A Fundação de Serralves encontra-se a organizar uma serie de eventos com várias das artistas pertencentes ao colectivo berlinense Les Femmes Savantes, que estarão no Porto entre os dias 6 e 16 de Junho.
Uma destas artistas é a vocalista, compositora e performer alemã Ute Wassermann, conhecida pelo seu trabalho original e extremo na experimentação com a voz. Ela tem desenvolvido várias técnicas vocais assim como a utilização de assobios e de objectos quer para a suas composições e performances quer em instalações sonoras.
Durante a sua estadia no Porto, Ute Wassermann irá realizar um workshop intitulado “A Voz Como Instrumento Sonoro”, cujo resultado terá uma apresentação pública no contexto do festival Serralves em Festa.


Segue a informação sobre o workshop:

Os participantes neste workshop irão desenvolver o seu próprio “catálogo” de expressões vocais extensivas/experimentais e multifónicas, usando-as posteriormente numa performance.
O corpo como um todo está envolvido na percepção, memorização, controlo e canto de sons vocais. Com jogos de improvisação irá ser treinada a memória corporal das ressonâncias da nossa voz e aprendidos os cantos de sons pouco usuais e extremos.
Serão exploradas diferentes formas de projectar a voz no espaço: como um linha tensionada, como uma bola que salta ou de forma introvertida e no interior do corpo…
Pequenas peças improvisadas a solo e em conjunto serão desenvolvidas, explorando as propriedades acústicas do espaço arquitectónico.
Os participantes são encorajados a contribuir com as suas próprias ideias. Para informação serão apresentados CDs e partituras.



O workshop é dirigido a cantores, músicos, compositores, atores e todos aqueles com especial interesse em trabalhar a voz e com alguma experiência em improvisação.
Os participantes deverão ter disponibilidade de 5 a 8 de Junho. (De 5 a 7 de junho decorrerá o workshop com sessões diárias com a duração de 3 horas cada; 8 de junho ensaio e apresentação).

Sobre a artista poderão consultar mais informação em http://femmes-savantes.net/en/les-femmes-savantes/ute-wassermann, um vídeo do trabalho a solo http://www.youtube.com/watch?v=aQcRpOh3LCc e com o colectivo Les Femmes Savantes http://vimeo.com/22605578


Os interessados deverão responder para o e-mail p.rocha@serralves.pt





 

Fundação de Serralves
Rua D. João de Castro, 210, 4150-417 Porto


 
Caso queira remover o seu contacto da nossa mailing-list, por favor responda a este e-mail
colocando a palavra "remover" na linha de assunto.