os jovens com excesso de peso tendem a conservá-lo na idade adulta e têm mais probabilidades de vir a ser obesos.

08 de novembro: Dia Mundial do Urbanismo
É uma data comemorativa instituída em 1949. Tem como objectivo promover a consciência, a sustentação, a promoção e a integração entre a comunidade e o Urbanismo.

26 de novembro: Dia Mundial Contra o Uso Indiscriminado de Agroquímicos
Pretende apelar à reflexão e consciencialização da população mundial sobre a crise ambiental gerada pelo uso de agroquímicos tóxicos no mundo.
Nesta data, as 400 organizações que são membros da PAN (Pesticide Action Network), estabelecidas em 60 países, relembram as milhares de pessoas mortas ou que ficaram com sequelas como o resultado do acidente de Bhopal, na Índia, em 1984, onde foi libertado um produto químico usado no fabrico de um pesticida.
Estes pesticidas são agentes causadores de desequilíbrio nos ecossistemas, contaminando ar, solo, água e alimentos

Dia Marítimo Mundial
O Dia Marítimo Mundial é um evento anual utilizado para chamar a atenção para a importância global das indústrias marítimas para o comércio mundial, assim como a promoção da segurança no transporte marítimo e para ajudar a proteger o ambiente marinho.

10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos
A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e pôr um fim a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem. O dia 10 de Dezembro é também marcado pela entrega do Prémio Nobel da Paz.
Em Portugal, este dia comemora-se desde 1998.


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves