Paula Rego: histórias & segredos. Imaginação e memória.

PAULA REGO

PAULA REGO: O GRITO DA IMAGINAÇÃO

MACNA – Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso - Chaves
17 OUT 2020
2009 Paula Rego. Paula Rego: histórias & segredos. Imaginação e memória.

O MACNA – Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em colaboração com a Fundação de Serralves, concebeu um Programa Paralelo para a exposição PAULA REGO: O GRITO DA IMAGINAÇÃO, atualmente patente no MACNA. Em cada uma das três sessões, sempre aos Sábados, às 16h, no MACNA, serão apresentadas diferentes perspetivas sobre a obra de Paula Rego:


· dia 19 de setembro, às 16h, sessão apresentada por ANA GABRIELA MACEDO;

· dia 3 de outubro, às 16h, sessão apresentada por EMÍLIA FERREIRA;

· dia 17 de outubro, às 16h, sessão apresentada por CATARINA ALFARO seguida da exibição do filme Paula Rego. Histórias e Segredos (2016) de Nick Willing.


As sessões decorrerão no Auditório do MACNA. A participação está sujeita a uma pré-inscrição e cada sessão tem a Lotação limitada segundo as normas definidas pela DGS.


Contactos para inscrições: telefone 276 009 137 ou email mac.nadirafonso@chaves.pt


Esta sessão será seguida da exibição do filme Paula Rego. Histórias e Segredos (2016) de Nick Willing.


Sinopse do filme:

Conhecida por ser muito ciosa da sua privacidade, Paula Rego revela-se pela primeira vez neste filme, surpreendendo o seu filho, o cineasta Nick Willing, com histórias e segredos da sua vida excepcional, uma vida de luta contra o fascismo, um mundo da arte misógino e a depressão.

Nascida em Portugal, um país sobre o qual o pai lhe disse que não era bom para as mulheres, Rego usou as suas imagens poderosas como uma arma contra a ditadura antes de se estabelecer em Londres, onde continuou a abordar questões sobre a situação da mulher como o direito ao aborto. Mas, acima de tudo, as suas pinturas são um vislumbre críptico sobre um mundo íntimo de tragédia pessoal, fantasias perversas e verdades constrangedoras.

Nick Willing combina um grande arquivo de filmes caseiros e fotografias de família com entrevistas que percorrem 60 anos de vida e imagens de Rego a trabalhar no seu estúdio. E o resultado é um poderoso retrato pessoal da vida e obra de uma artista cujo legado vai sobreviver ao tempo, ilustrado visualmente em pastel, carvão e tinta a óleo.


ficha técnica:

uma produção da Kismet Film Company

montagem Nick Willing

imagem Juvenal de Figueiroa

música original Madison Willing

produtora executiva Liz Hartford

produtores executivos para a BBC Mark Bell & Kate Townsend

produtora Michele Camarda

realização Nick Willing

REINO UNIDO - 2016 - 90' - cor

M/12


CATARINA ALFARO

CATARINA ALFARO, 1973. Licenciada em História da Arte, Mestre em Museologia e Património. Trabalhou continuamente, entre 2001 e 2010, em

colaboração com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian como investigadora, autora do primeiro volume do raisonné – Fotobiografia de Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) e no comissariado de exposições organizadas por esta instituição e relacionadas com o artista [Comissária Adjunta da Exposição Amadeo de Souza-Cardoso Diálogo de Vanguardas, Fundação Calouste Gulbenkian (Nov. 2006-Jan.2007)].

Actualmente é Coordenadora da Programação e Conservação do museu Casa das Histórias Paula Rego, tendo assumido a curadoria das exposições deste museu, bem como a edição dos respectivos catálogos, desde 2011.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile