Facebook Linkedin Twitter

Porto Urban Lab

O Porto Urban Lab é promovido pela Fundação de Serralves em parceria com a Porto Lazer e com a ADDICT e dá forma a um desafio criativo para aqueles que querem experimentar o Porto de forma inovadora e desenvolver ideias criativas para intervir na cidade, contribuindo para gerar inovação, capaz de produzir um desenvolvimento mais inteligente, sustentável e inclusivo. 
Trata-se de um projeto piloto de inovação urbana, que visa capacitar pessoas criativas para gerarem soluções, projetos e negócios criativos e inovadores, que contribuam para transformar e potenciar a cidade do Porto e os seus ativos (pessoas, comunidades, espaços, equipamentos, ...), gerando vitalidade económica e dinâmica cultural.
O Porto Urban Lab permitirá assim explorar novos olhares e perspetivas sobre o contexto urbano, experimentar e testar soluções criativas, gerar mudança positiva e acrescentar arte e criatividade à cidade. Ou seja, potenciar a identidade e a economia criativa do Porto, gerando inovação social.

Acompanhe no Facebook as atividades do projeto na página Porto Urban LAB



Projeto "Serralves Ecossistema Criativo" co-financiado por:
Serralves Ecossistema Criativo


Semana Europeia PME

É um desafio criativo intensivo para experimentar o Porto de forma inovadora e desenvolver ideias criativas para intervir na cidade. 

Pretende-se que um conjunto diversificado de pessoas criativas, com formação e/ou experiência em diferentes áreas (arquitetura, design, fotografia, media, audiovisual, turismo, marketing, gestão, jornalismo, música, teatro, ...) - com o coaching de um conjunto de especialistas nacionais e internacionais - sintam a cidade de forma experiencial, recolhendo ideias que serão depois trabalhadas e prototipadas, dando origem a uma exposição pública e a um conjunto de projetos com potencial empreendedor. Estes projetos serão desenvolvidos, testados e validados, sendo posteriormente apresentados a um painel de especialistas, onde se encontram potenciais mentores, incubadores e financiadores dos mesmos, visando a sua futura concretização.

Desenvolve-se de forma prática e experiencial, de "aprender fazendo", com base em metodologias e ferramentas de Design Thinking, Service Design e Lean Startup, que se traduzem no princípio "doing not talking", ou seja: pensar com as mãos, explicar demonstrando e decidir testando. 

Tem como objetivos centrais:
- promover o empreendedorismo criativo na cidade do Porto, incorporando maior criatividade no desenvolvimento de soluções que respondam a necessidades e oportunidades urbanas;
- contribuir para a afirmação do Porto enquanto cidade criativa, estabelecendo oportunidades de encontro entre cidadãos, criadores e empreendedores;
- valorizar a identidade local e os seus valores culturais como ativos diferenciadores da cidade.

O Porto Urban Lab terá a sua base de ação no Edifício AXA, local onde, entre 6 e 18 de novembro, ficarão expostos os trabalhos, ideias, olhares e protótipos desenvolvidos pelos participantes ao longo deste desafio.

O programa desenvolve-se ao longo de 3 semanas com diversas dinâmicas: 
- Oficina de Criatividade Urbana e Exposição Pública: para recolha de ideias e exploração de oportunidades, que serão prototipadas e expostas para validação; 
- Workshops de Imersão Empreendedora e Pitch Criativo: as ideias com maior sustentabilidade e potencial empreendedor serão trabalhadas e desenvolvidas em equipa, sendo finalmente apresentadas a um painel de especialistas, através de um Pitch Criativo, visando a sua futura concretização.

O Porto Urban Lab é para aqueles que:
- gostam de fazer as coisas acontecer e explorar novas oportunidades na cidade do Porto;
- querem conhecer pessoas, partilhar ideias e trabalhar em equipa;
- querem desenvolver novas competências criativas e empreendedoras.

- Arquitetura & Urbanismo
- Música
- Design
- Artesanato
- Marketing & Comunicação
- Artes Visuais
- TICs
- Artes Performativas
- Cinema, Vídeo e Audiovisual
- Media
- Videojogos
- Turismo Cultural
- Fotografia
- Gastronomia
- Edição
- envolvimento numa experiência inovadora e prática;
- realizar networking com pessoas criativas e empreendedoras;
- beneficiar de apoio e coaching de especialistas nacionais e internacionais em diferentes áreas;
- participar numa exposição coletiva;
- testar e validar ideias;
- desenvolver novas competências criativas e empreendedoras;
- fazer contactos com potenciais financiadores e mentores;
- criar novas oportunidades de trabalho/concretização de projetos.
24-26 out 2014
Oficina de Criatividade Urbana
- Criação de Equipas
- Safari Urbano & Design Jam*
- Seleção de Ideias
- Prototipagem**

05-07 nov 2014
Workshops de Imersão Empreendedora
- Modelo de Negócios
- Teste Utilizadores/Clientes
- Propriedade Intelectual
- Marketing & Comunicação

06-18 nov 2014
Exposição Pública
- Exposição dos Materiais recolhidos e dos protótipos desenvolvidos
- Envolvimento da Comunidade & Feedback

18 nov 2014
Pitch Criativo
- Apresentação/Pitch das Ideias desenvolvidas


Safari Urbano: será uma viagem (não planeada) pela cidade, em que os participantes farão uma imersão no contexto urbano do Porto, detetando, experimentando e registando (fotos, vídeos, gravações, entrevistas, ...) artefactos, construções, espaços, pessoas, paisagens, materiais, momentos, etc, que sobressaiam ou que neles criem impacto e inspiração.
Design Jam: atividade em que os participantes, utilizando as abordagens e ferramentas do Design, aprendem e colaboram na criação de soluções e de experiências para os desafios que lhes serão colocados.

**
Prototipagem: atividade em que os participantes desenvolverão versões muito simples e preliminares da sua ideia/ produto/ serviço/ solução, e que permitirão explorar os seus principais elementos/ componentes/ funcionamento e mostrar a intenção que está na sua base, antes de investir tempo e dinheiro em desenvolvimento. Um protótipo pode ser qualquer coisa, desde desenhos em papel, construções, aplicações informáticas, etc.


06-18 nov 2014
Exposição Pública de projetos criativos do Porto Urban Lab
Uma exposição pública apresenta os protótipos desenvolvidos, testados e validados.

Local: Edifício AXA, Av. Aliados

Horário da exposição:
2ªs das 11h às 16h
3ªs, 4ªs e 5ªas  das 11h às 20h
6ªas e sábados das 11h à 23h
domingos  das 11h às 19h




Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves