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Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS)

O QUE É O EMAS
O Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS) é um mecanismo voluntário destinado a empresas e organizações que querem comprometer-se a avaliar, gerir e melhorar o seu desempenho ambiental, possibilitando evidenciar, perante terceiros e de acordo com os respetivos referenciais, a credibilidade do seu sistema de gestão ambiental e do seu desempenho ambiental. Deste modo, o EMAS é estabelecido numa organização visando a avaliação e melhoria do desempenho ambiental e o fornecimento de informação relevante ao público e outras partes interessadas em termos de prestação ambiental e de comunicação da mesma.

O EMAS é o sistema de gestão ambiental mais credível e robusto no mercado, complementando com diversos elementos os requisitos da norma NP EN ISO 14001. A superior qualidade do EMAS tem por base:
- Requisitos mais exigentes no que respeita à medição e avaliação do desempenho ambiental face aos objetivos e metas, e melhoria contínua desse desempenho ambiental;
- Conformidade com a legislação ambiental, assegurada pela supervisão dos governos;
- Forte envolvimento dos colaboradores;
- Indicadores ambientais essenciais, que proporcionam uma comparabilidade plurianual dentro de uma organização e entre organizações;
- Fornecimento de informações ao público em geral através da declaração ambiental validada;
- Registo por uma entidade pública, após verificação por um verificador ambiental acreditado.

VANTAGENS DE PARTICIPAR NO EMAS
- Melhor desempenho ambiental e financeiro
- Melhor gestão de riscos e das oportunidades
- Maior credibilidade e transparência
- Maior motivação e envolvimento dos colaboradores

CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS DO EMAS
DESEMPENHO – CREDIBILIDADE – TRANSPARÊNCIA

ETAPAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO EMAS
Para obter o registo no EMAS é necessário: 
- Efetuar um levantamento ambiental, considerando todos os aspetos ambientais das atividades, produtos e serviços de uma organização, os métodos para avaliar esses aspetos, os requisitos legais aplicáveis e as práticas e os procedimentos de gestão ambiental existentes;
- Desenvolver e implementar um sistema de gestão ambiental que permita melhorar continuamente o desempenho ambiental;
- Realizar uma auditoria interna para avaliar, em particular, o sistema de gestão ambiental bem como o cumprimento com os requisitos legais;
- Elaborar uma Declaração Ambiental que forneça indicações sobre o desempenho ambiental da organização;
O levantamento ambiental, o sistema de gestão ambiental, o procedimento de auditoria e a declaração ambiental têm que ser verificados por um verificador ambiental acreditado. A declaração ambiental validada é enviada à Agência Portuguesa do Ambiente para efetuar o processo de registo.






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