Facebook Linkedin Twitter

Arquiteto

Jacques Gréber (1882-1962): Filho de um escultor, formou-se em arquitetura na École de Beaux-Arts de Paris em 1909, dedicando-se posteriormente à conceção de jardins e ao urbanismo. Em 1910, questionando já as técnicas de representação e os princípios de composição clássica, é convidado a desenhar os jardins do Hotel Cassini em Paris. Um ano depois participa no nascimento da Sociedade Francesa dos Urbanistas e posteriormente filia-se na Sociedade Francesa de Arquitetos de Jardins presidida por Achille Duchêne. 
Adotando de forma espontânea um estilo neoclássico, informado por aspetos modernistas, desenvolveu vários projetos no Canadá e, principalmente, nos Estados Unidos onde se instalou durante uma década, concebendo jardins para uma clientela rica em Rhode Island, Pensilvânia e Long Island. 
Neste período afirmou-se enquanto arquiteto de jardins adaptando as suas ideias aos desejos dos clientes e beneficiando do reconhecimento da arquitetura francesa nos Estados Unidos. A composição dos seus projetos era orientada por um "espírito racional” e pela adequação das ideias e soluções do neoclassicismo francês ao contexto norte-americano. Em 1917 dirigiu e concebeu, de forma definitiva, o plano urbanístico de Filadélfia – Benjamin Franklin Parkway, que se tornaria uma das suas mais importantes obras.
Em 1937 é nomeado arquiteto chefe da Exposition International de Paris no âmbito da qual publicou o catálogo Jardins Modernes e fez a defesa de um jardim caracterizado por um neoclassicismo modernizado, com referências art déco, que privilegiava a estilização e a depuração dos motivos e materiais. Rejeitando o acessório e o detalhe supérfluo, Jacques Gréber entendia a composição do jardim como uma atividade subordinada à arquitetura e sublinhava a importância da harmonia das proporções, das formas geométricas e do recurso a terraços, fontes e lagos.
Do seu percurso destaque-se ainda a autoria dos jardins do Trocadéro, em Paris, a direção da secção americana da exposição colonial de 1931 e a realização do Parc Kellermann à Paris XIIIe, concluído em 1950.



Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves