Facebook Linkedin Twitter

Serralves e as Indústrias Criativas

A Fundação propõe-se continuar a ser uma referência na abordagem às Indústrias Criativas, através da reflexão, debate e trendsetting sobre assuntos relevantes para o setor, bem como da qualificação do respetivo ecossistema de apoio.
Neste âmbito, a Fundação assume-se como uma plataforma colaborativa, aberta, multidisciplinar e de experimentação de ideias e projetos na área da Economia Criativa, liderando processos de promoção e internacionalização nas Indústrias Culturais e Criativas (ICC's).

A Fundação pretende reforçar o seu papel na dinamização e articulação da Economia Criativa ao nível regional, nacional e internacional, atuando como um fórum de reflexão e diálogo das ICC's, ativando a sua intervenção enquanto agente do Ecossistema Regional de Inovação, criando e explorando novos contextos criativos, dinâmicas territoriais e formação de públicos em torno da Arte Contemporânea, da Educação e do Ambiente.

Acompanhe e participe nas atividades de Serralves relacionadas com as Indústrias Criativas! 

Durante os anos de 2013 e 2014, o INSERRALVES deu continuidade ao seu processo de reposicionamento, no sentido de atuar como plataforma de apoio às Indústrias Culturais e Criativas (ICC's). 
Estes foram anos de focagem e consolidação de atuação, bem como de desenho e estruturação de futuros projetos e parcerias. Continuaram ainda as atividades de aconselhamento aos empreendedores inseridos no programa de incubação existente. 
Serralves continua empenhada na consolidação do cluster de Indústrias Criativas da Região Norte. 

Espaço privilegiado no cruzamento entre a Cultura e a Economia, Serralves assumiu um papel pioneiro no arranque das Indústrias Criativas em Portugal. Constitui um exemplo de contínua e permanente inovação, com forte aposta na criatividade, gestão, rigor e excelência. 
O trabalho na área das Indústrias Criativas desenvolve-se desde 2004 e centra-se num novo modelo de planeamento estratégico relacionado com a instalação de um núcleo de indústrias criativas na região norte.

Alguns marcos significativos na atividade de Serralves nas Indústrias Criativas:
 
nov. 2004: Serralves organizou a 1ª conferência internacional sobre Arte e Empresa. 
nov. 2004: é inaugurada a Loja de Serralves para venda de objetos de design e merchandising associados à marca Serralves. 
nov. 2007: é apresentado o projeto INSERRALVES – Incubadora de Indústrias Criativas, que lança concurso para interessados em participar na criação de uma Incubadora de Indústrias Criativas. 
2008: o INSERRALVES instala 7 projetos de conjugação de ideias criativas com soluções empresariais, selecionados a partir de 76 candidatos.  
out. 2008: é criada a ADDICT, Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, uma associação de direito privado com diversos parceiros públicos e privados, promovida por Serralves. 
2009: 1ª edição POPs. 
jun. 2009: são anunciados os vencedores do 1º Prémio Nacional de Indústrias Criativas - PNIC, lançado numa parceria Serralves/ Unicer e ao qual concorreram 170 projetos - os vencedores passaram a poder integrar a incubadora INSERRALVES. 
fev. 2012: Fórum "Empreendedorismo criativo: experiências e novos desafios”. 
out. 2012: INSERRALVES passa a oferecer o novo serviço de Incubação Virtual. 


Patrocinador Exclusivo das Indústrias Criativas
Novo Super Bock


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves