Tobias Rehberger

Tobias Rehberger
Mário Pedrosa, 2003
77 candeeiros, intensidade controlada via internet
Instalação de dimensões variáveis
Colecção privada, em depósito na Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

Tobias Rehberger é um dos mais conhecidos jovens artistas alemães afirmados ao longo da década de 90. A sua obra distingue-se pela criação de esculturas ou de instalações que se apresentam enquanto ambientes integrados, existindo simultaneamente como arte e como espaços ou objectos que mantêm uma funcionalidade inerente à sua natureza e tradição.

Quando da exposição de Tobias Rehberger no Museu de Serralves em 2002, o artista descobriu o interesse do Museu numa pesquisa sobre a crítica do Modernismo no contexto artístico do Brasil, entre as décadas de 50 e 70, das quais foram protagonistas, entre outros, Mário Pedrosa, Lygia Clark, Hélio Oiticica e Lygia Pape.

Sabendo da existência em São Paulo de um centro de documentação sobre a obra do crítico Mário Pedrosa, Tobias Rehberger assume, com esta obra, a intenção de ligar a Biblioteca do Museu de Serralves a esse centro de documentação, através da Internet, de modo a que a luz desta peça aumente ou diminua, consoante a luz existente nesse arquivo brasileiro.

A obra é constituída por globos de vidro manufacturados, objectos ambíguos que se situam num aparente limbo entre design e arte, que o artista adaptou a este espaço.


« voltar


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves